EM TEMPOS DE INCLUSÃO: O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/186 |
Resumo: | Em consequência de algumas leis e decretos a Educação Especial passou a ser desenvolvida por instituições especializadas e também pelo ensino regular. No entanto, para a inclusão de pessoas com necessidades especiais em escolas regulares, são necessárias várias adequações curriculares, dos profissionais, e de infraestrutura. Buscando apresentar alguns elementos que compõe o cenário da inclusão do aluno com Síndrome de Down no país, o trabalho se constitui em uma revisão bibliográfica e documental, perpassando pela legislação, particularidades dos alunos e professores. Assim, por meio de leituras, foi possível identificar a falta de diálogo das legislações educacionais e a formação dos professores do ensino regular, que sentem dificuldades no trabalho com os alunos Down. |
id |
FASF_35068de22714cfdf86090a0239d8a02e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/186 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EM TEMPOS DE INCLUSÃO: O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIROEm consequência de algumas leis e decretos a Educação Especial passou a ser desenvolvida por instituições especializadas e também pelo ensino regular. No entanto, para a inclusão de pessoas com necessidades especiais em escolas regulares, são necessárias várias adequações curriculares, dos profissionais, e de infraestrutura. Buscando apresentar alguns elementos que compõe o cenário da inclusão do aluno com Síndrome de Down no país, o trabalho se constitui em uma revisão bibliográfica e documental, perpassando pela legislação, particularidades dos alunos e professores. Assim, por meio de leituras, foi possível identificar a falta de diálogo das legislações educacionais e a formação dos professores do ensino regular, que sentem dificuldades no trabalho com os alunos Down.FaSFBär, Maria Vanessade Oliveira, PhilipiStrieder, Dulce Maria2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/18610.22408/reva302018186442-453Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 442-4532526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/186/162/*ref*/BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Promulgada em 05 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 04 ago. 2018./*ref*/BRASIL. Lei Federal nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Diário Oficial. Brasília, 1989. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7853.htm>. Acesso em: 02 ago. 2018./*ref*/BRASIL. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 02 ago. 2018./*ref*/BRASIL. Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Diário Oficial. Brasília, 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm>. Acesso em: 02 ago. 2018./*ref*/BRASIL. Decreto nº 7.611 de 11 de novembro de 2011. Diário Oficial. Brasília, 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm>. Acesso em: 02 ago. 2018./*ref*/BRASIL. Lei Federal nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Diário Oficial. Brasília, 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 02 ago. 2018./*ref*/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001. Diário Oficial. Seção 1E, p. 39-40. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2018/*ref*/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 4 de 02 de outubro de 2009. Diário Oficial. Seção 1, p. 17. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2018/*ref*/FIGUEIRA, E. Conversando sobre inclusão – Compilação de textos publicados na coluna Globo. Projeto e-Books, São Paulo, 2008./*ref*/GOMES, A. L. L. V.; POULIN, J. R.; FIGUEIREDO, R. V. de. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual. Brasília: Ministério da Educação: Secretaria de Educação: Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, 2010./*ref*/HOLDEN, B.; STEWART, P. The inclusion of students with Down syndrome in New Zealand schools. Down Syndrome News and Update, Reino Unido, v. 2, n. 1, p. 24-28, 2002./*ref*/LUIZ, F. M. R.; BORTOLI, P. S. de; FLORIA-SANTOS, M.; NASCIMENTO, L. C. A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: desafios e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 14, n. 3, p. 497-508, 2008./*ref*/MALHEIROS, B. T. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011./*ref*/MRECH, L. M. O que é educação inclusiva? Integração, v. 10, n. 20, p. 37-40, 1998./*ref*/OLIVEIRA, L. de B. Inclusão de alunos com Síndrome de Down: um estudo na rede regular de Ensino de Ipatinga – MG. Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão escolar. Universidade Aberta do Brasil (UAB)/ Universidade de Brasília (UnB). Brasília/DF, 2011./*ref*/OLIVEIRA, M. J. P de. A. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Revista Gestão Universitária. Disponível em: <http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/a-educacao-especial-na-perspectiva-da-inclusao-escolar>. Acesso em: 20 ago. 2018./*ref*/OLIVEIRA-MENEGOTTO, L. M. de; OLIVEIRA MARTINI, F.; LIPP, L. K. Inclusão de alunos com Síndrome de Down: discursos dos professores. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22, n. 1, p. 155-168, 2010./*ref*/ONU. Declaração Mundial de Educação para Todos e Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem. Conferência Mundial sobre Educação para Necessidades Especiais, 1994, Salamanca (Espanha). Genebra: UNESCO, 1994. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2018./*ref*/QUARESMA, R. Comentários à legislação constitucional aplicável às pessoas portadoras de deficiência. In: TEPERINO, Maria Paula, organizador. Comentários à Legislação Federal Aplicável às Pessoas Portadoras de Deficiência. Rio de Janeiro: Forense, 2001./*ref*/ROPOLI, E. A. et.al. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília, Ministério da Educação Especial: Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, 2010./*ref*/SILVA, M. de F. M. C.; KLEINHANS, A. C. dos S. Processos cognitivos e plasticidade cerebral na Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 12, n. 1, p. 123-138, 2006./*ref*/SILVA, L. M. G. Educação especial e inclusão escolar sob a perspectiva. In: IV Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas educacionais no tempo presente, BP05 Anais.... Uberlândia-MG, 2009./*ref*/TRONCOSO, M. V.; CERRO, M. M. del. Síndrome de Down: lectura y escritura. Barcelona: Masson, 1999./*ref*/VITTO JUNIOR, J.; LIMA, A. L. dos S. de. A inclusão da criança com Síndrome de Down no ensino regular. Revista Iniciação Científica, v. 9, n. 1, p.76-87, 2011.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/186Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EM TEMPOS DE INCLUSÃO: O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title |
EM TEMPOS DE INCLUSÃO: O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO |
spellingShingle |
EM TEMPOS DE INCLUSÃO: O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO Bär, Maria Vanessa |
title_short |
EM TEMPOS DE INCLUSÃO: O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title_full |
EM TEMPOS DE INCLUSÃO: O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title_fullStr |
EM TEMPOS DE INCLUSÃO: O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title_full_unstemmed |
EM TEMPOS DE INCLUSÃO: O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO |
title_sort |
EM TEMPOS DE INCLUSÃO: O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO |
author |
Bär, Maria Vanessa |
author_facet |
Bär, Maria Vanessa de Oliveira, Philipi Strieder, Dulce Maria |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Philipi Strieder, Dulce Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bär, Maria Vanessa de Oliveira, Philipi Strieder, Dulce Maria |
description |
Em consequência de algumas leis e decretos a Educação Especial passou a ser desenvolvida por instituições especializadas e também pelo ensino regular. No entanto, para a inclusão de pessoas com necessidades especiais em escolas regulares, são necessárias várias adequações curriculares, dos profissionais, e de infraestrutura. Buscando apresentar alguns elementos que compõe o cenário da inclusão do aluno com Síndrome de Down no país, o trabalho se constitui em uma revisão bibliográfica e documental, perpassando pela legislação, particularidades dos alunos e professores. Assim, por meio de leituras, foi possível identificar a falta de diálogo das legislações educacionais e a formação dos professores do ensino regular, que sentem dificuldades no trabalho com os alunos Down. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/186 10.22408/reva302018186442-453 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/186 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva302018186442-453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/186/162 /*ref*/BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Promulgada em 05 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 04 ago. 2018. /*ref*/BRASIL. Lei Federal nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Diário Oficial. Brasília, 1989. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7853.htm>. Acesso em: 02 ago. 2018. /*ref*/BRASIL. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 02 ago. 2018. /*ref*/BRASIL. Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Diário Oficial. Brasília, 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm>. Acesso em: 02 ago. 2018. /*ref*/BRASIL. Decreto nº 7.611 de 11 de novembro de 2011. Diário Oficial. Brasília, 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm>. Acesso em: 02 ago. 2018. /*ref*/BRASIL. Lei Federal nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Diário Oficial. Brasília, 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 02 ago. 2018. /*ref*/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001. Diário Oficial. Seção 1E, p. 39-40. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2018 /*ref*/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 4 de 02 de outubro de 2009. Diário Oficial. Seção 1, p. 17. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2018 /*ref*/FIGUEIRA, E. Conversando sobre inclusão – Compilação de textos publicados na coluna Globo. Projeto e-Books, São Paulo, 2008. /*ref*/GOMES, A. L. L. V.; POULIN, J. R.; FIGUEIREDO, R. V. de. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual. Brasília: Ministério da Educação: Secretaria de Educação: Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, 2010. /*ref*/HOLDEN, B.; STEWART, P. The inclusion of students with Down syndrome in New Zealand schools. Down Syndrome News and Update, Reino Unido, v. 2, n. 1, p. 24-28, 2002. /*ref*/LUIZ, F. M. R.; BORTOLI, P. S. de; FLORIA-SANTOS, M.; NASCIMENTO, L. C. A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: desafios e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 14, n. 3, p. 497-508, 2008. /*ref*/MALHEIROS, B. T. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011. /*ref*/MRECH, L. M. O que é educação inclusiva? Integração, v. 10, n. 20, p. 37-40, 1998. /*ref*/OLIVEIRA, L. de B. Inclusão de alunos com Síndrome de Down: um estudo na rede regular de Ensino de Ipatinga – MG. Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão escolar. Universidade Aberta do Brasil (UAB)/ Universidade de Brasília (UnB). Brasília/DF, 2011. /*ref*/OLIVEIRA, M. J. P de. A. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Revista Gestão Universitária. Disponível em: <http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/a-educacao-especial-na-perspectiva-da-inclusao-escolar>. Acesso em: 20 ago. 2018. /*ref*/OLIVEIRA-MENEGOTTO, L. M. de; OLIVEIRA MARTINI, F.; LIPP, L. K. Inclusão de alunos com Síndrome de Down: discursos dos professores. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22, n. 1, p. 155-168, 2010. /*ref*/ONU. Declaração Mundial de Educação para Todos e Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem. Conferência Mundial sobre Educação para Necessidades Especiais, 1994, Salamanca (Espanha). Genebra: UNESCO, 1994. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2018. /*ref*/QUARESMA, R. Comentários à legislação constitucional aplicável às pessoas portadoras de deficiência. In: TEPERINO, Maria Paula, organizador. Comentários à Legislação Federal Aplicável às Pessoas Portadoras de Deficiência. Rio de Janeiro: Forense, 2001. /*ref*/ROPOLI, E. A. et.al. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília, Ministério da Educação Especial: Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, 2010. /*ref*/SILVA, M. de F. M. C.; KLEINHANS, A. C. dos S. Processos cognitivos e plasticidade cerebral na Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 12, n. 1, p. 123-138, 2006. /*ref*/SILVA, L. M. G. Educação especial e inclusão escolar sob a perspectiva. In: IV Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas educacionais no tempo presente, BP05 Anais.... Uberlândia-MG, 2009. /*ref*/TRONCOSO, M. V.; CERRO, M. M. del. Síndrome de Down: lectura y escritura. Barcelona: Masson, 1999. /*ref*/VITTO JUNIOR, J.; LIMA, A. L. dos S. de. A inclusão da criança com Síndrome de Down no ensino regular. Revista Iniciação Científica, v. 9, n. 1, p.76-87, 2011. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 442-453 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva302018 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321575040122880 |