Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11198 |
Resumo: | O presente relato contempla um diálogo acerca do ensinar a pesquisa num Curso de Licenciatura em Química da região Sul do País. Retrata aspectos da vivência como professora num Componente Curricular cujo objetivo principal consiste em iniciar os licenciandos na prática da pesquisa por meio da elaboração de um projeto de pesquisa e escrita de artigo. Visando qualificar a compreensão acerca dos modos de inserção da pesquisa na formação inicial de professores o diálogo teórico traz pesquisadores da área que tem defendido essa inserção como modo de qualificar a formação do professor e a prática pedagógica. No relato estão apresentados os modos de abordagens destinadas ao ensino da pesquisa e os resultados indicam a importância de tal espaço formativo como modo de qualificar a prática da escrita, da fala e da leitura por meio das vivências formativas nesse Componente Curricular. |
id |
UFFS-2_9dc56b68fb82582c008a7cc6b7e1b9b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11198 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativaO presente relato contempla um diálogo acerca do ensinar a pesquisa num Curso de Licenciatura em Química da região Sul do País. Retrata aspectos da vivência como professora num Componente Curricular cujo objetivo principal consiste em iniciar os licenciandos na prática da pesquisa por meio da elaboração de um projeto de pesquisa e escrita de artigo. Visando qualificar a compreensão acerca dos modos de inserção da pesquisa na formação inicial de professores o diálogo teórico traz pesquisadores da área que tem defendido essa inserção como modo de qualificar a formação do professor e a prática pedagógica. No relato estão apresentados os modos de abordagens destinadas ao ensino da pesquisa e os resultados indicam a importância de tal espaço formativo como modo de qualificar a prática da escrita, da fala e da leitura por meio das vivências formativas nesse Componente Curricular.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1119810.36661/2595-4520.2019v2i3.11198Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 182-1902595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11198/7266Copyright (c) 2019 Judite Scherer Wenzelhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWenzel, Judite Scherer2021-07-13T05:25:41Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11198Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:25:41Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa |
title |
Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa |
spellingShingle |
Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa Wenzel, Judite Scherer |
title_short |
Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa |
title_full |
Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa |
title_fullStr |
Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa |
title_full_unstemmed |
Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa |
title_sort |
Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa |
author |
Wenzel, Judite Scherer |
author_facet |
Wenzel, Judite Scherer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wenzel, Judite Scherer |
description |
O presente relato contempla um diálogo acerca do ensinar a pesquisa num Curso de Licenciatura em Química da região Sul do País. Retrata aspectos da vivência como professora num Componente Curricular cujo objetivo principal consiste em iniciar os licenciandos na prática da pesquisa por meio da elaboração de um projeto de pesquisa e escrita de artigo. Visando qualificar a compreensão acerca dos modos de inserção da pesquisa na formação inicial de professores o diálogo teórico traz pesquisadores da área que tem defendido essa inserção como modo de qualificar a formação do professor e a prática pedagógica. No relato estão apresentados os modos de abordagens destinadas ao ensino da pesquisa e os resultados indicam a importância de tal espaço formativo como modo de qualificar a prática da escrita, da fala e da leitura por meio das vivências formativas nesse Componente Curricular. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11198 10.36661/2595-4520.2019v2i3.11198 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11198 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i3.11198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11198/7266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Judite Scherer Wenzel http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Judite Scherer Wenzel http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 182-190 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612369477632 |