INSERÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS DIÁLOGOS CTSA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR PRÁTICAS COLABORATIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Emerson Nunes da Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Compiani, Mauricio, Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/829
Resumo: Buscou-se identificar como uma proposta formativa para professores alfabetizadores, sobre ensino de Ciências, pode inseri-los nas discussões da educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), quando desenvolvida a partir da construção de um grupo colaborativo. Adotou-se a pesquisa-ação-colaborativa, sendo sujeitos 25 professoras, pedagogas, com os dados coletados das suas narrativas a partir de um grupo focal, no final do processo formativo, interpretados por análise de conteúdo. Percebeu-se que a constituição do grupo colaborativo possibilitou a criação de um espaço dialógico rico, de trocas de experiências pela valorização da prática docente, com construção de conhecimentos sobre o ensino de Ciências para crianças em fase de alfabetização na perspectiva da educação CTSA.Palavras Chave: Alfabetização científica. Formação de professores. Anos iniciais.
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Formação de professores. Anos iniciais.FaSFGonçalves, Emerson Nunes da CostaCompiani, MauricioMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/82910.22408/reva602021829533-545Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 533-5452526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/829/580/*ref*/ALMEIDA, Mariange Cerqueira et al. Pesquisa colaborativa: um caminho para superação da lacuna pesquisa-ação e promoção de desenvolvimento. In: SEPULVEDA, Claudia; ALMEIDA, Mariangela Cerqueira (org.). Pesquisa Colaborativa e inovações educacionais em ensino de biologia. Feira de Santana: Uefs, 2016. Cap. 1. p. 17-47./*ref*/AULER, Décio; BAZZO, Walter Antônio. 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