Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Mosaicum |
Texto Completo: | https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/250 |
Resumo: | Este artigo trata do emprego de modelagem matemática, em aulas de ensino superior, utilizando conceitos musicais no estudo de frações. Elaborado através de pesquisa teórico bibliográfica e pesquisa de campo com um análise qualitativa dos dados, apresenta os conteúdos específicos das áreas em questão através de uma oficina de modelagem na qual os alunos de Licenciatura em Matemática têm a oportunidade de, ao mesmo tempo, aplicar conhecimentos e discutirem novas formas de lidar com a matemática em seu futuro ambiente de trabalho, a sala de aula. |
id |
FASB-2_eb683ebcd42782f640c22e01ffeeb9f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/250 |
network_acronym_str |
FASB-2 |
network_name_str |
Revista Mosaicum |
spelling |
Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemáticaEducaçãoEnsino de matemáticaFraçõesMúsicaModelagem matemáticaEste artigo trata do emprego de modelagem matemática, em aulas de ensino superior, utilizando conceitos musicais no estudo de frações. Elaborado através de pesquisa teórico bibliográfica e pesquisa de campo com um análise qualitativa dos dados, apresenta os conteúdos específicos das áreas em questão através de uma oficina de modelagem na qual os alunos de Licenciatura em Matemática têm a oportunidade de, ao mesmo tempo, aplicar conhecimentos e discutirem novas formas de lidar com a matemática em seu futuro ambiente de trabalho, a sala de aula.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/25010.26893/rm.v7i14.250Revista Mosaicum; n. 14 (2011): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v7i14reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/250/213https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Gilberto Augusto Viana, Marger da Conceição VenturaBarbosa, Rodney Alves Santos, Sebastião Amilcar FigueiredoAraújo, Tiago Carvalho 2021-06-28T11:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/250Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:09.121Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemática |
title |
Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemática |
spellingShingle |
Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemática Soares, Gilberto Augusto Educação Ensino de matemática Frações Música Modelagem matemática |
title_short |
Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemática |
title_full |
Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemática |
title_fullStr |
Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemática |
title_full_unstemmed |
Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemática |
title_sort |
Música no ensino de frações: uma nova ferramenta apresentada por meio da modelagem matemática |
author |
Soares, Gilberto Augusto |
author_facet |
Soares, Gilberto Augusto Viana, Marger da Conceição Ventura Barbosa, Rodney Alves Santos, Sebastião Amilcar Figueiredo Araújo, Tiago Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Marger da Conceição Ventura Barbosa, Rodney Alves Santos, Sebastião Amilcar Figueiredo Araújo, Tiago Carvalho |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Gilberto Augusto Viana, Marger da Conceição Ventura Barbosa, Rodney Alves Santos, Sebastião Amilcar Figueiredo Araújo, Tiago Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino de matemática Frações Música Modelagem matemática |
topic |
Educação Ensino de matemática Frações Música Modelagem matemática |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo trata do emprego de modelagem matemática, em aulas de ensino superior, utilizando conceitos musicais no estudo de frações. Elaborado através de pesquisa teórico bibliográfica e pesquisa de campo com um análise qualitativa dos dados, apresenta os conteúdos específicos das áreas em questão através de uma oficina de modelagem na qual os alunos de Licenciatura em Matemática têm a oportunidade de, ao mesmo tempo, aplicar conhecimentos e discutirem novas formas de lidar com a matemática em seu futuro ambiente de trabalho, a sala de aula. |
description |
Este artigo trata do emprego de modelagem matemática, em aulas de ensino superior, utilizando conceitos musicais no estudo de frações. Elaborado através de pesquisa teórico bibliográfica e pesquisa de campo com um análise qualitativa dos dados, apresenta os conteúdos específicos das áreas em questão através de uma oficina de modelagem na qual os alunos de Licenciatura em Matemática têm a oportunidade de, ao mesmo tempo, aplicar conhecimentos e discutirem novas formas de lidar com a matemática em seu futuro ambiente de trabalho, a sala de aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/250 10.26893/rm.v7i14.250 |
url |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/250 |
identifier_str_mv |
10.26893/rm.v7i14.250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/250/213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaicum; n. 14 (2011): Revista Mosaicum 1980-4180 1808-589X 10.26893/rm.v7i14 reponame:Revista Mosaicum instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB) instacron:FASB |
reponame_str |
Revista Mosaicum |
collection |
Revista Mosaicum |
instname_str |
Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
instacron_str |
FASB |
institution |
FASB |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Educação Ensino de matemática Frações Música Modelagem matemática |
_version_ |
1704448767221039104 |