A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUA RELAÇÃO COM A INCLUSÃO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1191 |
Resumo: | Este estudo objetivou identificar o que a produção científica traz sobre as ações da coordenação pedagógica voltadas à inclusão escolar de alunos público-alvo da Educação Especial. Foi realizada uma revisão integrativa onde foram analisados artigos, Teses e Dissertações que abordam a temática proposta entre os anos de 2010 e 2018. A partir dos resumos e das considerações finais dos trabalhos analisados, cinco categorias de análise foram determinadas. De modo geral as pesquisas em seus diferentes enfoques apontaram para a necessidade de formação, fator diretamente relacionado a função da coordenação pedagógica na escola. Em alguns contextos evidenciou-se as fragilidades da formação inicial e em outros expressou-se o lugar de destaque que a formação continuada tem assumido e os anseios da escola sobre a ação da coordenação. O levantamento das produções científicas expressa a lacuna conceitual sobre a inclusão, pois, esta precisa ser percebida como uma temática social que está presente na escola, e não apenas como uma questão para a escola ou para o profissional coordenador pedagógico resolver. |
id |
FASF_1b4513ef7255289d4a156eb7ca4903e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/1191 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUA RELAÇÃO COM A INCLUSÃO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVAEste estudo objetivou identificar o que a produção científica traz sobre as ações da coordenação pedagógica voltadas à inclusão escolar de alunos público-alvo da Educação Especial. Foi realizada uma revisão integrativa onde foram analisados artigos, Teses e Dissertações que abordam a temática proposta entre os anos de 2010 e 2018. A partir dos resumos e das considerações finais dos trabalhos analisados, cinco categorias de análise foram determinadas. De modo geral as pesquisas em seus diferentes enfoques apontaram para a necessidade de formação, fator diretamente relacionado a função da coordenação pedagógica na escola. Em alguns contextos evidenciou-se as fragilidades da formação inicial e em outros expressou-se o lugar de destaque que a formação continuada tem assumido e os anseios da escola sobre a ação da coordenação. O levantamento das produções científicas expressa a lacuna conceitual sobre a inclusão, pois, esta precisa ser percebida como uma temática social que está presente na escola, e não apenas como uma questão para a escola ou para o profissional coordenador pedagógico resolver.FaSFChem de Souza do Rosário, Gabrielade Oliveira Gomes Papi, Silmara2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/119110.22408/reva8020231191e-8066Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-80662526-043X2525-900810.22408/reva802023reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1191/1132/*ref*/ALVES, Edson Pantaleão. Formar formando-se nos processos de Gestão e Inclusão Escolar. 2009. 218 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Tese. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória. 2009./*ref*/AZEVEDO, Maria Antônia Ramos de; CUNHA, Gracilliani Rosa da. Gestão Escolar e Educação Inclusiva: uma parceria necessária e emergente na escola. Educação: teoria e prática. v. 18, n.31, jul.-dez.-2008, p.53-72./*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977./*ref*/BATISTA, Cristina Abranches Mota; MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Educação inclusiva: atendimento educacional especializado para deficiência mental. Brasília: MEC, SEESP, 2005./*ref*/BOAVENTURA, Roberta Silva. A gestão escolar na perspectiva da inclusão. 2008. 122 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade do Oeste Paulista. São Paulo. 2008./*ref*/BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988./*ref*/BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996./*ref*/BRASIL. Ministério da educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC: Brasília, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690 politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva 05122014&Itemid=30192>. Acesso em: mar. 2019./*ref*/BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02/2015, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 2015./*ref*/BRAZIL, Christina Holmes. O Programa Nacional Escola de Gestores em Foco: Um Estudo de Caso sobre Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão em Educação. Rio de Janeiro, 2010. Dissertação. Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2010/*ref*/BOTELHO, Louise Lira Roedel;· CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; · MACEDO, Marcelo. O/*ref*/método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade.· Belo Horizonte,/*ref*/v.5, n. 11, p. 121-136 · maio-ago. 2011 · ISSN 1980-5756. Disponível em: <http://www./*ref*/gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220/906>. Acesso em: 12 maio 2021./*ref*/CLOUGH, Peter. Routes to inclusion. In: CLOUGH, Peter; CORBETT, Jenny. Theories of inclusive education: a students' guide. Sage, 2000./*ref*/CORREIA, Isabel Eufrásio; SANTOS, Paula Coelho; TOMAZ, Carlota Lloyd Braga Fernandes. Buscando sinais de liderança pelo coordenador de Educação Especial. Revista Educação Especial. v. 28, n. 53, p. 635-648, set./dez. 2015./*ref*/COSTA, Maria Stela Oliveira. O papel do coordenador pedagógico na inclusão dos alunos com deficiência. Revista da Faculdade Christus, v. 10, p. 128-142, 2006./*ref*/FRANCO, Maria Amélia Santoro. Coordenação pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Revista Múltiplas Leituras, v.1, n. 1, p. 117-131, jan. / jun. 2008./*ref*/LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010./*ref*/LIMA, Elis Cristina Vieira. Gestão Escolar e Política Educacional de Inclusão na rede de ensino municipal de Manaus: uma reflexão à luz da teoria crítica. 2016. 141 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade Federal do Amazonas. Manaus 2016./*ref*/LIRA, Eleide Gomes Teixeira Torres. A coordenação pedagógica e o processo de inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais: um estudo de caso. 2012. 117 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. 2012./*ref*/MONACO, Gaetano Lo. O Thesaurus brasileiro da educação. Revista brasileira de estudos pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 215, p. 81-86, jan./abr. 2006./*ref*/OLIVEIRA, Elaine Ribeiro de. A educação inclusiva na Educação Infantil: compromissos e desafios da gestão educacional. 2017. 156 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade do Planalto Catarinense. Lages. 2017./*ref*/PATTUZZO, Karolini Galimberti. O pedagogo no contexto da inclusão escolar: possibilidades de ação na escola comum. 2014, 193 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade Federal do Espírito Santo. Espírito Santo. 2014./*ref*/MADER, Gabrielle. Integração da pessoa portadora de deficiência: a vivência de um novo paradigma. In: MANTOAN, Maria Teresa Eglér (Org.). A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memmon, 1997, p. 44 – 50./*ref*/MELO, Lana Cristina Barbosa de. A coordenação pedagógica na mediação do trabalho do professor: humanização ou alienação na formação do aluno com deficiência intelectual? 2017. 135 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista. 2017./*ref*/MELLO, Marcia Noronha de. O papel da gestão na implementação de políticas públicas de Educação especial. 2014. 112 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro. 2014./*ref*/MONTEBLANCO Valquirea Martins. A escola comum/educação especial: a relação da gestão com as práticas inclusivas. 2015. 94 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria. 2015./*ref*/NOYA, Carolina Pereira. Gestores educacionais para a educação inclusiva: arranjos e tramas na contemporaneidade. 2016.103 f. Programa de Pós-Graduação em Educação. Dissertação. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria. 2016./*ref*/PINTO. Umberto de Andrade. Pedagogia escolar: coordenação pedagógica e gestão educacional. São Paulo: Cortez, 2011./*ref*/ROCHA, Louize Mari da. A gestão da educação especial nos municípios da Área Metropolitana Norte de Curitiba: uma análise decorrente da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2016. 182 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2016./*ref*/SANTOS, Janaina Teles Pereira. A gestão escolar na construção da escola inclusiva: fundamentos e práticas na rede de ensino municipal de São Luís/MA. 2016. 50 p. Programa de Pós-Graduação em Educação. Dissertação. Universidade Federal do Maranhão. São Luís. 2016./*ref*/SANTOS, Mônica Pereira dos; PAULINO, Marcos Moreira. Inclusão em educação: uma visão geral. In: SANTOS, Mônica Pereira dos; PAULINO, Marcos Moreira. (Orgs.). Inclusão em educação: culturas, políticas e práticas. São Paulo: Cortez, 2008, p. 11 – 15/*ref*/SANTOS, Regina Rita da Silva. Gestão escolar para uma escola inclusiva: conquistas e desafios. 2011. 90 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente. 2011./*ref*/SARDINHA, Gabriela Da Silva. Impactos da gestão escolar no desenvolvimento de processos de inclusão em uma escola pública de ensino médio do Rio de Janeiro: um estudo de caso. Rio de Janeiro, 2013. Dissertação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013./*ref*/SILVA, Ana Mayra Samuel da. Gestão Escolar: a Consolidação de uma Escola Inclusiva mediante a Intersetorialidade. 2018, 201f. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista. São Paulo. 2018./*ref*/SILVEIRA, Selene Maria Penaforte. A gestão para a inclusão: uma pesquisa-ação colaborativa no meio escolar. 2009. 280 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Tese. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 2009./*ref*/SIAN, Zineia Tozi. O pedagogo no processo de inclusão escolar no município da Serra-ES. 2009. 210 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória. 2009./*ref*/SOUZA. Débora Almeida de.. O trabalho do pedagogo como dispositivo frente aos desafios da escola inclusiva na Educação Infantil. 2009. 125 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória. 2009./*ref*/STELMACHUK, Anaí Cristina da Luz; MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Atuação de profissionais da educação na inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 25, n. 43, p. 185-202, maio/ago. 2012./*ref*/UJIE, Nájela Tavares; ZYCH, Anizia Costa. Concepções de coordenadoras de CMEI e o paradigma da inclusão na educação da primeira infância. Revista Espaço Pedagógico, v. 17, n. 1, Passo Fundo, p. 54-63, jan./jun. 2010./*ref*/VALIM, Rosangela Aparecida De Almeida. O papel do gestor escolar para uma escola inclusiva do ensino fundamental I. 2013. 103 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade Cidade de São Paulo. São Paulo, 2013./*ref*/VIOTO, Josiane Rodrigues Barbosa. O papel do supervisor pedagógico no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma pesquisa colaborativa. 2013. 164 f. Dissertação. Universidade Estadual de Londrina. Londrina. 2013.Direitos autorais 2023 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T18:30:58Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1191Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2023-12-07T18:30:58Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUA RELAÇÃO COM A INCLUSÃO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title |
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUA RELAÇÃO COM A INCLUSÃO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
spellingShingle |
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUA RELAÇÃO COM A INCLUSÃO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA Chem de Souza do Rosário, Gabriela |
title_short |
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUA RELAÇÃO COM A INCLUSÃO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full |
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUA RELAÇÃO COM A INCLUSÃO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_fullStr |
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUA RELAÇÃO COM A INCLUSÃO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full_unstemmed |
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUA RELAÇÃO COM A INCLUSÃO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_sort |
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUA RELAÇÃO COM A INCLUSÃO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
author |
Chem de Souza do Rosário, Gabriela |
author_facet |
Chem de Souza do Rosário, Gabriela de Oliveira Gomes Papi, Silmara |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Gomes Papi, Silmara |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chem de Souza do Rosário, Gabriela de Oliveira Gomes Papi, Silmara |
description |
Este estudo objetivou identificar o que a produção científica traz sobre as ações da coordenação pedagógica voltadas à inclusão escolar de alunos público-alvo da Educação Especial. Foi realizada uma revisão integrativa onde foram analisados artigos, Teses e Dissertações que abordam a temática proposta entre os anos de 2010 e 2018. A partir dos resumos e das considerações finais dos trabalhos analisados, cinco categorias de análise foram determinadas. De modo geral as pesquisas em seus diferentes enfoques apontaram para a necessidade de formação, fator diretamente relacionado a função da coordenação pedagógica na escola. Em alguns contextos evidenciou-se as fragilidades da formação inicial e em outros expressou-se o lugar de destaque que a formação continuada tem assumido e os anseios da escola sobre a ação da coordenação. O levantamento das produções científicas expressa a lacuna conceitual sobre a inclusão, pois, esta precisa ser percebida como uma temática social que está presente na escola, e não apenas como uma questão para a escola ou para o profissional coordenador pedagógico resolver. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1191 10.22408/reva8020231191e-8066 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1191 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva8020231191e-8066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1191/1132 /*ref*/ALVES, Edson Pantaleão. Formar formando-se nos processos de Gestão e Inclusão Escolar. 2009. 218 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Tese. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória. 2009. /*ref*/AZEVEDO, Maria Antônia Ramos de; CUNHA, Gracilliani Rosa da. Gestão Escolar e Educação Inclusiva: uma parceria necessária e emergente na escola. Educação: teoria e prática. v. 18, n.31, jul.-dez.-2008, p.53-72. /*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. /*ref*/BATISTA, Cristina Abranches Mota; MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Educação inclusiva: atendimento educacional especializado para deficiência mental. Brasília: MEC, SEESP, 2005. /*ref*/BOAVENTURA, Roberta Silva. A gestão escolar na perspectiva da inclusão. 2008. 122 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade do Oeste Paulista. São Paulo. 2008. /*ref*/BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. /*ref*/BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. /*ref*/BRASIL. Ministério da educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC: Brasília, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690 politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva 05122014&Itemid=30192>. Acesso em: mar. 2019. /*ref*/BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02/2015, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 2015. /*ref*/BRAZIL, Christina Holmes. O Programa Nacional Escola de Gestores em Foco: Um Estudo de Caso sobre Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão em Educação. Rio de Janeiro, 2010. Dissertação. Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2010 /*ref*/BOTELHO, Louise Lira Roedel;· CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; · MACEDO, Marcelo. O /*ref*/método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade.· Belo Horizonte, /*ref*/v.5, n. 11, p. 121-136 · maio-ago. 2011 · ISSN 1980-5756. Disponível em: <http://www. /*ref*/gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220/906>. Acesso em: 12 maio 2021. /*ref*/CLOUGH, Peter. Routes to inclusion. In: CLOUGH, Peter; CORBETT, Jenny. Theories of inclusive education: a students' guide. Sage, 2000. /*ref*/CORREIA, Isabel Eufrásio; SANTOS, Paula Coelho; TOMAZ, Carlota Lloyd Braga Fernandes. Buscando sinais de liderança pelo coordenador de Educação Especial. Revista Educação Especial. v. 28, n. 53, p. 635-648, set./dez. 2015. /*ref*/COSTA, Maria Stela Oliveira. O papel do coordenador pedagógico na inclusão dos alunos com deficiência. Revista da Faculdade Christus, v. 10, p. 128-142, 2006. /*ref*/FRANCO, Maria Amélia Santoro. Coordenação pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Revista Múltiplas Leituras, v.1, n. 1, p. 117-131, jan. / jun. 2008. /*ref*/LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010. /*ref*/LIMA, Elis Cristina Vieira. Gestão Escolar e Política Educacional de Inclusão na rede de ensino municipal de Manaus: uma reflexão à luz da teoria crítica. 2016. 141 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade Federal do Amazonas. Manaus 2016. /*ref*/LIRA, Eleide Gomes Teixeira Torres. A coordenação pedagógica e o processo de inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais: um estudo de caso. 2012. 117 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. 2012. /*ref*/MONACO, Gaetano Lo. O Thesaurus brasileiro da educação. Revista brasileira de estudos pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 215, p. 81-86, jan./abr. 2006. /*ref*/OLIVEIRA, Elaine Ribeiro de. A educação inclusiva na Educação Infantil: compromissos e desafios da gestão educacional. 2017. 156 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade do Planalto Catarinense. Lages. 2017. /*ref*/PATTUZZO, Karolini Galimberti. O pedagogo no contexto da inclusão escolar: possibilidades de ação na escola comum. 2014, 193 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade Federal do Espírito Santo. Espírito Santo. 2014. /*ref*/MADER, Gabrielle. Integração da pessoa portadora de deficiência: a vivência de um novo paradigma. In: MANTOAN, Maria Teresa Eglér (Org.). A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memmon, 1997, p. 44 – 50. /*ref*/MELO, Lana Cristina Barbosa de. A coordenação pedagógica na mediação do trabalho do professor: humanização ou alienação na formação do aluno com deficiência intelectual? 2017. 135 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista. 2017. /*ref*/MELLO, Marcia Noronha de. O papel da gestão na implementação de políticas públicas de Educação especial. 2014. 112 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro. 2014. /*ref*/MONTEBLANCO Valquirea Martins. A escola comum/educação especial: a relação da gestão com as práticas inclusivas. 2015. 94 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria. 2015. /*ref*/NOYA, Carolina Pereira. Gestores educacionais para a educação inclusiva: arranjos e tramas na contemporaneidade. 2016.103 f. Programa de Pós-Graduação em Educação. Dissertação. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria. 2016. /*ref*/PINTO. Umberto de Andrade. Pedagogia escolar: coordenação pedagógica e gestão educacional. São Paulo: Cortez, 2011. /*ref*/ROCHA, Louize Mari da. A gestão da educação especial nos municípios da Área Metropolitana Norte de Curitiba: uma análise decorrente da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2016. 182 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2016. /*ref*/SANTOS, Janaina Teles Pereira. A gestão escolar na construção da escola inclusiva: fundamentos e práticas na rede de ensino municipal de São Luís/MA. 2016. 50 p. Programa de Pós-Graduação em Educação. Dissertação. Universidade Federal do Maranhão. São Luís. 2016. /*ref*/SANTOS, Mônica Pereira dos; PAULINO, Marcos Moreira. Inclusão em educação: uma visão geral. In: SANTOS, Mônica Pereira dos; PAULINO, Marcos Moreira. (Orgs.). Inclusão em educação: culturas, políticas e práticas. São Paulo: Cortez, 2008, p. 11 – 15 /*ref*/SANTOS, Regina Rita da Silva. Gestão escolar para uma escola inclusiva: conquistas e desafios. 2011. 90 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente. 2011. /*ref*/SARDINHA, Gabriela Da Silva. Impactos da gestão escolar no desenvolvimento de processos de inclusão em uma escola pública de ensino médio do Rio de Janeiro: um estudo de caso. Rio de Janeiro, 2013. Dissertação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. /*ref*/SILVA, Ana Mayra Samuel da. Gestão Escolar: a Consolidação de uma Escola Inclusiva mediante a Intersetorialidade. 2018, 201f. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista. São Paulo. 2018. /*ref*/SILVEIRA, Selene Maria Penaforte. A gestão para a inclusão: uma pesquisa-ação colaborativa no meio escolar. 2009. 280 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Tese. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 2009. /*ref*/SIAN, Zineia Tozi. O pedagogo no processo de inclusão escolar no município da Serra-ES. 2009. 210 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória. 2009. /*ref*/SOUZA. Débora Almeida de.. O trabalho do pedagogo como dispositivo frente aos desafios da escola inclusiva na Educação Infantil. 2009. 125 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória. 2009. /*ref*/STELMACHUK, Anaí Cristina da Luz; MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Atuação de profissionais da educação na inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 25, n. 43, p. 185-202, maio/ago. 2012. /*ref*/UJIE, Nájela Tavares; ZYCH, Anizia Costa. Concepções de coordenadoras de CMEI e o paradigma da inclusão na educação da primeira infância. Revista Espaço Pedagógico, v. 17, n. 1, Passo Fundo, p. 54-63, jan./jun. 2010. /*ref*/VALIM, Rosangela Aparecida De Almeida. O papel do gestor escolar para uma escola inclusiva do ensino fundamental I. 2013. 103 f. Programa de Pós-graduação em Educação. Dissertação. Universidade Cidade de São Paulo. São Paulo, 2013. /*ref*/VIOTO, Josiane Rodrigues Barbosa. O papel do supervisor pedagógico no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma pesquisa colaborativa. 2013. 164 f. Dissertação. Universidade Estadual de Londrina. Londrina. 2013. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-8066 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva802023 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321568532660224 |