O MODO DE VER E DIZER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/927 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo mapear modos de ver e dizer a Educação Ambiental nas fronteiras dos estudos do discurso e da cultura. Trata-se de um recorte de um estudo em andamento no qual analisamos a ideia de Educação Ambiental em teses e dissertações presentes na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Brasileiras no período de 2001 a 2019, tendo como palavras chaves “Educação Ambiental”, “Michel Foucault” e “discurso”, analisando as materialidades dos referidos trabalhos. Os resultados apontam que dentro dos estudos do discurso e da cultura, a Educação Ambiental ainda é pouco estudada nas escolas e muito mais nas mídias e na literatura.Palavras Chave: Fabricação, Discurso, Cultura. |
id |
FASF_7204f8df5513ec4644e096fe2f15a9a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/927 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O MODO DE VER E DIZER A EDUCAÇÃO AMBIENTALEsta pesquisa tem como objetivo mapear modos de ver e dizer a Educação Ambiental nas fronteiras dos estudos do discurso e da cultura. Trata-se de um recorte de um estudo em andamento no qual analisamos a ideia de Educação Ambiental em teses e dissertações presentes na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Brasileiras no período de 2001 a 2019, tendo como palavras chaves “Educação Ambiental”, “Michel Foucault” e “discurso”, analisando as materialidades dos referidos trabalhos. Os resultados apontam que dentro dos estudos do discurso e da cultura, a Educação Ambiental ainda é pouco estudada nas escolas e muito mais nas mídias e na literatura.Palavras Chave: Fabricação, Discurso, Cultura.FaSFSouza, Rafaella Bruno Antunes deCosta, Mônica de Oliveira2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/92710.22408/reva6020219271491-1502Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1491-15022526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/927/752/*ref*/BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação/*ref*/Ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9795.htm> Acesso em: 02/04/2020/*ref*/CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6ª. ed. São Paulo: Cortez, 2012./*ref*/CORAZZA, Sandra Mara. O que quer um currículo?: pesquisas pós-críticas em Educação. Petropólis, RJ: Vozes, 2001./*ref*/FISCHER, Rosa Maria. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, novembro/ 2001 Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 197-223, novembro/ 2001. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742001000300009> Acesso em: 28/12/2019./*ref*/FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7ed. - Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. (Campo Teórico) Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves./*ref*/GUIMARÃES, L. B. A importância da história e da cultura nas leituras da natureza. Inter-Ação: Rev. Fac. Educ. UFG. v, 33. n, 1, 2008. pp. 87-101. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/4244/4174> Acesso em: 15/01/2020./*ref*/________________ O educativo nas ações, lutas e movimentos de defesa ambiental: uma história de descontinuidades. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998./*ref*/HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & realidade. v, 22. n, 2, 1997. pp, 15-46. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71361> Acesso em: 29/12/2019./*ref*/HENNING, P. C.; GARRÉ, B. H.; VIEIRA, V. T. O discurso da educação ambiental em artefatos culturais da atualidade. Interacções, n. 44, 2017. pp. 123-143. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/9858/pdf> Acesso em: 15/01/2020./*ref*/LARROSA, J. Tecnologias do eu e educação. In: Silva, Thomas T. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994./*ref*/MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves, (organizadoras). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. – 2ª. ed. – Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014./*ref*/NAVES, J. G. P.; BERNARDES, M. B. J. A relação histórica homem/natureza e sua importância no enfrentamento da questão ambiental. Geosul, Florianópolis, v. 29, n. 57, 2014. pp. 7-26. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/download/2177-5230.2014v29n57p7/27882> Acesso em: 27/01/2020./*ref*/OLIVEIRA, A. C. O que é ambiente? Quando imagem é enunciado. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal do Pará, Belém – PA, 2015. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0Bxa8Ai93RdHQaVFsWW1jaUxsSHc/view> Acesso em: 20/12/2019./*ref*/O LÓRAX em busca da trúfula perdida. Direção: Chris Renaud. Produção: Estúdios Illumination Entertainment e Universal Pictures. 2012. 96 minutos de duração. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Wg_dsGLqXPs> Acesso em: 27/01/2020./*ref*/PALHARINI, Luciana Aparecida. An educação ambiental enquanto campo de conhecimento: fatos ou fetiches? Dissertação (Mestrado em educação). Universidade de Campinas - UNICAMP, Faculdade de Educação, Campinas – SP, 2005. Disponível em: < http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252408> Acesso em: 20/12/2019./*ref*/SAMPAIO, S. M.V. Rastros e deslocamentos nos territórios da Educação Ambiental: tópicos sobre a fabricação de narrativas de identidade. GUIMARÃES, L. B.; KRELLING, A. G; BARCELOS, V. (orgs.). Tecendo a Educação Ambiental na arena cultural. Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2010./*ref*/SILVA, L. S.; HENNING, P. C. A Educação Ambiental e sua produção científica: um olhar para as diferenças. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 36, n. 3, 2018. pp. 978-991. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2018v36n3p978/pdf> Acesso em: 01/04/2020/*ref*/VIEIRA, Vírginia Tavares. O discurso da crise ambiental nas letras de rock and roll: modos de ser sujeito em tempos contemporâneos. Dissertação de mestrado em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FURG, Rio Grande – RS, 2013./*ref*/Disponível em: < <http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/6080/Virginia.pdf?sequence=1>Acesso em : 15/01/2019./*ref*/WORTMANN, M. L. C. Da inexistência de um discurso unitário para falar da natureza. In: SCHMIDT, S. A educação em tempos de globalização. Rio de Janeiro: DP&A, 2001./*ref*/ZANCO, J. Uma pesquisa inventiva de educação ambiental. In: Ana Maria Hoepers Preve et al. (Organizadores). Ecologias inventivas: conversas sobre educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2012.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:38Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/927Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:38Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O MODO DE VER E DIZER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
O MODO DE VER E DIZER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
O MODO DE VER E DIZER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Souza, Rafaella Bruno Antunes de |
title_short |
O MODO DE VER E DIZER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
O MODO DE VER E DIZER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
O MODO DE VER E DIZER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
O MODO DE VER E DIZER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
O MODO DE VER E DIZER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Souza, Rafaella Bruno Antunes de |
author_facet |
Souza, Rafaella Bruno Antunes de Costa, Mônica de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Mônica de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rafaella Bruno Antunes de Costa, Mônica de Oliveira |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo mapear modos de ver e dizer a Educação Ambiental nas fronteiras dos estudos do discurso e da cultura. Trata-se de um recorte de um estudo em andamento no qual analisamos a ideia de Educação Ambiental em teses e dissertações presentes na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Brasileiras no período de 2001 a 2019, tendo como palavras chaves “Educação Ambiental”, “Michel Foucault” e “discurso”, analisando as materialidades dos referidos trabalhos. Os resultados apontam que dentro dos estudos do discurso e da cultura, a Educação Ambiental ainda é pouco estudada nas escolas e muito mais nas mídias e na literatura.Palavras Chave: Fabricação, Discurso, Cultura. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/927 10.22408/reva6020219271491-1502 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/927 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva6020219271491-1502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/927/752 /*ref*/BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação /*ref*/Ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9795.htm> Acesso em: 02/04/2020 /*ref*/CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6ª. ed. São Paulo: Cortez, 2012. /*ref*/CORAZZA, Sandra Mara. O que quer um currículo?: pesquisas pós-críticas em Educação. Petropólis, RJ: Vozes, 2001. /*ref*/FISCHER, Rosa Maria. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, novembro/ 2001 Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 197-223, novembro/ 2001. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742001000300009> Acesso em: 28/12/2019. /*ref*/FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7ed. - Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. (Campo Teórico) Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. /*ref*/GUIMARÃES, L. B. A importância da história e da cultura nas leituras da natureza. Inter-Ação: Rev. Fac. Educ. UFG. v, 33. n, 1, 2008. pp. 87-101. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/4244/4174> Acesso em: 15/01/2020. /*ref*/________________ O educativo nas ações, lutas e movimentos de defesa ambiental: uma história de descontinuidades. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998. /*ref*/HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & realidade. v, 22. n, 2, 1997. pp, 15-46. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71361> Acesso em: 29/12/2019. /*ref*/HENNING, P. C.; GARRÉ, B. H.; VIEIRA, V. T. O discurso da educação ambiental em artefatos culturais da atualidade. Interacções, n. 44, 2017. pp. 123-143. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/9858/pdf> Acesso em: 15/01/2020. /*ref*/LARROSA, J. Tecnologias do eu e educação. In: Silva, Thomas T. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994. /*ref*/MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves, (organizadoras). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. – 2ª. ed. – Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. /*ref*/NAVES, J. G. P.; BERNARDES, M. B. J. A relação histórica homem/natureza e sua importância no enfrentamento da questão ambiental. Geosul, Florianópolis, v. 29, n. 57, 2014. pp. 7-26. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/download/2177-5230.2014v29n57p7/27882> Acesso em: 27/01/2020. /*ref*/OLIVEIRA, A. C. O que é ambiente? Quando imagem é enunciado. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal do Pará, Belém – PA, 2015. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0Bxa8Ai93RdHQaVFsWW1jaUxsSHc/view> Acesso em: 20/12/2019. /*ref*/O LÓRAX em busca da trúfula perdida. Direção: Chris Renaud. Produção: Estúdios Illumination Entertainment e Universal Pictures. 2012. 96 minutos de duração. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Wg_dsGLqXPs> Acesso em: 27/01/2020. /*ref*/PALHARINI, Luciana Aparecida. An educação ambiental enquanto campo de conhecimento: fatos ou fetiches? Dissertação (Mestrado em educação). Universidade de Campinas - UNICAMP, Faculdade de Educação, Campinas – SP, 2005. Disponível em: < http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252408> Acesso em: 20/12/2019. /*ref*/SAMPAIO, S. M.V. Rastros e deslocamentos nos territórios da Educação Ambiental: tópicos sobre a fabricação de narrativas de identidade. GUIMARÃES, L. B.; KRELLING, A. G; BARCELOS, V. (orgs.). Tecendo a Educação Ambiental na arena cultural. Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2010. /*ref*/SILVA, L. S.; HENNING, P. C. A Educação Ambiental e sua produção científica: um olhar para as diferenças. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 36, n. 3, 2018. pp. 978-991. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2018v36n3p978/pdf> Acesso em: 01/04/2020 /*ref*/VIEIRA, Vírginia Tavares. O discurso da crise ambiental nas letras de rock and roll: modos de ser sujeito em tempos contemporâneos. Dissertação de mestrado em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FURG, Rio Grande – RS, 2013. /*ref*/Disponível em: < <http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/6080/Virginia.pdf?sequence=1>Acesso em : 15/01/2019. /*ref*/WORTMANN, M. L. C. Da inexistência de um discurso unitário para falar da natureza. In: SCHMIDT, S. A educação em tempos de globalização. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. /*ref*/ZANCO, J. Uma pesquisa inventiva de educação ambiental. In: Ana Maria Hoepers Preve et al. (Organizadores). Ecologias inventivas: conversas sobre educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2012. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1491-1502 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321574690947072 |