Formação continua em serviço: vivência na rede municipal de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141755
Resumo: Este artigo visa apresentar o diagnóstico das necessidades formativas dos professores, a partir do qual foram desenvolvidas ações de formação contínua em serviço em parceria entre a universidade pública e a rede municipal de educação. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e utilizou como instrumentos: questionário, entrevista e registros escritos. Para categorização e análise dos dados empíricos usamos à técnica de análise de conteúdo (FRANCO, 2008). O estudo se desenvolveu no período de 2009 a 2012, envolvendo 36 professores do ciclo I do ensino fundamental e um grupo de 30 profissionais da educação (rede municipal e universidade). A pesquisa evidenciou que ser professor do ciclo I é um enorme desafio, visto que ele trabalha com as diferentes áreas do conhecimento, nem sempre sendo formado para exercer a docência com sucesso. Verificamos características em programas de formação contínua em serviço que os profissionais da educação vêem como mais adequadas, além de caminhos para atender suas necessidades formativas. A parceria entre rede municipal e universidade pública para ações de formação contínua em serviço possibilitou um processo de desenvolvimento profissional a todos os sujeitos envolvidos na pesquisa, tanto no espaço da secretaria municipal de educação, nas escolas públicas e na universidade. Constatamos que o “Seminário reflexivo” descrito nesta pesquisa é uma excelente política de formação contínua em serviço.
id UNSP_0550a9276c623c45cf96787311bb556a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141755
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação continua em serviço: vivência na rede municipal de educaçãoEscola pública municipalFormação contínua em serviçoParceria universidade e rede municipal de educaçãoEste artigo visa apresentar o diagnóstico das necessidades formativas dos professores, a partir do qual foram desenvolvidas ações de formação contínua em serviço em parceria entre a universidade pública e a rede municipal de educação. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e utilizou como instrumentos: questionário, entrevista e registros escritos. Para categorização e análise dos dados empíricos usamos à técnica de análise de conteúdo (FRANCO, 2008). O estudo se desenvolveu no período de 2009 a 2012, envolvendo 36 professores do ciclo I do ensino fundamental e um grupo de 30 profissionais da educação (rede municipal e universidade). A pesquisa evidenciou que ser professor do ciclo I é um enorme desafio, visto que ele trabalha com as diferentes áreas do conhecimento, nem sempre sendo formado para exercer a docência com sucesso. Verificamos características em programas de formação contínua em serviço que os profissionais da educação vêem como mais adequadas, além de caminhos para atender suas necessidades formativas. A parceria entre rede municipal e universidade pública para ações de formação contínua em serviço possibilitou um processo de desenvolvimento profissional a todos os sujeitos envolvidos na pesquisa, tanto no espaço da secretaria municipal de educação, nas escolas públicas e na universidade. Constatamos que o “Seminário reflexivo” descrito nesta pesquisa é uma excelente política de formação contínua em serviço.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]2016-07-19T13:00:19Z2016-07-19T13:00:19Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5536-5548application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5536-55482357-7819http://hdl.handle.net/11449/141755ISSN2357-7819-2014-5536-5548.pdf9057705430758200porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:43:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141755Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:20:25.057162Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continua em serviço: vivência na rede municipal de educação
title Formação continua em serviço: vivência na rede municipal de educação
spellingShingle Formação continua em serviço: vivência na rede municipal de educação
Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Escola pública municipal
Formação contínua em serviço
Parceria universidade e rede municipal de educação
title_short Formação continua em serviço: vivência na rede municipal de educação
title_full Formação continua em serviço: vivência na rede municipal de educação
title_fullStr Formação continua em serviço: vivência na rede municipal de educação
title_full_unstemmed Formação continua em serviço: vivência na rede municipal de educação
title_sort Formação continua em serviço: vivência na rede municipal de educação
author Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
author_facet Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Escola pública municipal
Formação contínua em serviço
Parceria universidade e rede municipal de educação
topic Escola pública municipal
Formação contínua em serviço
Parceria universidade e rede municipal de educação
description Este artigo visa apresentar o diagnóstico das necessidades formativas dos professores, a partir do qual foram desenvolvidas ações de formação contínua em serviço em parceria entre a universidade pública e a rede municipal de educação. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e utilizou como instrumentos: questionário, entrevista e registros escritos. Para categorização e análise dos dados empíricos usamos à técnica de análise de conteúdo (FRANCO, 2008). O estudo se desenvolveu no período de 2009 a 2012, envolvendo 36 professores do ciclo I do ensino fundamental e um grupo de 30 profissionais da educação (rede municipal e universidade). A pesquisa evidenciou que ser professor do ciclo I é um enorme desafio, visto que ele trabalha com as diferentes áreas do conhecimento, nem sempre sendo formado para exercer a docência com sucesso. Verificamos características em programas de formação contínua em serviço que os profissionais da educação vêem como mais adequadas, além de caminhos para atender suas necessidades formativas. A parceria entre rede municipal e universidade pública para ações de formação contínua em serviço possibilitou um processo de desenvolvimento profissional a todos os sujeitos envolvidos na pesquisa, tanto no espaço da secretaria municipal de educação, nas escolas públicas e na universidade. Constatamos que o “Seminário reflexivo” descrito nesta pesquisa é uma excelente política de formação contínua em serviço.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:19Z
2016-07-19T13:00:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5536-5548
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141755
ISSN2357-7819-2014-5536-5548.pdf
9057705430758200
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141755
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5536-5548
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-5536-5548.pdf
9057705430758200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5536-5548
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128498582159360