A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUA RELAÇÃO COM A INCLUSÃO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

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Autor(a) principal: Chem de Souza do Rosário, Gabriela
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Oliveira Gomes Papi, Silmara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1191
Resumo: Este estudo objetivou identificar o que a produção científica traz sobre as ações da coordenação pedagógica voltadas à inclusão escolar de alunos público-alvo da Educação Especial. Foi realizada uma revisão integrativa onde foram analisados artigos, Teses e Dissertações que abordam a temática proposta entre os anos de 2010 e 2018. A partir dos resumos e das considerações finais dos trabalhos analisados, cinco categorias de análise foram determinadas. De modo geral as pesquisas em seus diferentes enfoques apontaram para a necessidade de formação, fator diretamente relacionado a função da coordenação pedagógica na escola. Em alguns contextos evidenciou-se as fragilidades da formação inicial e em outros expressou-se o lugar de destaque que a formação continuada tem assumido e os anseios da escola sobre a ação da coordenação. O levantamento das produções científicas expressa a lacuna conceitual sobre a inclusão, pois, esta precisa ser percebida como uma temática social que está presente na escola, e não apenas como uma questão para a escola ou para o profissional coordenador pedagógico resolver.
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