A Matemática da música: uma abordagem para o ensino de frações através da teoria musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Erick Quintino dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16048
Resumo: This study presents a proposal based on the application of innovative methodologies through didactic sequences for the teaching of Mathematics to Elementary School II students. It aims to introduce concepts about fractions from the perspective of the relationship between ratios, in order to complement and deepen concepts on the subject, combined with the traditional form of presentation provided for in the National Curricular Parameters (PCN's) and in the National Common Curricular Base (BNCC) of Education Fundamental II, through practices related to Music and the study of the musical scale using new perspectives and methodologies that provide cognitive and socio-emotional structures for the teaching of Mathematics in a consistent and meaningful way, where it is expected that in this way students receive opportunities of new experiences during the didactic sequence so that they can implement and maintain learning throughout their lives, applying it in society as one of the guarantees that Education proposes to fulfill.
id SCAR_d2d9dd1ef99b449dcd8e6585c2ec2841
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16048
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Santos, Erick Quintino dosSampaio, João Carlos Vieirahttp://lattes.cnpq.br/8286887389013685http://lattes.cnpq.br/80042052347460961f262196-c82a-4cfe-a46f-28e2506a144c2022-05-06T11:08:11Z2022-05-06T11:08:11Z2022-04-19SANTOS, Erick Quintino dos. A Matemática da música: uma abordagem para o ensino de frações através da teoria musical. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16048.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16048This study presents a proposal based on the application of innovative methodologies through didactic sequences for the teaching of Mathematics to Elementary School II students. It aims to introduce concepts about fractions from the perspective of the relationship between ratios, in order to complement and deepen concepts on the subject, combined with the traditional form of presentation provided for in the National Curricular Parameters (PCN's) and in the National Common Curricular Base (BNCC) of Education Fundamental II, through practices related to Music and the study of the musical scale using new perspectives and methodologies that provide cognitive and socio-emotional structures for the teaching of Mathematics in a consistent and meaningful way, where it is expected that in this way students receive opportunities of new experiences during the didactic sequence so that they can implement and maintain learning throughout their lives, applying it in society as one of the guarantees that Education proposes to fulfill.Este estudo apresenta uma proposta pautada na aplicação de metodologias inovadoras através de sequências didáticas para o ensino de Matemática para alunos do Ensino Fundamental II. Tem por objetivos introduzir conceitos sobre frações pela perspectiva da relação entre razões, de modo a complementar e aprofundar conceitos sobre o tema, combinados à forma tradicional de apresentação prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II, através de práticas relacionadas à Música e ao estudo da escala musical utilizando-se de novas perspectivas e metodologias que fornecem estruturas cognitivas e socioemocionais para o ensino da Matemática de maneira consistente e significativa, onde se espera que dessa forma os alunos recebam oportunidades de novas experiências durante a sequência didática para que consigam concretizar e manter o aprendizado por toda sua vida, aplicando-o em sociedade como uma das garantias que a Educação se propõe a cumprir.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoExatasFraçõesMatemáticaMúsicaEducationExact sciencesFractionsMathMusicCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA Matemática da música: uma abordagem para o ensino de frações através da teoria musicalThe Mathematics of music: an approach to the teaching of fractions through music theoryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600ffb5f768-8005-4f4d-b4c1-3c6730ec684areponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALA MATEMÁTICA DA MÚSICA - UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DA TEORIA MUSICAL.pdfA MATEMÁTICA DA MÚSICA - UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DA TEORIA MUSICAL.pdfTeseapplication/pdf1395584https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16048/2/A%20MATEM%c3%81TICA%20DA%20M%c3%9aSICA%20-%20UMA%20ABORDAGEM%20PARA%20O%20ENSINO%20DE%20FRA%c3%87%c3%95ES%20ATRAV%c3%89S%20DA%20TEORIA%20MUSICAL.pdfe8de8997d3e2357b8438a1cba7e30f87MD52Carta comprovante PPGECE - Erick Quintino dos Santos.pdfCarta comprovante PPGECE - Erick Quintino dos Santos.pdfCartaapplication/pdf326658https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16048/3/Carta%20comprovante%20PPGECE%20-%20Erick%20Quintino%20dos%20Santos.pdf1b8f771acb32780aa9ee2e3844c94c22MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16048/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTA MATEMÁTICA DA MÚSICA - UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DA TEORIA MUSICAL.pdf.txtA MATEMÁTICA DA MÚSICA - UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DA TEORIA MUSICAL.pdf.txtExtracted texttext/plain169720https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16048/5/A%20MATEM%c3%81TICA%20DA%20M%c3%9aSICA%20-%20UMA%20ABORDAGEM%20PARA%20O%20ENSINO%20DE%20FRA%c3%87%c3%95ES%20ATRAV%c3%89S%20DA%20TEORIA%20MUSICAL.pdf.txt44ebf186fe3a4898cfe21192e9f1991cMD55Carta comprovante PPGECE - Erick Quintino dos Santos.pdf.txtCarta comprovante PPGECE - Erick Quintino dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain1487https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16048/7/Carta%20comprovante%20PPGECE%20-%20Erick%20Quintino%20dos%20Santos.pdf.txt64e8e76ec53f5ef83ef07746fc330213MD57THUMBNAILA MATEMÁTICA DA MÚSICA - UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DA TEORIA MUSICAL.pdf.jpgA MATEMÁTICA DA MÚSICA - UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DA TEORIA MUSICAL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7093https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16048/6/A%20MATEM%c3%81TICA%20DA%20M%c3%9aSICA%20-%20UMA%20ABORDAGEM%20PARA%20O%20ENSINO%20DE%20FRA%c3%87%c3%95ES%20ATRAV%c3%89S%20DA%20TEORIA%20MUSICAL.pdf.jpge4544c95db5cd45b7fd96609a3b64b62MD56Carta comprovante PPGECE - Erick Quintino dos Santos.pdf.jpgCarta comprovante PPGECE - Erick Quintino dos Santos.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12740https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16048/8/Carta%20comprovante%20PPGECE%20-%20Erick%20Quintino%20dos%20Santos.pdf.jpg82c7f2b2077468fd8fb9e4c2b10c8423MD58ufscar/160482023-09-18 18:32:26.978oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16048Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:26Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A Matemática da música: uma abordagem para o ensino de frações através da teoria musical
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The Mathematics of music: an approach to the teaching of fractions through music theory
title A Matemática da música: uma abordagem para o ensino de frações através da teoria musical
spellingShingle A Matemática da música: uma abordagem para o ensino de frações através da teoria musical
Santos, Erick Quintino dos
Educação
Exatas
Frações
Matemática
Música
Education
Exact sciences
Fractions
Math
Music
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A Matemática da música: uma abordagem para o ensino de frações através da teoria musical
title_full A Matemática da música: uma abordagem para o ensino de frações através da teoria musical
title_fullStr A Matemática da música: uma abordagem para o ensino de frações através da teoria musical
title_full_unstemmed A Matemática da música: uma abordagem para o ensino de frações através da teoria musical
title_sort A Matemática da música: uma abordagem para o ensino de frações através da teoria musical
author Santos, Erick Quintino dos
author_facet Santos, Erick Quintino dos
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8004205234746096
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Erick Quintino dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sampaio, João Carlos Vieira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8286887389013685
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 1f262196-c82a-4cfe-a46f-28e2506a144c
contributor_str_mv Sampaio, João Carlos Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Exatas
Frações
Matemática
Música
topic Educação
Exatas
Frações
Matemática
Música
Education
Exact sciences
Fractions
Math
Music
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Exact sciences
Fractions
Math
Music
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This study presents a proposal based on the application of innovative methodologies through didactic sequences for the teaching of Mathematics to Elementary School II students. It aims to introduce concepts about fractions from the perspective of the relationship between ratios, in order to complement and deepen concepts on the subject, combined with the traditional form of presentation provided for in the National Curricular Parameters (PCN's) and in the National Common Curricular Base (BNCC) of Education Fundamental II, through practices related to Music and the study of the musical scale using new perspectives and methodologies that provide cognitive and socio-emotional structures for the teaching of Mathematics in a consistent and meaningful way, where it is expected that in this way students receive opportunities of new experiences during the didactic sequence so that they can implement and maintain learning throughout their lives, applying it in society as one of the guarantees that Education proposes to fulfill.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-06T11:08:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-06T11:08:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Erick Quintino dos. A Matemática da música: uma abordagem para o ensino de frações através da teoria musical. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16048.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16048
identifier_str_mv SANTOS, Erick Quintino dos. A Matemática da música: uma abordagem para o ensino de frações através da teoria musical. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16048.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv ffb5f768-8005-4f4d-b4c1-3c6730ec684a
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16048/2/A%20MATEM%c3%81TICA%20DA%20M%c3%9aSICA%20-%20UMA%20ABORDAGEM%20PARA%20O%20ENSINO%20DE%20FRA%c3%87%c3%95ES%20ATRAV%c3%89S%20DA%20TEORIA%20MUSICAL.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16048/3/Carta%20comprovante%20PPGECE%20-%20Erick%20Quintino%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16048/4/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16048/5/A%20MATEM%c3%81TICA%20DA%20M%c3%9aSICA%20-%20UMA%20ABORDAGEM%20PARA%20O%20ENSINO%20DE%20FRA%c3%87%c3%95ES%20ATRAV%c3%89S%20DA%20TEORIA%20MUSICAL.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16048/7/Carta%20comprovante%20PPGECE%20-%20Erick%20Quintino%20dos%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16048/6/A%20MATEM%c3%81TICA%20DA%20M%c3%9aSICA%20-%20UMA%20ABORDAGEM%20PARA%20O%20ENSINO%20DE%20FRA%c3%87%c3%95ES%20ATRAV%c3%89S%20DA%20TEORIA%20MUSICAL.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16048/8/Carta%20comprovante%20PPGECE%20-%20Erick%20Quintino%20dos%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e8de8997d3e2357b8438a1cba7e30f87
1b8f771acb32780aa9ee2e3844c94c22
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
44ebf186fe3a4898cfe21192e9f1991c
64e8e76ec53f5ef83ef07746fc330213
e4544c95db5cd45b7fd96609a3b64b62
82c7f2b2077468fd8fb9e4c2b10c8423
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715647255805952