UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wenzel, Judite Scherer
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Neunfeld, Vanessa Radies
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/955
Resumo: Na busca de compreender mais sobre a formação continuada e, partindo da vivência no Programa de formação continuada Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática buscamos compreender a formação continuada de professores na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para isso, partindo de uma pesquisa de cunho qualitativo, foram selecionados e, analisados via análise textual discursiva, trabalhos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Após a análise realizamos um estudo comparativo com a prática vivenciada e, a categoria destacada foi a interação. Ela retrata a necessidade do coletivo, da colaboração de todos os participantes como modo de tornar a formação continuada um espaço de protagonismo e de qualificação profissional do professor. Palavras Chave: Interação; Profissionalização; Constituição Docente
id FASF_1e916f651ea012c24da5555875297ea4
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/955
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIASNa busca de compreender mais sobre a formação continuada e, partindo da vivência no Programa de formação continuada Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática buscamos compreender a formação continuada de professores na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para isso, partindo de uma pesquisa de cunho qualitativo, foram selecionados e, analisados via análise textual discursiva, trabalhos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Após a análise realizamos um estudo comparativo com a prática vivenciada e, a categoria destacada foi a interação. Ela retrata a necessidade do coletivo, da colaboração de todos os participantes como modo de tornar a formação continuada um espaço de protagonismo e de qualificação profissional do professor. Palavras Chave: Interação; Profissionalização; Constituição DocenteFaSFWenzel, Judite SchererNeunfeld, Vanessa Radies2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/95510.22408/reva602021955991-1002Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 991-10022526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/955/734/*ref*/ASSUMPÇÃO, H. R. Aula Operatória: formação continuada de professores de Ciências da Natureza. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestre Profissional Projetos Educacionais de Ciências, Universidade de São Paulo, Lorena, 2017./*ref*//*ref*/BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996./*ref*/GÜLLICH, R. I. C.; HERMEL, E. E. S.; BULLING, N. F. O papel da extensão na formação inicial e continuada de professores da área de ciências. In: BONOTTO, D. L.; SANTOS, E. G.; WENZEL, J. S. Movimentos Formativos: caminhos e perspectivas na formação de professores. Cerro Largo/RS: Polimpressos, 2015./*ref*/IMBERNÓN, F. Formação Permanente do professorado: novas tendências. / Francisco Imbernón; tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009./*ref*/LEITE, F. A. Investigando Processos de Reflexão - Ação na Formação Continuada de Professores de Ciências. In: BONOTTO, D. L; SANTOS, E. G; WENZEL, J. S. Movimentos Formativos: Caminhos e Perspectivas na Formação de Professores. Cerro Largo: Polimpressos Serviços Gráficos Ldta, 2015. p. 119-144./*ref*/LEITE, F. A. Área de Ciências da Natureza: Formação de professores, novos ciclos e outras epistemologias. Curitiba: Appris, 2017./*ref*/LOURENÇO, S. C. A formação continuada e a percepção dos professores que realizaram o curso melhor gestão, melhor ensino – formação de professores de ciências. 2016. 219 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2016./*ref*/LUDKE, M; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986. 99p./*ref*//*ref*/MATOS, A. F. A formação continuada de professores auxiliando na construção de projetos científicos para feiras de ciências. 2014. 197 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2014./*ref*/MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p.191-211, 2003./*ref*/MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p.117-128, 2006./*ref*/PEDRO, A. As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências. 2015. 198 f. Dissertação (mestrado) – Programa de pós-graduação em educação para a ciência, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, 2015./*ref*/PENA, M. O. V. Química no ensino fundamental: proposta de formação continuada para professores de ciências nas séries finais. 2013. 180 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília, 2013./*ref*/PERSON, V. A; GÜLLICH, R. I. C. Investigação - Ação: Da Extensão à Análise de Processos Formativos de Professores de Ciências. In: BONOTTO, D. L; SANTOS, E. G; WENZEL, J. S. Movimentos Formativos: Caminhos e Perspectivas na Formação de Professores. Cerro Largo: Polimpressos Serviços Gráficos Ldta, 2015. p. 145-166./*ref*/RABBI. M. A. O Diálogo Entre Teoria e Prática: uma Formação Continuada de Professores de Ciências em Serviço Utilizando o Diagrama v. 2016. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2016./*ref*/RODRIGUES, N. R. O programa Prodocência e as contribuições para o ensino da formação continuada dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso/MT. 2017. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado./*ref*/ROSA, M. I. F. P. S; SCHNETZLER, R. P. A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 1, p.27-39, 2003./*ref*/SILVA, G. Formação continuada e prática docente de professores de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 220 f. Tese (Doutorado) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015./*ref*/SOUZA, R. T. Y. B. Aquaponia: uma ferramenta didática para formação inicial e continuada de professores de ciências. 2018. 57 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:34Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/955Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:34Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
title UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
spellingShingle UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Wenzel, Judite Scherer
title_short UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
title_full UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
title_fullStr UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
title_full_unstemmed UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
title_sort UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
author Wenzel, Judite Scherer
author_facet Wenzel, Judite Scherer
Neunfeld, Vanessa Radies
author_role author
author2 Neunfeld, Vanessa Radies
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Wenzel, Judite Scherer
Neunfeld, Vanessa Radies
description Na busca de compreender mais sobre a formação continuada e, partindo da vivência no Programa de formação continuada Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática buscamos compreender a formação continuada de professores na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para isso, partindo de uma pesquisa de cunho qualitativo, foram selecionados e, analisados via análise textual discursiva, trabalhos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Após a análise realizamos um estudo comparativo com a prática vivenciada e, a categoria destacada foi a interação. Ela retrata a necessidade do coletivo, da colaboração de todos os participantes como modo de tornar a formação continuada um espaço de protagonismo e de qualificação profissional do professor. Palavras Chave: Interação; Profissionalização; Constituição Docente
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/955
10.22408/reva602021955991-1002
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/955
identifier_str_mv 10.22408/reva602021955991-1002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/955/734
/*ref*/ASSUMPÇÃO, H. R. Aula Operatória: formação continuada de professores de Ciências da Natureza. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestre Profissional Projetos Educacionais de Ciências, Universidade de São Paulo, Lorena, 2017.
/*ref*/
/*ref*/BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
/*ref*/GÜLLICH, R. I. C.; HERMEL, E. E. S.; BULLING, N. F. O papel da extensão na formação inicial e continuada de professores da área de ciências. In: BONOTTO, D. L.; SANTOS, E. G.; WENZEL, J. S. Movimentos Formativos: caminhos e perspectivas na formação de professores. Cerro Largo/RS: Polimpressos, 2015.
/*ref*/IMBERNÓN, F. Formação Permanente do professorado: novas tendências. / Francisco Imbernón; tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.
/*ref*/LEITE, F. A. Investigando Processos de Reflexão - Ação na Formação Continuada de Professores de Ciências. In: BONOTTO, D. L; SANTOS, E. G; WENZEL, J. S. Movimentos Formativos: Caminhos e Perspectivas na Formação de Professores. Cerro Largo: Polimpressos Serviços Gráficos Ldta, 2015. p. 119-144.
/*ref*/LEITE, F. A. Área de Ciências da Natureza: Formação de professores, novos ciclos e outras epistemologias. Curitiba: Appris, 2017.
/*ref*/LOURENÇO, S. C. A formação continuada e a percepção dos professores que realizaram o curso melhor gestão, melhor ensino – formação de professores de ciências. 2016. 219 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2016.
/*ref*/LUDKE, M; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986. 99p.
/*ref*/
/*ref*/MATOS, A. F. A formação continuada de professores auxiliando na construção de projetos científicos para feiras de ciências. 2014. 197 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2014.
/*ref*/MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p.191-211, 2003.
/*ref*/MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p.117-128, 2006.
/*ref*/PEDRO, A. As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de ciências. 2015. 198 f. Dissertação (mestrado) – Programa de pós-graduação em educação para a ciência, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, 2015.
/*ref*/PENA, M. O. V. Química no ensino fundamental: proposta de formação continuada para professores de ciências nas séries finais. 2013. 180 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
/*ref*/PERSON, V. A; GÜLLICH, R. I. C. Investigação - Ação: Da Extensão à Análise de Processos Formativos de Professores de Ciências. In: BONOTTO, D. L; SANTOS, E. G; WENZEL, J. S. Movimentos Formativos: Caminhos e Perspectivas na Formação de Professores. Cerro Largo: Polimpressos Serviços Gráficos Ldta, 2015. p. 145-166.
/*ref*/RABBI. M. A. O Diálogo Entre Teoria e Prática: uma Formação Continuada de Professores de Ciências em Serviço Utilizando o Diagrama v. 2016. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2016.
/*ref*/RODRIGUES, N. R. O programa Prodocência e as contribuições para o ensino da formação continuada dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso/MT. 2017. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado.
/*ref*/ROSA, M. I. F. P. S; SCHNETZLER, R. P. A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 1, p.27-39, 2003.
/*ref*/SILVA, G. Formação continuada e prática docente de professores de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 220 f. Tese (Doutorado) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
/*ref*/SOUZA, R. T. Y. B. Aquaponia: uma ferramenta didática para formação inicial e continuada de professores de ciências. 2018. 57 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 991-1002
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321572051681280