REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Moser, Anderson
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Gregório, Aline, Pereira, Marcos Paulo Alberto, Olivo Rosas Moreira, Ana Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/179
Resumo: Sabe-se que persistem fragilidades nas práticas adotadas pelos professores de Ciências. Para superar essa realidade, uma das possíveis alternativas é a promoção de momentos para a reflexão e criação de recursos didáticos. O presente artigo objetivou analisar recursos criados por licenciandos durante o desenvolvimento de um processo de formação à docência em Ciências, suas contribuições ao ensino e à formação inicial docente. Os recursos abordaram diferentes conteúdos e temáticas, apresentando potencialidades para a construção do conhecimento. Ressalta-se que a criação de recursos além de contribuir para a formação do indivíduo, favorece a reflexão e a criatividade do licenciando na construção de uma prática docente efetiva.
id FASF_7639c075942b2ad042a592be80ebb723
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/179
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIASSabe-se que persistem fragilidades nas práticas adotadas pelos professores de Ciências. Para superar essa realidade, uma das possíveis alternativas é a promoção de momentos para a reflexão e criação de recursos didáticos. O presente artigo objetivou analisar recursos criados por licenciandos durante o desenvolvimento de um processo de formação à docência em Ciências, suas contribuições ao ensino e à formação inicial docente. Os recursos abordaram diferentes conteúdos e temáticas, apresentando potencialidades para a construção do conhecimento. Ressalta-se que a criação de recursos além de contribuir para a formação do indivíduo, favorece a reflexão e a criatividade do licenciando na construção de uma prática docente efetiva.FaSFde Souza Moser, Andersonde Gregório, AlinePereira, Marcos Paulo AlbertoOlivo Rosas Moreira, Ana Lúcia2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/17910.22408/reva302018179509-520Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 509-5202526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/179/168/*ref*/ANSELMO, A. F.; SILVA, C. G.; SANTOS, K. R. dos. Recursos didáticos e o ensino de ciências: a concepção dos professores da área das escolas municipais do ensino fundamental II em Patos, Paraíba. Anais... III CONEDU, Congresso Nacional de Educação. Natal, 2016./*ref*/BANDEIRA, C. M.; CHUPIL, H. Contextualização e o uso de recursos didáticos: implicações no ensino de biologia. Caderno Intersaberes, vol. 4, n.5, p. 263-275, 2015./*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011./*ref*/BASTOS, V. C.; SILVA, J. C.; MIRANDA, A. V.; CHEFER, C.; GOZALLA, C. B.; MELO, R. G.; PEREIRA, T. T.; GIANOTTO, D. E. P.; MACHADO, M. H. Recursos didáticos para o ensino de biologia: o que pensam as/os docentes. Revista da SBEnBIO – Associação Brasileira de Ensino de Biologia. V Enebio e II EreBio Regional 1, n. 7, p. 7332-7343, 2014./*ref*/CAMPOS, L. M. L. BORTOLOTO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A Produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a fprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, São Paulo, Brasil. p. 35-48, 2002. Disponível em: <http://www.unesp.br/prograd/PDFNE 2002/aproducaodejogos.pdf>. Acesso em: 10 set. 2018./*ref*/CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Tradução de Sandra Mallmann da Rosa. Porto Alegre: Penso, 2014. 341 p./*ref*/GIANOTTO, D. E. P.; ARAUJO, M. A. de L. Recursos didáticos alternativos e sua utilização no ensino de Ciências. In: GIANOTTO, D. E. P.(Org.) Formação docente e instrumentalização para o ensino de ciências. Formação de professores em Ciências Biológicas – EAD. Maringá: EDUEM, 2012, p. 89-102./*ref*/KATO, D. S; KAWASAKI, C. S. as concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011./*ref*/KAWAMOTO, E. M.; CAMPOS, L. M. L. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciência & Educação, v. 20, n.1, p. 147-158, 2014./*ref*/KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 6.ed. São Paulo: Edusp, 2008./*ref*/LIMA, V. L. A.; AZEVEDO, D. C. F.; SIMÕES, M. O.; SILVA, S. S. F.; ANDRADE, J. R. R. Educação Ambiental e recursos didáticos no ensino de Geografia em escolas públicas do munícipio de Sossego – PB. Revista Qualit@s, v. 7, n. 2. p. 1-17, 2008./*ref*/MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU; 1986./*ref*/NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016./*ref*/NÓVOA, A. Relação escola-sociedade: “novas respostas para um velho problema”. Disponível em <https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/24>. 2010. Acesso em 31 maio 2018./*ref*/OLIVEIRA, C. L. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Travesias, Cascavel, v. 2, n. 3, p. 1-16, 2008./*ref*/OLIVEIRA, E. B. P.; ALENCAR, E. M. L. S. Importância da criatividade na escola e no trabalho docente segundo coordenadores pedagógicos. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 29, n. 4, p. 459-644, 2012./*ref*/SANTANA, A. R.; CRISÓSTIMO, A. L. MOSER, A. S.; PILATI, L.; PARTEKA, L. M. Doenças Sexualmente Transmíssíveis e o jogo do tabuleiro. IN: CRISÓSTIMO, A. L.; KIEL, C. A. O lúdico e o ensino de ciências: saberes do cotidiano.Guarapuava: Unicentro, 2017, p. 113-128./*ref*/SILVA, A. F. O jogo didático como instrumento para educação ambiental nas séries finais do ensino fundamental: proposta para trabalhar os temas diversidade da vida nos ambientes e diversidade dos materiais. Revbea, São Paulo, V. 11, No 5: 167-183, 2016./*ref*/SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM. Arq. Mudi. Periódicos. Maringá, 2007./*ref*/TEODORO, N. C.; CAMPOS, L. M. L. O Professor de Biologia e Dificuldades com os Conteúdos de Ensino. Revista da SBEnBio - Associação Brasileira de Ensino de Biologia. VI Enebio e VIII Erebio Regional 3, n. 9, p. 5390-5401, 2016.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/179Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
de Souza Moser, Anderson
title_short REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title_full REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title_sort REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
author de Souza Moser, Anderson
author_facet de Souza Moser, Anderson
de Gregório, Aline
Pereira, Marcos Paulo Alberto
Olivo Rosas Moreira, Ana Lúcia
author_role author
author2 de Gregório, Aline
Pereira, Marcos Paulo Alberto
Olivo Rosas Moreira, Ana Lúcia
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Moser, Anderson
de Gregório, Aline
Pereira, Marcos Paulo Alberto
Olivo Rosas Moreira, Ana Lúcia
description Sabe-se que persistem fragilidades nas práticas adotadas pelos professores de Ciências. Para superar essa realidade, uma das possíveis alternativas é a promoção de momentos para a reflexão e criação de recursos didáticos. O presente artigo objetivou analisar recursos criados por licenciandos durante o desenvolvimento de um processo de formação à docência em Ciências, suas contribuições ao ensino e à formação inicial docente. Os recursos abordaram diferentes conteúdos e temáticas, apresentando potencialidades para a construção do conhecimento. Ressalta-se que a criação de recursos além de contribuir para a formação do indivíduo, favorece a reflexão e a criatividade do licenciando na construção de uma prática docente efetiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/179
10.22408/reva302018179509-520
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/179
identifier_str_mv 10.22408/reva302018179509-520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/179/168
/*ref*/ANSELMO, A. F.; SILVA, C. G.; SANTOS, K. R. dos. Recursos didáticos e o ensino de ciências: a concepção dos professores da área das escolas municipais do ensino fundamental II em Patos, Paraíba. Anais... III CONEDU, Congresso Nacional de Educação. Natal, 2016.
/*ref*/BANDEIRA, C. M.; CHUPIL, H. Contextualização e o uso de recursos didáticos: implicações no ensino de biologia. Caderno Intersaberes, vol. 4, n.5, p. 263-275, 2015.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
/*ref*/BASTOS, V. C.; SILVA, J. C.; MIRANDA, A. V.; CHEFER, C.; GOZALLA, C. B.; MELO, R. G.; PEREIRA, T. T.; GIANOTTO, D. E. P.; MACHADO, M. H. Recursos didáticos para o ensino de biologia: o que pensam as/os docentes. Revista da SBEnBIO – Associação Brasileira de Ensino de Biologia. V Enebio e II EreBio Regional 1, n. 7, p. 7332-7343, 2014.
/*ref*/CAMPOS, L. M. L. BORTOLOTO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A Produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a fprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, São Paulo, Brasil. p. 35-48, 2002. Disponível em: <http://www.unesp.br/prograd/PDFNE 2002/aproducaodejogos.pdf>. Acesso em: 10 set. 2018.
/*ref*/CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Tradução de Sandra Mallmann da Rosa. Porto Alegre: Penso, 2014. 341 p.
/*ref*/GIANOTTO, D. E. P.; ARAUJO, M. A. de L. Recursos didáticos alternativos e sua utilização no ensino de Ciências. In: GIANOTTO, D. E. P.(Org.) Formação docente e instrumentalização para o ensino de ciências. Formação de professores em Ciências Biológicas – EAD. Maringá: EDUEM, 2012, p. 89-102.
/*ref*/KATO, D. S; KAWASAKI, C. S. as concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011.
/*ref*/KAWAMOTO, E. M.; CAMPOS, L. M. L. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciência & Educação, v. 20, n.1, p. 147-158, 2014.
/*ref*/KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 6.ed. São Paulo: Edusp, 2008.
/*ref*/LIMA, V. L. A.; AZEVEDO, D. C. F.; SIMÕES, M. O.; SILVA, S. S. F.; ANDRADE, J. R. R. Educação Ambiental e recursos didáticos no ensino de Geografia em escolas públicas do munícipio de Sossego – PB. Revista Qualit@s, v. 7, n. 2. p. 1-17, 2008.
/*ref*/MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU; 1986.
/*ref*/NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016.
/*ref*/NÓVOA, A. Relação escola-sociedade: “novas respostas para um velho problema”. Disponível em <https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/24>. 2010. Acesso em 31 maio 2018.
/*ref*/OLIVEIRA, C. L. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Travesias, Cascavel, v. 2, n. 3, p. 1-16, 2008.
/*ref*/OLIVEIRA, E. B. P.; ALENCAR, E. M. L. S. Importância da criatividade na escola e no trabalho docente segundo coordenadores pedagógicos. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 29, n. 4, p. 459-644, 2012.
/*ref*/SANTANA, A. R.; CRISÓSTIMO, A. L. MOSER, A. S.; PILATI, L.; PARTEKA, L. M. Doenças Sexualmente Transmíssíveis e o jogo do tabuleiro. IN: CRISÓSTIMO, A. L.; KIEL, C. A. O lúdico e o ensino de ciências: saberes do cotidiano.Guarapuava: Unicentro, 2017, p. 113-128.
/*ref*/SILVA, A. F. O jogo didático como instrumento para educação ambiental nas séries finais do ensino fundamental: proposta para trabalhar os temas diversidade da vida nos ambientes e diversidade dos materiais. Revbea, São Paulo, V. 11, No 5: 167-183, 2016.
/*ref*/SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM. Arq. Mudi. Periódicos. Maringá, 2007.
/*ref*/TEODORO, N. C.; CAMPOS, L. M. L. O Professor de Biologia e Dificuldades com os Conteúdos de Ensino. Revista da SBEnBio - Associação Brasileira de Ensino de Biologia. VI Enebio e VIII Erebio Regional 3, n. 9, p. 5390-5401, 2016.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 509-520
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva302018
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321572140810240