Consequências jurídicas do descumprimento da função socioambiental da propriedade rural no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Vanessa de Castro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Almeida, Mateus Bachiega
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito
Texto Completo: http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/286
Resumo: A função social da propriedade, garantida constitucionalmente, impõe o dever de usar a propriedade rural de forma racional e ecológica. O presente artigo analisa o conceito de função socioambiental da propriedade rural do Brasil, além de verificar a possibilidade de realizar a desapropriação para fins de reforma agrária permitindo a alteração da injusta estrutura fundiária do país. Para tal análise, foi realizada uma comparação entre o antigo pensamento individualista da propriedade e o modelo novo vinculado à função social. Partindo do paradigma teórico e axiológico da sociabilidade, foram analisados os artigos da Constituição da República que determinam os requisitos para que essa função seja efetivamente cumprida, a fim de analisar as diferentes interpretações, principalmente em relação à expressão “propriedade produtiva” do artigo 185 e, por fim, quais são as consequências do descumprimento da função social. O trabalho foi realizado por pesquisa bibliográfica e documental, com análise de julgados atinentes à função socioambiental da propriedade.
id FASB-1_89c21061b12dffeb1a310ccc1f2777d1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/286
network_acronym_str FASB-1
network_name_str Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito
spelling Consequências jurídicas do descumprimento da função socioambiental da propriedade rural no BrasilDireito; Direito Agrário; Direito AmbientalFunção socioambiental; Propriedade produtiva; Reforma agráriaA função social da propriedade, garantida constitucionalmente, impõe o dever de usar a propriedade rural de forma racional e ecológica. O presente artigo analisa o conceito de função socioambiental da propriedade rural do Brasil, além de verificar a possibilidade de realizar a desapropriação para fins de reforma agrária permitindo a alteração da injusta estrutura fundiária do país. Para tal análise, foi realizada uma comparação entre o antigo pensamento individualista da propriedade e o modelo novo vinculado à função social. Partindo do paradigma teórico e axiológico da sociabilidade, foram analisados os artigos da Constituição da República que determinam os requisitos para que essa função seja efetivamente cumprida, a fim de analisar as diferentes interpretações, principalmente em relação à expressão “propriedade produtiva” do artigo 185 e, por fim, quais são as consequências do descumprimento da função social. O trabalho foi realizado por pesquisa bibliográfica e documental, com análise de julgados atinentes à função socioambiental da propriedade.International Journal of Professional Business ReviewRosa, Vanessa de Castrode Almeida, Mateus Bachiega2019-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica e documentalapplication/pdfhttp://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/28610.21902/revistacampjur.v7i1.286CAMPO JURÍDICO; v. 7, n. 1 (2019): JANEIRO-JUNHO; 93-1092317-4056reponame:Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direitoinstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttp://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/286/451Direitos autorais 2019 CAMPO JURÍDICOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-21T15:18:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/286Revistahttp://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/oai2317-40562317-2444opendoar:null2020-06-25 22:02:49.622Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv Consequências jurídicas do descumprimento da função socioambiental da propriedade rural no Brasil
title Consequências jurídicas do descumprimento da função socioambiental da propriedade rural no Brasil
spellingShingle Consequências jurídicas do descumprimento da função socioambiental da propriedade rural no Brasil
Rosa, Vanessa de Castro
Direito; Direito Agrário; Direito Ambiental
Função socioambiental; Propriedade produtiva; Reforma agrária
title_short Consequências jurídicas do descumprimento da função socioambiental da propriedade rural no Brasil
title_full Consequências jurídicas do descumprimento da função socioambiental da propriedade rural no Brasil
title_fullStr Consequências jurídicas do descumprimento da função socioambiental da propriedade rural no Brasil
title_full_unstemmed Consequências jurídicas do descumprimento da função socioambiental da propriedade rural no Brasil
title_sort Consequências jurídicas do descumprimento da função socioambiental da propriedade rural no Brasil
author Rosa, Vanessa de Castro
author_facet Rosa, Vanessa de Castro
de Almeida, Mateus Bachiega
author_role author
author2 de Almeida, Mateus Bachiega
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Vanessa de Castro
de Almeida, Mateus Bachiega
dc.subject.por.fl_str_mv Direito; Direito Agrário; Direito Ambiental
Função socioambiental; Propriedade produtiva; Reforma agrária
topic Direito; Direito Agrário; Direito Ambiental
Função socioambiental; Propriedade produtiva; Reforma agrária
dc.description.none.fl_txt_mv A função social da propriedade, garantida constitucionalmente, impõe o dever de usar a propriedade rural de forma racional e ecológica. O presente artigo analisa o conceito de função socioambiental da propriedade rural do Brasil, além de verificar a possibilidade de realizar a desapropriação para fins de reforma agrária permitindo a alteração da injusta estrutura fundiária do país. Para tal análise, foi realizada uma comparação entre o antigo pensamento individualista da propriedade e o modelo novo vinculado à função social. Partindo do paradigma teórico e axiológico da sociabilidade, foram analisados os artigos da Constituição da República que determinam os requisitos para que essa função seja efetivamente cumprida, a fim de analisar as diferentes interpretações, principalmente em relação à expressão “propriedade produtiva” do artigo 185 e, por fim, quais são as consequências do descumprimento da função social. O trabalho foi realizado por pesquisa bibliográfica e documental, com análise de julgados atinentes à função socioambiental da propriedade.
description A função social da propriedade, garantida constitucionalmente, impõe o dever de usar a propriedade rural de forma racional e ecológica. O presente artigo analisa o conceito de função socioambiental da propriedade rural do Brasil, além de verificar a possibilidade de realizar a desapropriação para fins de reforma agrária permitindo a alteração da injusta estrutura fundiária do país. Para tal análise, foi realizada uma comparação entre o antigo pensamento individualista da propriedade e o modelo novo vinculado à função social. Partindo do paradigma teórico e axiológico da sociabilidade, foram analisados os artigos da Constituição da República que determinam os requisitos para que essa função seja efetivamente cumprida, a fim de analisar as diferentes interpretações, principalmente em relação à expressão “propriedade produtiva” do artigo 185 e, por fim, quais são as consequências do descumprimento da função social. O trabalho foi realizado por pesquisa bibliográfica e documental, com análise de julgados atinentes à função socioambiental da propriedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica e documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/286
10.21902/revistacampjur.v7i1.286
url http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/286
identifier_str_mv 10.21902/revistacampjur.v7i1.286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/286/451
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CAMPO JURÍDICO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CAMPO JURÍDICO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv International Journal of Professional Business Review
publisher.none.fl_str_mv International Journal of Professional Business Review
dc.source.none.fl_str_mv CAMPO JURÍDICO; v. 7, n. 1 (2019): JANEIRO-JUNHO; 93-109
2317-4056
reponame:Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito
collection Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674120934139625472