ENSINO INVESTIGATIVO PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Ayana Pinheiro de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Teixeira, Simonne, Marcelino, Valéria de Souza, Júnior, Edmundo Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/801
Resumo: O ensino de Ciências deve objetivar a Alfabetização Científica (AC), possibilitando a formação de indivíduos críticos e que saibam relacionar sua realidade com saberes científicos. Para atingir esse propósito, as Sequências de Ensino Investigativas (SEI) utilizam a problematização e investigação nas aulas de Ciências, propiciando o papel ativo do aluno na construção do conhecimento. Este artigo apresenta uma pesquisa realizada numa turma do 9º ano de uma escola municipal, no município de Italva-RJ. Aplicou-se uma SEI com o tema de Reações Químicas. Os resultados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e verificou-se melhorias na linguagem adotada pelos alunos, presença de indicadores da AC e motivação durante as aulas, o que sugere melhorias no ensino e aprendizagem.Palavras Chave: Ensino de Ciências; Método Investigativo; Alfabetização Científica.
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