A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL E GAMIFICAÇÃO EMPREGANDO O KIT EV3 LEGO: BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA EM SINTONIA COM OS ALUNOS DA GERAÇÃO ATUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/977 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi o de avaliar as contribuições e as limitações da interação entre a Robótica Educacional e a Gamificação na proposição de uma sequência didática voltada ao Ensino de Física utilizando o kit Educacional Lego Mindstorms EV3. A pesquisa qualitativa, de caráter investigativo, com orientação analítico-descritiva, analisou a proposta por meio dos dados coletados de questões abertas respondidas pelos participantes de duas turmas. Os resultados, mostraram que as práticas Gamificadas influenciaram na aprendizagem, na qualidade dos trabalhos individuais e coletivos. O estudo de fenômenos do cotidiano do aluno faculta uma aprendizagem significativa.Palavras Chave: Gamificação. Lego EV3. Robótica educacional. |
id |
FASF_3356645bc2de5d3eb5acf3272cf38f1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/977 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL E GAMIFICAÇÃO EMPREGANDO O KIT EV3 LEGO: BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA EM SINTONIA COM OS ALUNOS DA GERAÇÃO ATUALO objetivo deste trabalho foi o de avaliar as contribuições e as limitações da interação entre a Robótica Educacional e a Gamificação na proposição de uma sequência didática voltada ao Ensino de Física utilizando o kit Educacional Lego Mindstorms EV3. A pesquisa qualitativa, de caráter investigativo, com orientação analítico-descritiva, analisou a proposta por meio dos dados coletados de questões abertas respondidas pelos participantes de duas turmas. Os resultados, mostraram que as práticas Gamificadas influenciaram na aprendizagem, na qualidade dos trabalhos individuais e coletivos. O estudo de fenômenos do cotidiano do aluno faculta uma aprendizagem significativa.Palavras Chave: Gamificação. Lego EV3. Robótica educacional.FaSFTavares, Marcos Fabrício CamposPinto, José AntônioMagalhães, Cristiana Schmidt de2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/97710.22408/reva6020219771278-1293Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1278-12932526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/977/786/*ref*/BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Aceso em 04/05/2020./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. LDB - Lei n° 9394/96, 20 dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: [s.n.], 1996./*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília: MEC/SEMT, 2000./*ref*/LEGO. The Lego, mindstorrms EV3. Disponível em: <https://www.lego.com/en-us/mindstorms>. Acesso em: 05 mai. 2019./*ref*/LIMA, F. R. M. LEGO® ZOOM: ferramenta para obtenção de dados experimentais na Física para o Ensino fundamental. 2017./*ref*/LIMA, J. R. T.; FERREIRA, H. S. Uma Revisão das Produções Científicas Nacionais sobre o uso da Robótica no Ensino da Física. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia-SP, 2015, p. 1-8./*ref*/LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986./*ref*/LUZ, A. M. R.; ALVARES, B. A. Física contexto & aplicações. São Paulo: Scipione, 2013, p. 2./*ref*/MAIA, L.D.O. et al., 2008, “A Robótica como Ambiente de Programação Utilizando o Kit Lego Mindstorms”, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Brasil./*ref*/MAISONNETTE, Roger. A utilização dos recursos informatizados a partir de uma relação inventiva com a máquina: a robótica educativa. In: Proinfo – Programa Nacional de Informática na Educação – Paraná. Disponível em: www.proinfo.gov.br. Acesso em: 08 mar. 2019./*ref*/MORAN, J. M., MASETTO, M., BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7.ed. São Paulo: Papirus, 2003./*ref*/MORINI, L. B. M. Atividades experimentais de Física à luz da epistemologia de Laudan: ondas mecânicas no Ensino Médio. 2009 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2009./*ref*/PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução Sandra Costa. Edição Revisada. Porto Alegre: 1994./*ref*/PIETROCOLA, M. et al. Programa INVENTUS Educação Tecnológica: aluno: Energia e potência. 1. ed. São Caetano do Sul: Agnus Educação e Tecnologia, 2016./*ref*/PIRES, M. M.; DA SILVA, R. M. Uso dos kits Lego Mindstorms e rede de Petri com o auxilio no Ensino de robótica pedagógica. In: XXXIX Congresso Brasileiro Educação em Engenharia. 2011, Blumenau. Anais, ABENGE, 2011, 1-11 p. Tema: Formação Continuada e Internacionalização./*ref*/PRENSKY, M. Aprendizagem digital baseada em jogos. McGraw-Hill, EUA (2001)./*ref*/WOOD, L. C.; REINERS, T. (2012). Gamification in logistics and supply chain education: Extending active learning. In IADIS 2012 International Conference on Internet Technologies and Society. Perth, Australia: IADIS. Pesquisa em Educação em Ciências (VI ENPEC). Anais, Florianópolis: UFSC, 2007.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:36Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/977Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:36Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL E GAMIFICAÇÃO EMPREGANDO O KIT EV3 LEGO: BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA EM SINTONIA COM OS ALUNOS DA GERAÇÃO ATUAL |
title |
A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL E GAMIFICAÇÃO EMPREGANDO O KIT EV3 LEGO: BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA EM SINTONIA COM OS ALUNOS DA GERAÇÃO ATUAL |
spellingShingle |
A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL E GAMIFICAÇÃO EMPREGANDO O KIT EV3 LEGO: BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA EM SINTONIA COM OS ALUNOS DA GERAÇÃO ATUAL Tavares, Marcos Fabrício Campos |
title_short |
A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL E GAMIFICAÇÃO EMPREGANDO O KIT EV3 LEGO: BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA EM SINTONIA COM OS ALUNOS DA GERAÇÃO ATUAL |
title_full |
A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL E GAMIFICAÇÃO EMPREGANDO O KIT EV3 LEGO: BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA EM SINTONIA COM OS ALUNOS DA GERAÇÃO ATUAL |
title_fullStr |
A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL E GAMIFICAÇÃO EMPREGANDO O KIT EV3 LEGO: BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA EM SINTONIA COM OS ALUNOS DA GERAÇÃO ATUAL |
title_full_unstemmed |
A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL E GAMIFICAÇÃO EMPREGANDO O KIT EV3 LEGO: BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA EM SINTONIA COM OS ALUNOS DA GERAÇÃO ATUAL |
title_sort |
A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL E GAMIFICAÇÃO EMPREGANDO O KIT EV3 LEGO: BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA EM SINTONIA COM OS ALUNOS DA GERAÇÃO ATUAL |
author |
Tavares, Marcos Fabrício Campos |
author_facet |
Tavares, Marcos Fabrício Campos Pinto, José Antônio Magalhães, Cristiana Schmidt de |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, José Antônio Magalhães, Cristiana Schmidt de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Marcos Fabrício Campos Pinto, José Antônio Magalhães, Cristiana Schmidt de |
description |
O objetivo deste trabalho foi o de avaliar as contribuições e as limitações da interação entre a Robótica Educacional e a Gamificação na proposição de uma sequência didática voltada ao Ensino de Física utilizando o kit Educacional Lego Mindstorms EV3. A pesquisa qualitativa, de caráter investigativo, com orientação analítico-descritiva, analisou a proposta por meio dos dados coletados de questões abertas respondidas pelos participantes de duas turmas. Os resultados, mostraram que as práticas Gamificadas influenciaram na aprendizagem, na qualidade dos trabalhos individuais e coletivos. O estudo de fenômenos do cotidiano do aluno faculta uma aprendizagem significativa.Palavras Chave: Gamificação. Lego EV3. Robótica educacional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/977 10.22408/reva6020219771278-1293 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/977 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva6020219771278-1293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/977/786 /*ref*/BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Aceso em 04/05/2020. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. LDB - Lei n° 9394/96, 20 dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: [s.n.], 1996. /*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília: MEC/SEMT, 2000. /*ref*/LEGO. The Lego, mindstorrms EV3. Disponível em: <https://www.lego.com/en-us/mindstorms>. Acesso em: 05 mai. 2019. /*ref*/LIMA, F. R. M. LEGO® ZOOM: ferramenta para obtenção de dados experimentais na Física para o Ensino fundamental. 2017. /*ref*/LIMA, J. R. T.; FERREIRA, H. S. Uma Revisão das Produções Científicas Nacionais sobre o uso da Robótica no Ensino da Física. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia-SP, 2015, p. 1-8. /*ref*/LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. /*ref*/LUZ, A. M. R.; ALVARES, B. A. Física contexto & aplicações. São Paulo: Scipione, 2013, p. 2. /*ref*/MAIA, L.D.O. et al., 2008, “A Robótica como Ambiente de Programação Utilizando o Kit Lego Mindstorms”, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Brasil. /*ref*/MAISONNETTE, Roger. A utilização dos recursos informatizados a partir de uma relação inventiva com a máquina: a robótica educativa. In: Proinfo – Programa Nacional de Informática na Educação – Paraná. Disponível em: www.proinfo.gov.br. Acesso em: 08 mar. 2019. /*ref*/MORAN, J. M., MASETTO, M., BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7.ed. São Paulo: Papirus, 2003. /*ref*/MORINI, L. B. M. Atividades experimentais de Física à luz da epistemologia de Laudan: ondas mecânicas no Ensino Médio. 2009 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2009. /*ref*/PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução Sandra Costa. Edição Revisada. Porto Alegre: 1994. /*ref*/PIETROCOLA, M. et al. Programa INVENTUS Educação Tecnológica: aluno: Energia e potência. 1. ed. São Caetano do Sul: Agnus Educação e Tecnologia, 2016. /*ref*/PIRES, M. M.; DA SILVA, R. M. Uso dos kits Lego Mindstorms e rede de Petri com o auxilio no Ensino de robótica pedagógica. In: XXXIX Congresso Brasileiro Educação em Engenharia. 2011, Blumenau. Anais, ABENGE, 2011, 1-11 p. Tema: Formação Continuada e Internacionalização. /*ref*/PRENSKY, M. Aprendizagem digital baseada em jogos. McGraw-Hill, EUA (2001). /*ref*/WOOD, L. C.; REINERS, T. (2012). Gamification in logistics and supply chain education: Extending active learning. In IADIS 2012 International Conference on Internet Technologies and Society. Perth, Australia: IADIS. Pesquisa em Educação em Ciências (VI ENPEC). Anais, Florianópolis: UFSC, 2007. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1278-1293 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321570843721728 |