Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Gilberto Augusto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Viana, Marger da Conceição Ventura, Barbosa, Rodney Alves, Santos, Sebastião Amilcar Figueiredo, Araújo, Tiago Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/250
Resumo: Este artigo trata do emprego de modelagem matemática, em aulas de ensino superior, utilizando conceitos musicais no estudo de frações. Elaborado através de pesquisa teórico bibliográfica e pesquisa de campo com um análise qualitativa dos dados, apresenta os conteúdos específicos das áreas em questão através de uma oficina de modelagem na qual os alunos de Licenciatura em Matemática têm a oportunidade de, ao mesmo tempo, aplicar conhecimentos e discutirem novas formas de lidar com a matemática em seu futuro ambiente de trabalho, a sala de aula.
id FASB-2_eb683ebcd42782f640c22e01ffeeb9f8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/250
network_acronym_str FASB-2
network_name_str Revista Mosaicum
spelling Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemáticaEducaçãoEnsino de matemáticaFraçõesMúsicaModelagem matemáticaEste artigo trata do emprego de modelagem matemática, em aulas de ensino superior, utilizando conceitos musicais no estudo de frações. Elaborado através de pesquisa teórico bibliográfica e pesquisa de campo com um análise qualitativa dos dados, apresenta os conteúdos específicos das áreas em questão através de uma oficina de modelagem na qual os alunos de Licenciatura em Matemática têm a oportunidade de, ao mesmo tempo, aplicar conhecimentos e discutirem novas formas de lidar com a matemática em seu futuro ambiente de trabalho, a sala de aula.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/25010.26893/rm.v7i14.250Revista Mosaicum; n. 14 (2011): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v7i14reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/250/213https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Gilberto Augusto Viana, Marger da Conceição VenturaBarbosa, Rodney Alves Santos, Sebastião Amilcar FigueiredoAraújo, Tiago Carvalho 2021-06-28T11:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/250Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:09.121Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemática
title Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemática
spellingShingle Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemática
Soares, Gilberto Augusto
Educação
Ensino de matemática
Frações
Música
Modelagem matemática
title_short Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemática
title_full Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemática
title_fullStr Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemática
title_full_unstemmed Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemática
title_sort Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemática
author Soares, Gilberto Augusto
author_facet Soares, Gilberto Augusto
Viana, Marger da Conceição Ventura
Barbosa, Rodney Alves
Santos, Sebastião Amilcar Figueiredo
Araújo, Tiago Carvalho
author_role author
author2 Viana, Marger da Conceição Ventura
Barbosa, Rodney Alves
Santos, Sebastião Amilcar Figueiredo
Araújo, Tiago Carvalho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Gilberto Augusto
Viana, Marger da Conceição Ventura
Barbosa, Rodney Alves
Santos, Sebastião Amilcar Figueiredo
Araújo, Tiago Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino de matemática
Frações
Música
Modelagem matemática
topic Educação
Ensino de matemática
Frações
Música
Modelagem matemática
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo trata do emprego de modelagem matemática, em aulas de ensino superior, utilizando conceitos musicais no estudo de frações. Elaborado através de pesquisa teórico bibliográfica e pesquisa de campo com um análise qualitativa dos dados, apresenta os conteúdos específicos das áreas em questão através de uma oficina de modelagem na qual os alunos de Licenciatura em Matemática têm a oportunidade de, ao mesmo tempo, aplicar conhecimentos e discutirem novas formas de lidar com a matemática em seu futuro ambiente de trabalho, a sala de aula.
description Este artigo trata do emprego de modelagem matemática, em aulas de ensino superior, utilizando conceitos musicais no estudo de frações. Elaborado através de pesquisa teórico bibliográfica e pesquisa de campo com um análise qualitativa dos dados, apresenta os conteúdos específicos das áreas em questão através de uma oficina de modelagem na qual os alunos de Licenciatura em Matemática têm a oportunidade de, ao mesmo tempo, aplicar conhecimentos e discutirem novas formas de lidar com a matemática em seu futuro ambiente de trabalho, a sala de aula.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/250
10.26893/rm.v7i14.250
url https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/250
identifier_str_mv 10.26893/rm.v7i14.250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/250/213
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaicum; n. 14 (2011): Revista Mosaicum
1980-4180
1808-589X
10.26893/rm.v7i14
reponame:Revista Mosaicum
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Revista Mosaicum
collection Revista Mosaicum
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Educação
Ensino de matemática
Frações
Música
Modelagem matemática
_version_ 1704448767221039104