CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/957 |
Resumo: | O Programa Residência Pedagógica (RP) busca articular teoria e a prática docente, efetivando uma parceria entre a rede de Educação Básica e as Universidades, de modo a ampliar as dimensões da formação do futuro professor. Este estudo teve por objetivo identificar e analisar as contribuições da RP para a aprendizagem docente de uma licencianda de Química, utilizando como instrumento de análise os Focos da Aprendizagem Docente. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. As experiências vivenciadas pela residente proporcionaram momentos de reflexão sobre as suas ações e seu planejamento, assim como permitiram a troca de experiências com os professores, além do convívio com a comunidade escolar.Palavras Chave: Focos da Aprendizagem Docente. Formação inicial. Residência Pedagógica. |
id |
FASF_6f0b911f98fde0f678c96d4cadfcf359 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/957 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICAO Programa Residência Pedagógica (RP) busca articular teoria e a prática docente, efetivando uma parceria entre a rede de Educação Básica e as Universidades, de modo a ampliar as dimensões da formação do futuro professor. Este estudo teve por objetivo identificar e analisar as contribuições da RP para a aprendizagem docente de uma licencianda de Química, utilizando como instrumento de análise os Focos da Aprendizagem Docente. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. As experiências vivenciadas pela residente proporcionaram momentos de reflexão sobre as suas ações e seu planejamento, assim como permitiram a troca de experiências com os professores, além do convívio com a comunidade escolar.Palavras Chave: Focos da Aprendizagem Docente. Formação inicial. Residência Pedagógica.FaSFJacob, Juliana MarciottoBortoloci, Naiara BriegaBroietti, Fabiele Cristiane Dias2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/95710.22408/reva6020219571016-1027Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1016-10272526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/957/736/*ref*/ARRUDA, S. de M.; PASSOS, M. M.; FREGOLENTE, A. Focos da aprendizagem docente. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 3, p. 25-48, 2012./*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016./*ref*/BRASIL. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre o Programa de Residência Pedagógica. Disponível em <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-018esidencia-pedagogica.pdf.> Acesso em 27 de fev. de 2020./*ref*/CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011./*ref*/DEWEY, J. Cómo Pensamos. Bercelona: Paidós, 1989./*ref*/MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: formando professores/ pesquisadores. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006./*ref*/MANZINI, E. J. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação. Revista Percurso, p. 149-171, 2012./*ref*/NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Learning science in informal environments: people, places, and pursuits./*ref*/Committee on learning science in informal environments, national research council of the national academies. Washington, DC: The National Academies Press, 2009. Disponível em: <http://www.nap.edu/catalog/12190.html>. Acesso em: 17 abr. 2020./*ref*/OBARA, C. E.; BROIETTI, F. C D.; PASSOS, M. M. Focos da aprendizagem docente: um estudo com professores de Química ex-bolsistas do PIBID. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 75-95, 2017./*ref*/PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. (Orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2006./*ref*/SACRISTÁN, J. G. Tendências investigativas na formação de professores. In: PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005./*ref*/SANGIOGO, F. A.; WOYCIECHOSWSKY, R.; ROSA, S. A.; MALDANER, O. A. A pesquisa educacional como atividade curricular na formação de licenciandos de Química. Ciência e Educação, Florianópolis, v. 17, n. 3, p. 523-540, 2011./*ref*/SILVA, R. M. G.; SCHNETZLER, R. P. Estágios curriculares supervisionados de ensino: partilhando experiências formativas. Florianópolis: EntreVer, v. 1, p. 116-136, 2011./*ref*/STANZANI, E. de L. Saberes Docentes e a Prática nos Estágios: possibilidades na formação inicial de professores de Química. 2018. 251 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista. Bauru. 2018./*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010./*ref*/ZANON, D. A. V. Aprendizagens da docência reveladas em narrativas reflexivas por licenciados em química. Ciência & Ensino, v. 3, n. 2, p. 18-31, 2014.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:34Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/957Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:34Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA |
title |
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA Jacob, Juliana Marciotto |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE: RELATOS DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA |
author |
Jacob, Juliana Marciotto |
author_facet |
Jacob, Juliana Marciotto Bortoloci, Naiara Briega Broietti, Fabiele Cristiane Dias |
author_role |
author |
author2 |
Bortoloci, Naiara Briega Broietti, Fabiele Cristiane Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacob, Juliana Marciotto Bortoloci, Naiara Briega Broietti, Fabiele Cristiane Dias |
description |
O Programa Residência Pedagógica (RP) busca articular teoria e a prática docente, efetivando uma parceria entre a rede de Educação Básica e as Universidades, de modo a ampliar as dimensões da formação do futuro professor. Este estudo teve por objetivo identificar e analisar as contribuições da RP para a aprendizagem docente de uma licencianda de Química, utilizando como instrumento de análise os Focos da Aprendizagem Docente. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. As experiências vivenciadas pela residente proporcionaram momentos de reflexão sobre as suas ações e seu planejamento, assim como permitiram a troca de experiências com os professores, além do convívio com a comunidade escolar.Palavras Chave: Focos da Aprendizagem Docente. Formação inicial. Residência Pedagógica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/957 10.22408/reva6020219571016-1027 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/957 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva6020219571016-1027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/957/736 /*ref*/ARRUDA, S. de M.; PASSOS, M. M.; FREGOLENTE, A. Focos da aprendizagem docente. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 3, p. 25-48, 2012. /*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. /*ref*/BRASIL. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre o Programa de Residência Pedagógica. Disponível em <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-018esidencia-pedagogica.pdf.> Acesso em 27 de fev. de 2020. /*ref*/CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. /*ref*/DEWEY, J. Cómo Pensamos. Bercelona: Paidós, 1989. /*ref*/MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: formando professores/ pesquisadores. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. /*ref*/MANZINI, E. J. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação. Revista Percurso, p. 149-171, 2012. /*ref*/NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Learning science in informal environments: people, places, and pursuits. /*ref*/Committee on learning science in informal environments, national research council of the national academies. Washington, DC: The National Academies Press, 2009. Disponível em: <http://www.nap.edu/catalog/12190.html>. Acesso em: 17 abr. 2020. /*ref*/OBARA, C. E.; BROIETTI, F. C D.; PASSOS, M. M. Focos da aprendizagem docente: um estudo com professores de Química ex-bolsistas do PIBID. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 75-95, 2017. /*ref*/PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. (Orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2006. /*ref*/SACRISTÁN, J. G. Tendências investigativas na formação de professores. In: PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005. /*ref*/SANGIOGO, F. A.; WOYCIECHOSWSKY, R.; ROSA, S. A.; MALDANER, O. A. A pesquisa educacional como atividade curricular na formação de licenciandos de Química. Ciência e Educação, Florianópolis, v. 17, n. 3, p. 523-540, 2011. /*ref*/SILVA, R. M. G.; SCHNETZLER, R. P. Estágios curriculares supervisionados de ensino: partilhando experiências formativas. Florianópolis: EntreVer, v. 1, p. 116-136, 2011. /*ref*/STANZANI, E. de L. Saberes Docentes e a Prática nos Estágios: possibilidades na formação inicial de professores de Química. 2018. 251 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista. Bauru. 2018. /*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. /*ref*/ZANON, D. A. V. Aprendizagens da docência reveladas em narrativas reflexivas por licenciados em química. Ciência & Ensino, v. 3, n. 2, p. 18-31, 2014. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1016-1027 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321575055851520 |