A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA ACERCA DAS INTERAÇÕES CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/798 |
Resumo: | Buscou-se investigar as concepções sobre Ciência, tecnologia e suas relações com a sociedade, de 18 licenciandos em Química no ano de 2019, visto que pesquisas sinalizam que na maioria das vezes apresentam concepções distorcidas a respeito do tema. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e, para coleta de dados o instrumento utilizado foi a versão portuguesa do questionário VOSTS. Para análise dos dados, utilizou-se a classificação a priori a respeito das concepções, sendo classificadas entre aceitáveis, ingênuas e realistas. Como resultados os licenciandos apresentaram concepções mais realistas (compreensão apropriada) acerca das interações CTS, mas em alguns aspectos ainda são concepções ingênuas sobre tal assunto, revelando a importância de uma formação que compreenda o ensino CTS.Palavras Chave: Ensino de Química. Concepções de Licenciandos. CTS. VOSTS. |
id |
FASF_56e471ba7509aec5316f77f4dd9da804 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/798 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA ACERCA DAS INTERAÇÕES CTSBuscou-se investigar as concepções sobre Ciência, tecnologia e suas relações com a sociedade, de 18 licenciandos em Química no ano de 2019, visto que pesquisas sinalizam que na maioria das vezes apresentam concepções distorcidas a respeito do tema. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e, para coleta de dados o instrumento utilizado foi a versão portuguesa do questionário VOSTS. Para análise dos dados, utilizou-se a classificação a priori a respeito das concepções, sendo classificadas entre aceitáveis, ingênuas e realistas. Como resultados os licenciandos apresentaram concepções mais realistas (compreensão apropriada) acerca das interações CTS, mas em alguns aspectos ainda são concepções ingênuas sobre tal assunto, revelando a importância de uma formação que compreenda o ensino CTS.Palavras Chave: Ensino de Química. Concepções de Licenciandos. CTS. VOSTS.FaSFBordoni, Ananda JacquelineSilveira, Marcelo Pimentel daVieira, Rui Marques2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/79810.22408/reva602021798170-181Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 170-1812526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/798/551/*ref*/ACEVEDO-DÍAZ, J. A. Educación tecnológica desde una perspectiva CTS — Una breve revisión del tema. Alambique — Didáctica de las Ciencias Experimentales, n. 3, p. 75-84, 1995./*ref*/ACEVEDO-DÍAZ, J. A. Análisis de algunos criterios para diferenciar entre ciencia y tecnología. Enseñanza de las Ciencias, v. 3, n. 16, p. 409-420, 1998./*ref*/AIKENHEAD, G. S. Educação científica para todos. Edições Pedagogo LDA, Portugal, 2009./*ref*/AIKENHEAD, G. S., E RYAN, A. G. The development of a new instrument: Views on ScienceTechnology-Society (VOSTS). Science Education, v. 2, n. 76, p. 447-491, 1992./*ref*/AIKENHEAD, G. S., FLEMING, R. W., E RYAN, A. G. High-school graduates' beliefs about Science-Technology-Society. I. Methods and Issues in monitoring student views. Science Education. v. 2, n. 71, p. 145-161, 1987./*ref*/AULER, D.; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006./*ref*/BAZZO, W. A., PEREIRA, L. T. V. e BAZZO, J. L. S. Conversando sobre educação tecnológica, Florianópolis, Editora da UFSC, 2016./*ref*/CANAVARRO, J. M. O que se pensa sobre a Ciência. Coimbra: Quarteto Editora, 2000./*ref*/FIRME, R. N.; AMARAL, E. M. R. Concepções de professores de química sobre ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações: um estudo preliminar para o desenvolvimento de abordagens CTS em sala de aula. Ciência & Educação (Bauru), v. 14, n. 2, p. 251-269, 2008./*ref*/MIRANDA, E. M.; FREITAS, D. A compreensão dos professores sobre as interações CTS evidenciadas pelo questionário VOSTS e entrevista. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 3, p. 79-99, 2008./*ref*/MIRANDA, M. E.; FREITAS, D. Um olhar CTS sobre as concepções de professores de Ciências através do questionário VOSTS. In: Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, p. 1-20, 2014./*ref*/PALACIOS, E. M. G., GALBARTE, J. C. G., LÓPEZ-CEREZO, J. A., LUJÁN, J. L., GORDILLO, M. M., OSORIO, C., E VALDÉS, C. Ciencia, tecnología y sociedad: Una aproximación conceptual. Madrid: Organização de Estados Iberoamericanos [OEI] para la educación, la Ciencia y la Cultura, 2001./*ref*/PRAIA, J; CACHAPUZ, A. Ciência-Tecnologia-Sociedade: um compromisso ético João Praia. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad-CTS, v. 2, n. 6, p. 173-194, 2005./*ref*/SANTOS, B. S. (Org.). Conhecimento Prudente para uma Vida Decente: um discurso sobre as ciências revisitado. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003./*ref*/SANTOS, M. E. V. M. A cidadania na “voz” dos manuais escolares — O que temos? O que queremos? Lisboa: Livros Horizonte, 2001./*ref*/TENREIRO-VIEIRA, C; VIEIRA, R. M. Educação em ciências e matemática com Orientação CTS Promotora do Pensamento Crítico. CTS: Revista iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad, v. 11, n. 33, p. 143-159, 2016./*ref*/VIEIRA, R. M. Formação Continuada de Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico Para uma Educação em Ciências com Orientação CTS/PC 2011. Tese (Doutorado em Didática) – Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro, Aveiro-Portugal, 2003./*ref*/VIEIRA, R. M., TENREIRO-VIEIRA, C., MARTINS, I. P. A educação em ciências com orientação CTS – Atividades para o ensino básico. Porto: Areal Editores, 2011.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:11Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/798Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:11Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA ACERCA DAS INTERAÇÕES CTS |
title |
A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA ACERCA DAS INTERAÇÕES CTS |
spellingShingle |
A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA ACERCA DAS INTERAÇÕES CTS Bordoni, Ananda Jacqueline |
title_short |
A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA ACERCA DAS INTERAÇÕES CTS |
title_full |
A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA ACERCA DAS INTERAÇÕES CTS |
title_fullStr |
A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA ACERCA DAS INTERAÇÕES CTS |
title_full_unstemmed |
A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA ACERCA DAS INTERAÇÕES CTS |
title_sort |
A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA ACERCA DAS INTERAÇÕES CTS |
author |
Bordoni, Ananda Jacqueline |
author_facet |
Bordoni, Ananda Jacqueline Silveira, Marcelo Pimentel da Vieira, Rui Marques |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Marcelo Pimentel da Vieira, Rui Marques |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bordoni, Ananda Jacqueline Silveira, Marcelo Pimentel da Vieira, Rui Marques |
description |
Buscou-se investigar as concepções sobre Ciência, tecnologia e suas relações com a sociedade, de 18 licenciandos em Química no ano de 2019, visto que pesquisas sinalizam que na maioria das vezes apresentam concepções distorcidas a respeito do tema. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e, para coleta de dados o instrumento utilizado foi a versão portuguesa do questionário VOSTS. Para análise dos dados, utilizou-se a classificação a priori a respeito das concepções, sendo classificadas entre aceitáveis, ingênuas e realistas. Como resultados os licenciandos apresentaram concepções mais realistas (compreensão apropriada) acerca das interações CTS, mas em alguns aspectos ainda são concepções ingênuas sobre tal assunto, revelando a importância de uma formação que compreenda o ensino CTS.Palavras Chave: Ensino de Química. Concepções de Licenciandos. CTS. VOSTS. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/798 10.22408/reva602021798170-181 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/798 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021798170-181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/798/551 /*ref*/ACEVEDO-DÍAZ, J. A. Educación tecnológica desde una perspectiva CTS — Una breve revisión del tema. Alambique — Didáctica de las Ciencias Experimentales, n. 3, p. 75-84, 1995. /*ref*/ACEVEDO-DÍAZ, J. A. Análisis de algunos criterios para diferenciar entre ciencia y tecnología. Enseñanza de las Ciencias, v. 3, n. 16, p. 409-420, 1998. /*ref*/AIKENHEAD, G. S. Educação científica para todos. Edições Pedagogo LDA, Portugal, 2009. /*ref*/AIKENHEAD, G. S., E RYAN, A. G. The development of a new instrument: Views on ScienceTechnology-Society (VOSTS). Science Education, v. 2, n. 76, p. 447-491, 1992. /*ref*/AIKENHEAD, G. S., FLEMING, R. W., E RYAN, A. G. High-school graduates' beliefs about Science-Technology-Society. I. Methods and Issues in monitoring student views. Science Education. v. 2, n. 71, p. 145-161, 1987. /*ref*/AULER, D.; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006. /*ref*/BAZZO, W. A., PEREIRA, L. T. V. e BAZZO, J. L. S. Conversando sobre educação tecnológica, Florianópolis, Editora da UFSC, 2016. /*ref*/CANAVARRO, J. M. O que se pensa sobre a Ciência. Coimbra: Quarteto Editora, 2000. /*ref*/FIRME, R. N.; AMARAL, E. M. R. Concepções de professores de química sobre ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações: um estudo preliminar para o desenvolvimento de abordagens CTS em sala de aula. Ciência & Educação (Bauru), v. 14, n. 2, p. 251-269, 2008. /*ref*/MIRANDA, E. M.; FREITAS, D. A compreensão dos professores sobre as interações CTS evidenciadas pelo questionário VOSTS e entrevista. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 3, p. 79-99, 2008. /*ref*/MIRANDA, M. E.; FREITAS, D. Um olhar CTS sobre as concepções de professores de Ciências através do questionário VOSTS. In: Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, p. 1-20, 2014. /*ref*/PALACIOS, E. M. G., GALBARTE, J. C. G., LÓPEZ-CEREZO, J. A., LUJÁN, J. L., GORDILLO, M. M., OSORIO, C., E VALDÉS, C. Ciencia, tecnología y sociedad: Una aproximación conceptual. Madrid: Organização de Estados Iberoamericanos [OEI] para la educación, la Ciencia y la Cultura, 2001. /*ref*/PRAIA, J; CACHAPUZ, A. Ciência-Tecnologia-Sociedade: um compromisso ético João Praia. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad-CTS, v. 2, n. 6, p. 173-194, 2005. /*ref*/SANTOS, B. S. (Org.). Conhecimento Prudente para uma Vida Decente: um discurso sobre as ciências revisitado. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003. /*ref*/SANTOS, M. E. V. M. A cidadania na “voz” dos manuais escolares — O que temos? O que queremos? Lisboa: Livros Horizonte, 2001. /*ref*/TENREIRO-VIEIRA, C; VIEIRA, R. M. Educação em ciências e matemática com Orientação CTS Promotora do Pensamento Crítico. CTS: Revista iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad, v. 11, n. 33, p. 143-159, 2016. /*ref*/VIEIRA, R. M. Formação Continuada de Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico Para uma Educação em Ciências com Orientação CTS/PC 2011. Tese (Doutorado em Didática) – Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro, Aveiro-Portugal, 2003. /*ref*/VIEIRA, R. M., TENREIRO-VIEIRA, C., MARTINS, I. P. A educação em ciências com orientação CTS – Atividades para o ensino básico. Porto: Areal Editores, 2011. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 170-181 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321572100964352 |