Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wenzel, Judite Scherer
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11198
Resumo: O presente relato contempla um diálogo acerca do ensinar a pesquisa num Curso de Licenciatura em Química da região Sul do País. Retrata aspectos da vivência como professora num Componente Curricular cujo objetivo principal consiste em iniciar os licenciandos na prática da pesquisa por meio da elaboração de um projeto de  pesquisa e escrita de artigo. Visando qualificar a compreensão acerca dos modos de inserção da pesquisa na formação inicial de professores o diálogo teórico traz pesquisadores da área que tem defendido essa inserção como modo de qualificar a formação do professor e a prática pedagógica. No relato estão apresentados os  modos de abordagens destinadas ao ensino da pesquisa e os resultados indicam a importância de tal espaço formativo como modo de qualificar a prática da escrita, da fala e da leitura por meio das vivências formativas nesse Componente Curricular.
id UFFS-2_9dc56b68fb82582c008a7cc6b7e1b9b0
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11198
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativaO presente relato contempla um diálogo acerca do ensinar a pesquisa num Curso de Licenciatura em Química da região Sul do País. Retrata aspectos da vivência como professora num Componente Curricular cujo objetivo principal consiste em iniciar os licenciandos na prática da pesquisa por meio da elaboração de um projeto de  pesquisa e escrita de artigo. Visando qualificar a compreensão acerca dos modos de inserção da pesquisa na formação inicial de professores o diálogo teórico traz pesquisadores da área que tem defendido essa inserção como modo de qualificar a formação do professor e a prática pedagógica. No relato estão apresentados os  modos de abordagens destinadas ao ensino da pesquisa e os resultados indicam a importância de tal espaço formativo como modo de qualificar a prática da escrita, da fala e da leitura por meio das vivências formativas nesse Componente Curricular.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1119810.36661/2595-4520.2019v2i3.11198Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 182-1902595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11198/7266Copyright (c) 2019 Judite Scherer Wenzelhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWenzel, Judite Scherer2021-07-13T05:25:41Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11198Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:25:41Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa
title Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa
spellingShingle Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa
Wenzel, Judite Scherer
title_short Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa
title_full Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa
title_fullStr Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa
title_full_unstemmed Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa
title_sort Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa
author Wenzel, Judite Scherer
author_facet Wenzel, Judite Scherer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wenzel, Judite Scherer
description O presente relato contempla um diálogo acerca do ensinar a pesquisa num Curso de Licenciatura em Química da região Sul do País. Retrata aspectos da vivência como professora num Componente Curricular cujo objetivo principal consiste em iniciar os licenciandos na prática da pesquisa por meio da elaboração de um projeto de  pesquisa e escrita de artigo. Visando qualificar a compreensão acerca dos modos de inserção da pesquisa na formação inicial de professores o diálogo teórico traz pesquisadores da área que tem defendido essa inserção como modo de qualificar a formação do professor e a prática pedagógica. No relato estão apresentados os  modos de abordagens destinadas ao ensino da pesquisa e os resultados indicam a importância de tal espaço formativo como modo de qualificar a prática da escrita, da fala e da leitura por meio das vivências formativas nesse Componente Curricular.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11198
10.36661/2595-4520.2019v2i3.11198
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11198
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i3.11198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11198/7266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Judite Scherer Wenzel
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Judite Scherer Wenzel
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 182-190
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612369477632