EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/814 |
Resumo: | O presente relato apresenta e discute experiências interdisciplinares em uma prática com o tema da prescrição do exercício físico para promoção da saúde e condicionamento físico, na qual estão presentes exercícios aeróbicos, exercícios anaeróbicos, resistência muscular e cardiovascular. Essa aula é parte da proposta interdisciplinar de 16 aulas entre Ciências e Educação Física sobre os conteúdos de fisiologia humana e fisiologia do exercício no Ensino Fundamental. Foi desenvolvida com 30 alunos do 8º ano de uma escola do município de Santo Ângelo-RS, através de investigação-ação educacional crítica com análise de conteúdo dos diários de bordo de duas professoras e diários de aprendizagem dos alunos.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Relato de experiência. Interdisciplinaridade. |
id |
FASF_5e4594c4e0b34d5f2ce4308deb436557 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/814 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDEO presente relato apresenta e discute experiências interdisciplinares em uma prática com o tema da prescrição do exercício físico para promoção da saúde e condicionamento físico, na qual estão presentes exercícios aeróbicos, exercícios anaeróbicos, resistência muscular e cardiovascular. Essa aula é parte da proposta interdisciplinar de 16 aulas entre Ciências e Educação Física sobre os conteúdos de fisiologia humana e fisiologia do exercício no Ensino Fundamental. Foi desenvolvida com 30 alunos do 8º ano de uma escola do município de Santo Ângelo-RS, através de investigação-ação educacional crítica com análise de conteúdo dos diários de bordo de duas professoras e diários de aprendizagem dos alunos.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Relato de experiência. Interdisciplinaridade.FaSFLemke, Cláudia ElizandraScheid, Neusa Maria JohnMaciel, Eloísa Antunes2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/81410.22408/reva602021814381-390Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 381-3902526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/814/567/*ref*/ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 9.ed. Joinville – SC: UNIVILLE, 2010./*ref*/ARAKI, D. P. Esporte e educação: saúde e cidadania na escola- manual do educador. 1.ed. São Paulo: Eureka, 2015./*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011./*ref*/BATISTA, R.S.S.; VERAS, M.S.; LEITÃO BATISTA, M.A. O mundo moderno e os hábitos de vida da população. In: LEITÃO BATISTA, M. A. Educação Física na promoção da saúde: novas concepções e tecnologias na busca da adoção de um estilo de vida saudável. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. p. 27-32./*ref*/DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002./*ref*/FAZENDA, I. Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001./*ref*/FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? 2. ed. São Paulo, Cortez: 2013./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a prática educativa. 55. ed.- Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017./*ref*/GALVÃO, V. S. O ensino da fisiologia humana: um estudo com estudantes da fonoaudiologia envolvendo o tema ‘homeostasia’. Investigações Ensino Ciênc., Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 255-280, 2009. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/358. Acesso em 31 jan. 2019./*ref*/LEITÃO BATISTA, M.A.; CATRIB, A.M.F.; DANTAS, P.M.S. A educação física na promoção da saúde. In: LEITÃO BATISTA, M. A. Educação Física na promoção da saúde: novas concepções e tecnologias na busca da adoção de um estilo de vida saudável. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. p. 33-38/*ref*/LEMKE, C.E.; SCHEID, N.M.J. As aproximações dos currículos de Ciências e Educação Física. In: XXIII Seminário de Integração em Pesquisa e Pós-Graduação: pesquisa e extensão: ampliando horizontes na formação acadêmica. Anais [...] Santo Ângelo: EdiURI, 2019. p. 473-80. Disponível em: http://ww2.san.uri.br/siic2019/wp-content/uploads/2019/11/anais-actas-A4-2019-PRONTO-final_ok.pdf. Acesso em: 23 Dez. 2019./*ref*/LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013./*ref*/MION, R. A. Investigação-ação educacional e formação de professores de Física: tecendo uma análise da própria prática. Educ. Tecnol., Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 49-59, 2009. Disponível em: <https://periodicos.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/212>. Acesso em: 03 abr. 2019./*ref*/PERRENOUD, P. A prática reflexiva: chave da profissionalização do ofício. In: A prática reflexiva do ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 87-121./*ref*/ROSÁRIO, L. F. A Educação Física na Escola e suas interfaces com os conteúdos de História e Ciências nos livros didáticos. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) – Departamento de Educação Física, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006./*ref*/SILVA, A. L. G. Arte. In: FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. São Paulo: Cortez, 2014. p.38-42./*ref*/WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global Recommendations on Physical Activity for Health: 5-17 years old, 2011. Disponível em: http://www.who.int/dietphysicalactivity/physical-activityrecommendations-5-17years.pdf.. Acesso em 12 fev. 2020./*ref*/ZABALZA, M. A. Diários de aula. Tradutores: José Augusto Pacheco e José Machado. Editora: Porto Editora. 1994.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:13Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/814Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:13Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE |
title |
EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE |
spellingShingle |
EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE Lemke, Cláudia Elizandra |
title_short |
EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE |
title_full |
EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE |
title_sort |
EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE |
author |
Lemke, Cláudia Elizandra |
author_facet |
Lemke, Cláudia Elizandra Scheid, Neusa Maria John Maciel, Eloísa Antunes |
author_role |
author |
author2 |
Scheid, Neusa Maria John Maciel, Eloísa Antunes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemke, Cláudia Elizandra Scheid, Neusa Maria John Maciel, Eloísa Antunes |
description |
O presente relato apresenta e discute experiências interdisciplinares em uma prática com o tema da prescrição do exercício físico para promoção da saúde e condicionamento físico, na qual estão presentes exercícios aeróbicos, exercícios anaeróbicos, resistência muscular e cardiovascular. Essa aula é parte da proposta interdisciplinar de 16 aulas entre Ciências e Educação Física sobre os conteúdos de fisiologia humana e fisiologia do exercício no Ensino Fundamental. Foi desenvolvida com 30 alunos do 8º ano de uma escola do município de Santo Ângelo-RS, através de investigação-ação educacional crítica com análise de conteúdo dos diários de bordo de duas professoras e diários de aprendizagem dos alunos.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Relato de experiência. Interdisciplinaridade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/814 10.22408/reva602021814381-390 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/814 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021814381-390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/814/567 /*ref*/ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 9.ed. Joinville – SC: UNIVILLE, 2010. /*ref*/ARAKI, D. P. Esporte e educação: saúde e cidadania na escola- manual do educador. 1.ed. São Paulo: Eureka, 2015. /*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. /*ref*/BATISTA, R.S.S.; VERAS, M.S.; LEITÃO BATISTA, M.A. O mundo moderno e os hábitos de vida da população. In: LEITÃO BATISTA, M. A. Educação Física na promoção da saúde: novas concepções e tecnologias na busca da adoção de um estilo de vida saudável. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. p. 27-32. /*ref*/DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. /*ref*/FAZENDA, I. Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001. /*ref*/FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? 2. ed. São Paulo, Cortez: 2013. /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a prática educativa. 55. ed.- Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017. /*ref*/GALVÃO, V. S. O ensino da fisiologia humana: um estudo com estudantes da fonoaudiologia envolvendo o tema ‘homeostasia’. Investigações Ensino Ciênc., Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 255-280, 2009. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/358. Acesso em 31 jan. 2019. /*ref*/LEITÃO BATISTA, M.A.; CATRIB, A.M.F.; DANTAS, P.M.S. A educação física na promoção da saúde. In: LEITÃO BATISTA, M. A. Educação Física na promoção da saúde: novas concepções e tecnologias na busca da adoção de um estilo de vida saudável. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. p. 33-38 /*ref*/LEMKE, C.E.; SCHEID, N.M.J. As aproximações dos currículos de Ciências e Educação Física. In: XXIII Seminário de Integração em Pesquisa e Pós-Graduação: pesquisa e extensão: ampliando horizontes na formação acadêmica. Anais [...] Santo Ângelo: EdiURI, 2019. p. 473-80. Disponível em: http://ww2.san.uri.br/siic2019/wp-content/uploads/2019/11/anais-actas-A4-2019-PRONTO-final_ok.pdf. Acesso em: 23 Dez. 2019. /*ref*/LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013. /*ref*/MION, R. A. Investigação-ação educacional e formação de professores de Física: tecendo uma análise da própria prática. Educ. Tecnol., Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 49-59, 2009. Disponível em: <https://periodicos.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/212>. Acesso em: 03 abr. 2019. /*ref*/PERRENOUD, P. A prática reflexiva: chave da profissionalização do ofício. In: A prática reflexiva do ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 87-121. /*ref*/ROSÁRIO, L. F. A Educação Física na Escola e suas interfaces com os conteúdos de História e Ciências nos livros didáticos. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) – Departamento de Educação Física, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006. /*ref*/SILVA, A. L. G. Arte. In: FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. São Paulo: Cortez, 2014. p.38-42. /*ref*/WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global Recommendations on Physical Activity for Health: 5-17 years old, 2011. Disponível em: http://www.who.int/dietphysicalactivity/physical-activityrecommendations-5-17years.pdf.. Acesso em 12 fev. 2020. /*ref*/ZABALZA, M. A. Diários de aula. Tradutores: José Augusto Pacheco e José Machado. Editora: Porto Editora. 1994. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 381-390 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321572186947584 |