CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacob, Juliana Marciotto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bortoloci, Naiara Briega, Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/957
Resumo: O Programa Residência Pedagógica (RP) busca articular teoria e a prática docente, efetivando uma parceria entre a rede de Educação Básica e as Universidades, de modo a ampliar as dimensões da formação do futuro professor. Este estudo teve por objetivo identificar e analisar as contribuições da RP para a aprendizagem docente de uma licencianda de Química, utilizando como instrumento de análise os Focos da Aprendizagem Docente. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. As experiências vivenciadas pela residente proporcionaram momentos de reflexão sobre as suas ações e seu planejamento, assim como permitiram a troca de experiências com os professores, além do convívio com a comunidade escolar.Palavras Chave: Focos da Aprendizagem Docente. Formação inicial. Residência Pedagógica.
id FASF_6f0b911f98fde0f678c96d4cadfcf359
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/957
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICAO Programa Residência Pedagógica (RP) busca articular teoria e a prática docente, efetivando uma parceria entre a rede de Educação Básica e as Universidades, de modo a ampliar as dimensões da formação do futuro professor. Este estudo teve por objetivo identificar e analisar as contribuições da RP para a aprendizagem docente de uma licencianda de Química, utilizando como instrumento de análise os Focos da Aprendizagem Docente. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. As experiências vivenciadas pela residente proporcionaram momentos de reflexão sobre as suas ações e seu planejamento, assim como permitiram a troca de experiências com os professores, além do convívio com a comunidade escolar.Palavras Chave: Focos da Aprendizagem Docente. Formação inicial. Residência Pedagógica.FaSFJacob, Juliana MarciottoBortoloci, Naiara BriegaBroietti, Fabiele Cristiane Dias2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/95710.22408/reva6020219571016-1027Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1016-10272526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/957/736/*ref*/ARRUDA, S. de M.; PASSOS, M. M.; FREGOLENTE, A. Focos da aprendizagem docente. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 3, p. 25-48, 2012./*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016./*ref*/BRASIL. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre o Programa de Residência Pedagógica. Disponível em <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-018esidencia-pedagogica.pdf.> Acesso em 27 de fev. de 2020./*ref*/CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011./*ref*/DEWEY, J. Cómo Pensamos. Bercelona: Paidós, 1989./*ref*/MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: formando professores/ pesquisadores. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006./*ref*/MANZINI, E. J. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação. Revista Percurso, p. 149-171, 2012./*ref*/NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Learning science in informal environments: people, places, and pursuits./*ref*/Committee on learning science in informal environments, national research council of the national academies. Washington, DC: The National Academies Press, 2009. Disponível em: <http://www.nap.edu/catalog/12190.html>. Acesso em: 17 abr. 2020./*ref*/OBARA, C. E.; BROIETTI, F. C D.; PASSOS, M. M. Focos da aprendizagem docente: um estudo com professores de Química ex-bolsistas do PIBID. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 75-95, 2017./*ref*/PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. (Orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2006./*ref*/SACRISTÁN, J. G. Tendências investigativas na formação de professores. In: PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005./*ref*/SANGIOGO, F. A.; WOYCIECHOSWSKY, R.; ROSA, S. A.; MALDANER, O. A. A pesquisa educacional como atividade curricular na formação de licenciandos de Química. Ciência e Educação, Florianópolis, v. 17, n. 3, p. 523-540, 2011./*ref*/SILVA, R. M. G.; SCHNETZLER, R. P. Estágios curriculares supervisionados de ensino: partilhando experiências formativas. Florianópolis: EntreVer, v. 1, p. 116-136, 2011./*ref*/STANZANI, E. de L. Saberes Docentes e a Prática nos Estágios: possibilidades na formação inicial de professores de Química. 2018. 251 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista. Bauru. 2018./*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010./*ref*/ZANON, D. A. V. Aprendizagens da docência reveladas em narrativas reflexivas por licenciados em química. Ciência & Ensino, v. 3, n. 2, p. 18-31, 2014.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:34Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/957Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:34Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA
title CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA
Jacob, Juliana Marciotto
title_short CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA
title_full CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA
title_sort CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA
author Jacob, Juliana Marciotto
author_facet Jacob, Juliana Marciotto
Bortoloci, Naiara Briega
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
author_role author
author2 Bortoloci, Naiara Briega
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacob, Juliana Marciotto
Bortoloci, Naiara Briega
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
description O Programa Residência Pedagógica (RP) busca articular teoria e a prática docente, efetivando uma parceria entre a rede de Educação Básica e as Universidades, de modo a ampliar as dimensões da formação do futuro professor. Este estudo teve por objetivo identificar e analisar as contribuições da RP para a aprendizagem docente de uma licencianda de Química, utilizando como instrumento de análise os Focos da Aprendizagem Docente. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. As experiências vivenciadas pela residente proporcionaram momentos de reflexão sobre as suas ações e seu planejamento, assim como permitiram a troca de experiências com os professores, além do convívio com a comunidade escolar.Palavras Chave: Focos da Aprendizagem Docente. Formação inicial. Residência Pedagógica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/957
10.22408/reva6020219571016-1027
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/957
identifier_str_mv 10.22408/reva6020219571016-1027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/957/736
/*ref*/ARRUDA, S. de M.; PASSOS, M. M.; FREGOLENTE, A. Focos da aprendizagem docente. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 3, p. 25-48, 2012.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
/*ref*/BRASIL. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre o Programa de Residência Pedagógica. Disponível em <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-018esidencia-pedagogica.pdf.> Acesso em 27 de fev. de 2020.
/*ref*/CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
/*ref*/DEWEY, J. Cómo Pensamos. Bercelona: Paidós, 1989.
/*ref*/MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: formando professores/ pesquisadores. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
/*ref*/MANZINI, E. J. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação. Revista Percurso, p. 149-171, 2012.
/*ref*/NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Learning science in informal environments: people, places, and pursuits.
/*ref*/Committee on learning science in informal environments, national research council of the national academies. Washington, DC: The National Academies Press, 2009. Disponível em: <http://www.nap.edu/catalog/12190.html>. Acesso em: 17 abr. 2020.
/*ref*/OBARA, C. E.; BROIETTI, F. C D.; PASSOS, M. M. Focos da aprendizagem docente: um estudo com professores de Química ex-bolsistas do PIBID. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 75-95, 2017.
/*ref*/PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. (Orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
/*ref*/SACRISTÁN, J. G. Tendências investigativas na formação de professores. In: PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005.
/*ref*/SANGIOGO, F. A.; WOYCIECHOSWSKY, R.; ROSA, S. A.; MALDANER, O. A. A pesquisa educacional como atividade curricular na formação de licenciandos de Química. Ciência e Educação, Florianópolis, v. 17, n. 3, p. 523-540, 2011.
/*ref*/SILVA, R. M. G.; SCHNETZLER, R. P. Estágios curriculares supervisionados de ensino: partilhando experiências formativas. Florianópolis: EntreVer, v. 1, p. 116-136, 2011.
/*ref*/STANZANI, E. de L. Saberes Docentes e a Prática nos Estágios: possibilidades na formação inicial de professores de Química. 2018. 251 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista. Bauru. 2018.
/*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
/*ref*/ZANON, D. A. V. Aprendizagens da docência reveladas em narrativas reflexivas por licenciados em química. Ciência & Ensino, v. 3, n. 2, p. 18-31, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1016-1027
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321575055851520