EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemke, Cláudia Elizandra
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Scheid, Neusa Maria John, Maciel, Eloísa Antunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/814
Resumo: O presente relato apresenta e discute experiências interdisciplinares em uma prática com o tema da prescrição do exercício físico para promoção da saúde e condicionamento físico, na qual estão presentes exercícios aeróbicos, exercícios anaeróbicos, resistência muscular e cardiovascular. Essa aula é parte da proposta interdisciplinar de 16 aulas entre Ciências e Educação Física sobre os conteúdos de fisiologia humana e fisiologia do exercício no Ensino Fundamental. Foi desenvolvida com 30 alunos do 8º ano de uma escola do município de Santo Ângelo-RS, através de investigação-ação educacional crítica com análise de conteúdo dos diários de bordo de duas professoras e diários de aprendizagem dos alunos.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Relato de experiência. Interdisciplinaridade.
id FASF_5e4594c4e0b34d5f2ce4308deb436557
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/814
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDEO presente relato apresenta e discute experiências interdisciplinares em uma prática com o tema da prescrição do exercício físico para promoção da saúde e condicionamento físico, na qual estão presentes exercícios aeróbicos, exercícios anaeróbicos, resistência muscular e cardiovascular. Essa aula é parte da proposta interdisciplinar de 16 aulas entre Ciências e Educação Física sobre os conteúdos de fisiologia humana e fisiologia do exercício no Ensino Fundamental. Foi desenvolvida com 30 alunos do 8º ano de uma escola do município de Santo Ângelo-RS, através de investigação-ação educacional crítica com análise de conteúdo dos diários de bordo de duas professoras e diários de aprendizagem dos alunos.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Relato de experiência. Interdisciplinaridade.FaSFLemke, Cláudia ElizandraScheid, Neusa Maria JohnMaciel, Eloísa Antunes2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/81410.22408/reva602021814381-390Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 381-3902526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/814/567/*ref*/ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 9.ed. Joinville – SC: UNIVILLE, 2010./*ref*/ARAKI, D. P. Esporte e educação: saúde e cidadania na escola- manual do educador. 1.ed. São Paulo: Eureka, 2015./*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011./*ref*/BATISTA, R.S.S.; VERAS, M.S.; LEITÃO BATISTA, M.A. O mundo moderno e os hábitos de vida da população. In: LEITÃO BATISTA, M. A. Educação Física na promoção da saúde: novas concepções e tecnologias na busca da adoção de um estilo de vida saudável. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. p. 27-32./*ref*/DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002./*ref*/FAZENDA, I. Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001./*ref*/FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? 2. ed. São Paulo, Cortez: 2013./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a prática educativa. 55. ed.- Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017./*ref*/GALVÃO, V. S. O ensino da fisiologia humana: um estudo com estudantes da fonoaudiologia envolvendo o tema ‘homeostasia’. Investigações Ensino Ciênc., Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 255-280, 2009. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/358. Acesso em 31 jan. 2019./*ref*/LEITÃO BATISTA, M.A.; CATRIB, A.M.F.; DANTAS, P.M.S. A educação física na promoção da saúde. In: LEITÃO BATISTA, M. A. Educação Física na promoção da saúde: novas concepções e tecnologias na busca da adoção de um estilo de vida saudável. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. p. 33-38/*ref*/LEMKE, C.E.; SCHEID, N.M.J. As aproximações dos currículos de Ciências e Educação Física. In: XXIII Seminário de Integração em Pesquisa e Pós-Graduação: pesquisa e extensão: ampliando horizontes na formação acadêmica. Anais [...] Santo Ângelo: EdiURI, 2019. p. 473-80. Disponível em: http://ww2.san.uri.br/siic2019/wp-content/uploads/2019/11/anais-actas-A4-2019-PRONTO-final_ok.pdf. Acesso em: 23 Dez. 2019./*ref*/LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013./*ref*/MION, R. A. Investigação-ação educacional e formação de professores de Física: tecendo uma análise da própria prática. Educ. Tecnol., Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 49-59, 2009. Disponível em: <https://periodicos.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/212>. Acesso em: 03 abr. 2019./*ref*/PERRENOUD, P. A prática reflexiva: chave da profissionalização do ofício. In: A prática reflexiva do ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 87-121./*ref*/ROSÁRIO, L. F. A Educação Física na Escola e suas interfaces com os conteúdos de História e Ciências nos livros didáticos. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) – Departamento de Educação Física, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006./*ref*/SILVA, A. L. G. Arte. In: FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. São Paulo: Cortez, 2014. p.38-42./*ref*/WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global Recommendations on Physical Activity for Health: 5-17 years old, 2011. Disponível em: http://www.who.int/dietphysicalactivity/physical-activityrecommendations-5-17years.pdf.. Acesso em 12 fev. 2020./*ref*/ZABALZA, M. A. Diários de aula. Tradutores: José Augusto Pacheco e José Machado. Editora: Porto Editora. 1994.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:13Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/814Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:13Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
title EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
spellingShingle EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Lemke, Cláudia Elizandra
title_short EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
title_full EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
title_fullStr EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
title_sort EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXERCÍCIO FÍSICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
author Lemke, Cláudia Elizandra
author_facet Lemke, Cláudia Elizandra
Scheid, Neusa Maria John
Maciel, Eloísa Antunes
author_role author
author2 Scheid, Neusa Maria John
Maciel, Eloísa Antunes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemke, Cláudia Elizandra
Scheid, Neusa Maria John
Maciel, Eloísa Antunes
description O presente relato apresenta e discute experiências interdisciplinares em uma prática com o tema da prescrição do exercício físico para promoção da saúde e condicionamento físico, na qual estão presentes exercícios aeróbicos, exercícios anaeróbicos, resistência muscular e cardiovascular. Essa aula é parte da proposta interdisciplinar de 16 aulas entre Ciências e Educação Física sobre os conteúdos de fisiologia humana e fisiologia do exercício no Ensino Fundamental. Foi desenvolvida com 30 alunos do 8º ano de uma escola do município de Santo Ângelo-RS, através de investigação-ação educacional crítica com análise de conteúdo dos diários de bordo de duas professoras e diários de aprendizagem dos alunos.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Relato de experiência. Interdisciplinaridade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/814
10.22408/reva602021814381-390
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/814
identifier_str_mv 10.22408/reva602021814381-390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/814/567
/*ref*/ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 9.ed. Joinville – SC: UNIVILLE, 2010.
/*ref*/ARAKI, D. P. Esporte e educação: saúde e cidadania na escola- manual do educador. 1.ed. São Paulo: Eureka, 2015.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
/*ref*/BATISTA, R.S.S.; VERAS, M.S.; LEITÃO BATISTA, M.A. O mundo moderno e os hábitos de vida da população. In: LEITÃO BATISTA, M. A. Educação Física na promoção da saúde: novas concepções e tecnologias na busca da adoção de um estilo de vida saudável. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. p. 27-32.
/*ref*/DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
/*ref*/FAZENDA, I. Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.
/*ref*/FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? 2. ed. São Paulo, Cortez: 2013.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a prática educativa. 55. ed.- Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
/*ref*/GALVÃO, V. S. O ensino da fisiologia humana: um estudo com estudantes da fonoaudiologia envolvendo o tema ‘homeostasia’. Investigações Ensino Ciênc., Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 255-280, 2009. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/358. Acesso em 31 jan. 2019.
/*ref*/LEITÃO BATISTA, M.A.; CATRIB, A.M.F.; DANTAS, P.M.S. A educação física na promoção da saúde. In: LEITÃO BATISTA, M. A. Educação Física na promoção da saúde: novas concepções e tecnologias na busca da adoção de um estilo de vida saudável. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. p. 33-38
/*ref*/LEMKE, C.E.; SCHEID, N.M.J. As aproximações dos currículos de Ciências e Educação Física. In: XXIII Seminário de Integração em Pesquisa e Pós-Graduação: pesquisa e extensão: ampliando horizontes na formação acadêmica. Anais [...] Santo Ângelo: EdiURI, 2019. p. 473-80. Disponível em: http://ww2.san.uri.br/siic2019/wp-content/uploads/2019/11/anais-actas-A4-2019-PRONTO-final_ok.pdf. Acesso em: 23 Dez. 2019.
/*ref*/LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
/*ref*/MION, R. A. Investigação-ação educacional e formação de professores de Física: tecendo uma análise da própria prática. Educ. Tecnol., Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 49-59, 2009. Disponível em: <https://periodicos.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/212>. Acesso em: 03 abr. 2019.
/*ref*/PERRENOUD, P. A prática reflexiva: chave da profissionalização do ofício. In: A prática reflexiva do ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 87-121.
/*ref*/ROSÁRIO, L. F. A Educação Física na Escola e suas interfaces com os conteúdos de História e Ciências nos livros didáticos. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) – Departamento de Educação Física, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.
/*ref*/SILVA, A. L. G. Arte. In: FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. São Paulo: Cortez, 2014. p.38-42.
/*ref*/WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global Recommendations on Physical Activity for Health: 5-17 years old, 2011. Disponível em: http://www.who.int/dietphysicalactivity/physical-activityrecommendations-5-17years.pdf.. Acesso em 12 fev. 2020.
/*ref*/ZABALZA, M. A. Diários de aula. Tradutores: José Augusto Pacheco e José Machado. Editora: Porto Editora. 1994.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 381-390
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321572186947584