RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS VERSUS MOTIVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS ANGICAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, César Barbosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernandes, Francis de Sousa, Veloso, Jucyana Beatriz Nunes, Lima, Luís Rodrigo Soares, Ribeiro, Renário Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/388
Resumo: A administração pública passou a ser cada vez mais cobrada pela sociedade e, com isso, notou a necessidade de adotar métodos de gestão de pessoa que visa incentivar a busca por conhecimento com o intuito de aperfeiçoamento do serviço público. No âmbito organizacional motivar o colaborar é algo de suma importância para desempenhar suas atividades de maneira eficiente e eficaz, seja na esfera privada ou na esfera pública, partindo deste pressuposto com intuito de agregar conhecimento sobre a temática buscou-se identificar a relação entre Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e a motivação dos docentes do Instituto Federal do Piauí – campus Angical. O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) é um instrumento legal, que busca igualar a remuneração dos servidores que adquiriram conhecimentos através de suas experiências que agregam valor em sua carreira profissional, à dos servidores que têm uma titulação acadêmica superior. Diante disso, o presente trabalho justificou-se pela ausência de pesquisas nas bases de dados Spell, Scielo e CAPES sobre a temática e a oportunidade de estudar um tema pouco explorado a fim de ampliar conhecimentos. Para tanto foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma amostra de 20% da população total dos docentes e para analisar os dados obtidos através da entrevista foi feito uma análise de conteúdo relacionando os dados com as teorias motivacionais de Maslow e Herzberg. Os resultados da pesquisa mostraram pontos de vista divergentes acerca do RSC, concluindo que o RSC é uma política de incentivo que age como um dos fatores motivacionais dentro da instituição. Palavras-Chave: Motivação, Reconhecimento de Saberes e Competências, Incentivo.
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O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) é um instrumento legal, que busca igualar a remuneração dos servidores que adquiriram conhecimentos através de suas experiências que agregam valor em sua carreira profissional, à dos servidores que têm uma titulação acadêmica superior. Diante disso, o presente trabalho justificou-se pela ausência de pesquisas nas bases de dados Spell, Scielo e CAPES sobre a temática e a oportunidade de estudar um tema pouco explorado a fim de ampliar conhecimentos. Para tanto foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma amostra de 20% da população total dos docentes e para analisar os dados obtidos através da entrevista foi feito uma análise de conteúdo relacionando os dados com as teorias motivacionais de Maslow e Herzberg. 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