ENSINO INVESTIGATIVO PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/801 |
Resumo: | O ensino de Ciências deve objetivar a Alfabetização Científica (AC), possibilitando a formação de indivíduos críticos e que saibam relacionar sua realidade com saberes científicos. Para atingir esse propósito, as Sequências de Ensino Investigativas (SEI) utilizam a problematização e investigação nas aulas de Ciências, propiciando o papel ativo do aluno na construção do conhecimento. Este artigo apresenta uma pesquisa realizada numa turma do 9º ano de uma escola municipal, no município de Italva-RJ. Aplicou-se uma SEI com o tema de Reações Químicas. Os resultados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e verificou-se melhorias na linguagem adotada pelos alunos, presença de indicadores da AC e motivação durante as aulas, o que sugere melhorias no ensino e aprendizagem.Palavras Chave: Ensino de Ciências; Método Investigativo; Alfabetização Científica. |
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ENSINO INVESTIGATIVO PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO FUNDAMENTALO ensino de Ciências deve objetivar a Alfabetização Científica (AC), possibilitando a formação de indivíduos críticos e que saibam relacionar sua realidade com saberes científicos. Para atingir esse propósito, as Sequências de Ensino Investigativas (SEI) utilizam a problematização e investigação nas aulas de Ciências, propiciando o papel ativo do aluno na construção do conhecimento. Este artigo apresenta uma pesquisa realizada numa turma do 9º ano de uma escola municipal, no município de Italva-RJ. Aplicou-se uma SEI com o tema de Reações Químicas. Os resultados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e verificou-se melhorias na linguagem adotada pelos alunos, presença de indicadores da AC e motivação durante as aulas, o que sugere melhorias no ensino e aprendizagem.Palavras Chave: Ensino de Ciências; Método Investigativo; Alfabetização Científica.FaSFNogueira, Ayana Pinheiro de SouzaTeixeira, SimonneMarcelino, Valéria de SouzaJúnior, Edmundo Rodrigues2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/80110.22408/reva602021801208-223Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 208-2232526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/801/554/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011./*ref*/BORGES, O. Formação inicial de professores de Física: Formar mais! Formar melhor! Revista Brasileira de ensino de Física, v. 28, n. 2, p. 135-142, 2006./*ref*/CARVALHO, A. M. P. D. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2014./*ref*/______, A. M. P. D., et. al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1ª ed., 2005./*ref*/DELORD, G. C., PORLÁN, R. A. Del discurso tradicional al modelo innovador en enseñanza de las ciencias. Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, v.35, 2018, p. 77-90./*ref*/GARRIDO, A.; COUSO, D. Competència d'ús de proves científiques: Quines dimensions es promouen a les activitats de l'aula de ciències. Revista Ciències, n.24, 2013, p. 42-47./*ref*/GROSSI, M.G. A Neurociência na Formação de professores: Um Estudo da realidade brasileira. Revista Educação e Contemporaneidade, v.23, n.41, 2014, p. 27-40./*ref*//*ref*/GUERRA, L. B.O. Diálogo entre a neurociência e a educação: da euforia aos desafios e possibilidades. Revista Interlocução, v.4, n.4, 2011, p. 3-12./*ref*/LORENZETTI, L. E DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais, Ensaio, v.3, n.1, 2001, p. 37-50./*ref*/LUDKE, M; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986./*ref*/MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M Fundamentos de metodologia. 5ªEd. São Paulo Atlas, 2003, 312p./*ref*/MOREIRA, M. A. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011./*ref*/POZO, J. I.; CRESPO, M. Á. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009./*ref*/RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2015./*ref*/SASSERON, L. H., CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização cientifica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v.13, n.3, 2008, p. 33 – 352./*ref*/______, L. H.; MACHADO V. F. Alfabetização Científica na prática: Inovando a forma de ensinar Física. São Paulo: Livraria de Física, 2017./*ref*/SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, v.25, n.1, 2002, p. 14-24./*ref*//*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes Limitada, 2012.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:11Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/801Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:11Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
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