TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
DOI: | 10.29031/pedf.v13i10.326 |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/326 |
Resumo: | O artigo a seguir tem por objetivo possibilitar reflexões sobre as obras de Marx, Saviani e Enguita, apontando as contribuições da relação entre a escola e o capitalismo do(no) mundo do trabalho. Diante disso, destacamos a efetivação do trabalho docente, das condições materiais da sua existência, considerando que a sala de aula é a primeira bancada de trabalho do futuro trabalhador. Estas questões foram analisadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que, enfatizamos os seguintes elementos: trabalho e a escola, formação continuada de professores e educação básica. O papel da formação continuada é uma estratégia de melhoria permanente da qualidade da educação e esse tipo de formação deverá visar à abertura de novos horizontes na atuação profissional e terá como finalidade a reflexão sobre a prática educacional e a busca de seu aperfeiçoamento técnico, ético e político. Dessa forma, diante de tantas exigências cada vez mais impositivas no mundo do trabalho, é preciso ressaltar que a formação dos docentes exige que estes profissionais desenvolvam conhecimentos cada vez mais complexos para fazer frente a situações, às vezes, paradoxais. Nessa perspectiva, a formação continuada de professores na educação básica deve permitir que se viva, na profissão, uma experiência prazerosa, valorizada por permitir tanto desvendar novas formas de ser, pensar e sentir, como a construção de projetos coletivos éticos para o mundo em que se vive. |
id |
FAMA-0_f9dbb9dc82f644bec9b75763ffa6c1ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/326 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICAEducação. Formação Docente.Educação básica. Formação continuada. Trabalho docente.O artigo a seguir tem por objetivo possibilitar reflexões sobre as obras de Marx, Saviani e Enguita, apontando as contribuições da relação entre a escola e o capitalismo do(no) mundo do trabalho. Diante disso, destacamos a efetivação do trabalho docente, das condições materiais da sua existência, considerando que a sala de aula é a primeira bancada de trabalho do futuro trabalhador. Estas questões foram analisadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que, enfatizamos os seguintes elementos: trabalho e a escola, formação continuada de professores e educação básica. O papel da formação continuada é uma estratégia de melhoria permanente da qualidade da educação e esse tipo de formação deverá visar à abertura de novos horizontes na atuação profissional e terá como finalidade a reflexão sobre a prática educacional e a busca de seu aperfeiçoamento técnico, ético e político. Dessa forma, diante de tantas exigências cada vez mais impositivas no mundo do trabalho, é preciso ressaltar que a formação dos docentes exige que estes profissionais desenvolvam conhecimentos cada vez mais complexos para fazer frente a situações, às vezes, paradoxais. Nessa perspectiva, a formação continuada de professores na educação básica deve permitir que se viva, na profissão, uma experiência prazerosa, valorizada por permitir tanto desvendar novas formas de ser, pensar e sentir, como a construção de projetos coletivos éticos para o mundo em que se vive.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASantos, Diego MarlonDemizu, Fabiana Silva BottaAraújo, Renan Bandeirante deMendes, Claudinei Magno Magre2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/32610.29031/pedf.v13i10.326Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 46-622178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/326/310Direitos autorais 2018 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/326Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.972Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Santos, Diego Marlon Educação. Formação Docente. Educação básica. Formação continuada. Trabalho docente. Santos, Diego Marlon Educação. Formação Docente. Educação básica. Formação continuada. Trabalho docente. |
title_short |
TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Santos, Diego Marlon |
author_facet |
Santos, Diego Marlon Santos, Diego Marlon Demizu, Fabiana Silva Botta Araújo, Renan Bandeirante de Mendes, Claudinei Magno Magre Demizu, Fabiana Silva Botta Araújo, Renan Bandeirante de Mendes, Claudinei Magno Magre |
author_role |
author |
author2 |
Demizu, Fabiana Silva Botta Araújo, Renan Bandeirante de Mendes, Claudinei Magno Magre |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Diego Marlon Demizu, Fabiana Silva Botta Araújo, Renan Bandeirante de Mendes, Claudinei Magno Magre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Formação Docente. Educação básica. Formação continuada. Trabalho docente. |
topic |
Educação. Formação Docente. Educação básica. Formação continuada. Trabalho docente. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O artigo a seguir tem por objetivo possibilitar reflexões sobre as obras de Marx, Saviani e Enguita, apontando as contribuições da relação entre a escola e o capitalismo do(no) mundo do trabalho. Diante disso, destacamos a efetivação do trabalho docente, das condições materiais da sua existência, considerando que a sala de aula é a primeira bancada de trabalho do futuro trabalhador. Estas questões foram analisadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que, enfatizamos os seguintes elementos: trabalho e a escola, formação continuada de professores e educação básica. O papel da formação continuada é uma estratégia de melhoria permanente da qualidade da educação e esse tipo de formação deverá visar à abertura de novos horizontes na atuação profissional e terá como finalidade a reflexão sobre a prática educacional e a busca de seu aperfeiçoamento técnico, ético e político. Dessa forma, diante de tantas exigências cada vez mais impositivas no mundo do trabalho, é preciso ressaltar que a formação dos docentes exige que estes profissionais desenvolvam conhecimentos cada vez mais complexos para fazer frente a situações, às vezes, paradoxais. Nessa perspectiva, a formação continuada de professores na educação básica deve permitir que se viva, na profissão, uma experiência prazerosa, valorizada por permitir tanto desvendar novas formas de ser, pensar e sentir, como a construção de projetos coletivos éticos para o mundo em que se vive. |
description |
O artigo a seguir tem por objetivo possibilitar reflexões sobre as obras de Marx, Saviani e Enguita, apontando as contribuições da relação entre a escola e o capitalismo do(no) mundo do trabalho. Diante disso, destacamos a efetivação do trabalho docente, das condições materiais da sua existência, considerando que a sala de aula é a primeira bancada de trabalho do futuro trabalhador. Estas questões foram analisadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que, enfatizamos os seguintes elementos: trabalho e a escola, formação continuada de professores e educação básica. O papel da formação continuada é uma estratégia de melhoria permanente da qualidade da educação e esse tipo de formação deverá visar à abertura de novos horizontes na atuação profissional e terá como finalidade a reflexão sobre a prática educacional e a busca de seu aperfeiçoamento técnico, ético e político. Dessa forma, diante de tantas exigências cada vez mais impositivas no mundo do trabalho, é preciso ressaltar que a formação dos docentes exige que estes profissionais desenvolvam conhecimentos cada vez mais complexos para fazer frente a situações, às vezes, paradoxais. Nessa perspectiva, a formação continuada de professores na educação básica deve permitir que se viva, na profissão, uma experiência prazerosa, valorizada por permitir tanto desvendar novas formas de ser, pensar e sentir, como a construção de projetos coletivos éticos para o mundo em que se vive. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/326 10.29031/pedf.v13i10.326 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/326 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v13i10.326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/326/310 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 46-62 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1821875507451396096 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.29031/pedf.v13i10.326 |