INSERÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS DIÁLOGOS CTSA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR PRÁTICAS COLABORATIVAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/829 |
Resumo: | Buscou-se identificar como uma proposta formativa para professores alfabetizadores, sobre ensino de Ciências, pode inseri-los nas discussões da educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), quando desenvolvida a partir da construção de um grupo colaborativo. Adotou-se a pesquisa-ação-colaborativa, sendo sujeitos 25 professoras, pedagogas, com os dados coletados das suas narrativas a partir de um grupo focal, no final do processo formativo, interpretados por análise de conteúdo. Percebeu-se que a constituição do grupo colaborativo possibilitou a criação de um espaço dialógico rico, de trocas de experiências pela valorização da prática docente, com construção de conhecimentos sobre o ensino de Ciências para crianças em fase de alfabetização na perspectiva da educação CTSA.Palavras Chave: Alfabetização científica. Formação de professores. Anos iniciais. |
id |
FASF_ce5b9357a75eafc305394129f83f4550 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/829 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INSERÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS DIÁLOGOS CTSA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR PRÁTICAS COLABORATIVASBuscou-se identificar como uma proposta formativa para professores alfabetizadores, sobre ensino de Ciências, pode inseri-los nas discussões da educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), quando desenvolvida a partir da construção de um grupo colaborativo. Adotou-se a pesquisa-ação-colaborativa, sendo sujeitos 25 professoras, pedagogas, com os dados coletados das suas narrativas a partir de um grupo focal, no final do processo formativo, interpretados por análise de conteúdo. Percebeu-se que a constituição do grupo colaborativo possibilitou a criação de um espaço dialógico rico, de trocas de experiências pela valorização da prática docente, com construção de conhecimentos sobre o ensino de Ciências para crianças em fase de alfabetização na perspectiva da educação CTSA.Palavras Chave: Alfabetização científica. Formação de professores. Anos iniciais.FaSFGonçalves, Emerson Nunes da CostaCompiani, MauricioMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/82910.22408/reva602021829533-545Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 533-5452526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/829/580/*ref*/ALMEIDA, Mariange Cerqueira et al. Pesquisa colaborativa: um caminho para superação da lacuna pesquisa-ação e promoção de desenvolvimento. In: SEPULVEDA, Claudia; ALMEIDA, Mariangela Cerqueira (org.). Pesquisa Colaborativa e inovações educacionais em ensino de biologia. Feira de Santana: Uefs, 2016. Cap. 1. p. 17-47./*ref*/AULER, Décio; BAZZO, Walter Antônio. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132001000100001. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100001&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 05 maio 2019./*ref*/BACKES, Dirce Stein et al. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 438-442, 30 mar. 2011. Centro Universitário São Camilo – São Paulo. http://dx.doi.org/10.15343/0104-7809.2011354438442. Disponível em: https://www.revistamundodasaude.com.br/assets/artigos/2011/88/10_GrupoFocal.pdf. Acesso em: 10 ago. 2019./*ref*/BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2002. 159 p. (Série Pesquisa em Educação, V3). Tradução de Lucie Didio./*ref*/BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. 280 p. 2 f. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro./*ref*/BAZZO, W. A.; LISINGEN, I. V.; PEREIRA, L. T. V. Introdução aos Estudos CTS (Ciên¬cia, Tecnologia e Sociedade). Cadernos de Ibero América. OEI-Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura. Espanha: Madrid, 2003./*ref*/BIZZO, Nélio Marco Vicenzo. Metodologia e prática de ensino de ciências: a aproximação do estudante de magistério das aulas de ciências. In: PICONEZ, Stela C. Bertholo et al (org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 1991. Cap. 5. p. 75-87. (Magistério: formação e trabalho pedagógico)./*ref*/CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Habilidades de professores para promover a enculturação científica. Revista Contexto & Educação, Juí, v. 22, n. 77, p. 25-49, 20 maio 2007. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1084/. Acesso em: 20 jan. 2020./*ref*/CHRISPINO, A. Introdução aos Enfoques CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade - na Educação e no Ensino. 1. ed. Madrid - Espanha: OEI - Organização dos estados Iberoamericanos, 2017. v. 1. 181p./*ref*/DESGAGNÉ, Serge. O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, p. 7-35, maio 2007. Tradução Adir Luiz Ferreira, Margarete Vale Sousa. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4443/3629. Acesso em: 20 ago. 2019./*ref*/FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de Conteúdo. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2018. 87 p. (Série Pesquisa)./*ref*/FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa-ação e prática docente: articulações possíveis, volume 1. In: PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro (org.). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas, formativas da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012. Cap. 3. p. 103-138./*ref*/FRANCO, Maria Amélia Santoro; LISITA, Verbena Moreira Soares de Sousa. Pesquisa-ação: limites e possibilidades na formação docente, volume 2. In: PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro (org.). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas, formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Edições Loyola, 2012. Cap. 2. p. 41-70./*ref*/FRANCO, Maria Amélia Santoro; SIMÃO, Margarida Veiga. Editorial: Dossiê: Pesquisa-ação em diferentes feições colaborativas. Revista EstreiadiÁlogos: Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa, Braga, v. 3, n. 1, p. 9-14, jul. 2018. Disponível em: https://8835c378-42a1-4ae0-9760-5ce4b8d2d152.filesusr.com/ugd/eb8d33_f68561840cde40d5b0ad8cb6bf70a88. Acesso em: 19 maio 2019./*ref*/GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa; COMPIANI, Mauricio; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. O ensino de ciências e a formação continuada de professores alfabetizadores: reconhecendo o campo de pesquisa. Actio: Docência em Ciências, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 270-291, 31 dez. 2019. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). http://dx.doi.org/10.3895/actio.v4n3.10507. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10507. Acesso em: 05 mar. 2020./*ref*/LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 45-61, jun. 2001. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172001030104. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172001000100045&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 05 fev. 2020./*ref*/LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 1986./*ref*/PEDRETTI, Erminia; NAZIR, Joanne. Currents in STSE education: mapping a complex field, 40 years on. Science Education, [s.l.], v. 95, n. 4, p. 601-626, 25 jan. 2011. Wiley. http://dx.doi.org/10.1002/sce.20435. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/sce.20435. Acesso em: 05 jan. 2020./*ref*/PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, dez. 2005. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022005000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022005000300013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 05 jan. 2020./*ref*/SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Contextualizações no ensino de ciências por meio de temas cts em uma perspectiva crítica. Ciência & Educação, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-12, nov. 2007. Número especial. Disponível em: http://files.gpecea-usp.webnode.com.br/200000358-0e00c0e7d9/AULA%206-%20TEXTO%2014-%20CONTEXTUALIZAC. Acesso em: 05 jan. 2020./*ref*/SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Significados da educação científica com enfoque cts. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; AULER, Décio. Cts e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011. Cap. 1. p. 21-47./*ref*/SILVA, Sorái Vaz da; LORENZETTI, Leonir. Formação de conceitos em ciências: as potencialidades de um curso de formação continuada para professores generalistas. Ciências em Foco, Campinas, v. 10, n. 2, p. 74-84, 07 dez. 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9833/5178. Acesso em: 05 jan. 2020./*ref*/VIEIRA, Rui Marques; TENEIRO-VIEIRA, Celina; MARTINS, Isabel P. A Educação em ciências com orientação cts: atividades para o ensino básico. Porto: Areal Editores, 2012./*ref*/VILCHES, Amparo; GIL-PÉREZ, Daniel; PRAIA, João. De cts a ctsa: educação por um futuro sustentável. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; AULER, Décio (org.). Cts e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011. Cap. 6. p. 161-184.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:14Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/829Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:14Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INSERÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS DIÁLOGOS CTSA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR PRÁTICAS COLABORATIVAS |
title |
INSERÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS DIÁLOGOS CTSA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR PRÁTICAS COLABORATIVAS |
spellingShingle |
INSERÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS DIÁLOGOS CTSA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR PRÁTICAS COLABORATIVAS Gonçalves, Emerson Nunes da Costa |
title_short |
INSERÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS DIÁLOGOS CTSA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR PRÁTICAS COLABORATIVAS |
title_full |
INSERÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS DIÁLOGOS CTSA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR PRÁTICAS COLABORATIVAS |
title_fullStr |
INSERÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS DIÁLOGOS CTSA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR PRÁTICAS COLABORATIVAS |
title_full_unstemmed |
INSERÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS DIÁLOGOS CTSA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR PRÁTICAS COLABORATIVAS |
title_sort |
INSERÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS DIÁLOGOS CTSA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR PRÁTICAS COLABORATIVAS |
author |
Gonçalves, Emerson Nunes da Costa |
author_facet |
Gonçalves, Emerson Nunes da Costa Compiani, Mauricio Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Compiani, Mauricio Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Emerson Nunes da Costa Compiani, Mauricio Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
description |
Buscou-se identificar como uma proposta formativa para professores alfabetizadores, sobre ensino de Ciências, pode inseri-los nas discussões da educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), quando desenvolvida a partir da construção de um grupo colaborativo. Adotou-se a pesquisa-ação-colaborativa, sendo sujeitos 25 professoras, pedagogas, com os dados coletados das suas narrativas a partir de um grupo focal, no final do processo formativo, interpretados por análise de conteúdo. Percebeu-se que a constituição do grupo colaborativo possibilitou a criação de um espaço dialógico rico, de trocas de experiências pela valorização da prática docente, com construção de conhecimentos sobre o ensino de Ciências para crianças em fase de alfabetização na perspectiva da educação CTSA.Palavras Chave: Alfabetização científica. Formação de professores. Anos iniciais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/829 10.22408/reva602021829533-545 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/829 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021829533-545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/829/580 /*ref*/ALMEIDA, Mariange Cerqueira et al. Pesquisa colaborativa: um caminho para superação da lacuna pesquisa-ação e promoção de desenvolvimento. In: SEPULVEDA, Claudia; ALMEIDA, Mariangela Cerqueira (org.). Pesquisa Colaborativa e inovações educacionais em ensino de biologia. Feira de Santana: Uefs, 2016. Cap. 1. p. 17-47. /*ref*/AULER, Décio; BAZZO, Walter Antônio. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132001000100001. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100001&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 05 maio 2019. /*ref*/BACKES, Dirce Stein et al. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 438-442, 30 mar. 2011. Centro Universitário São Camilo – São Paulo. http://dx.doi.org/10.15343/0104-7809.2011354438442. Disponível em: https://www.revistamundodasaude.com.br/assets/artigos/2011/88/10_GrupoFocal.pdf. Acesso em: 10 ago. 2019. /*ref*/BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2002. 159 p. (Série Pesquisa em Educação, V3). Tradução de Lucie Didio. /*ref*/BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. 280 p. 2 f. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. /*ref*/BAZZO, W. A.; LISINGEN, I. V.; PEREIRA, L. T. V. Introdução aos Estudos CTS (Ciên¬cia, Tecnologia e Sociedade). Cadernos de Ibero América. OEI-Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura. Espanha: Madrid, 2003. /*ref*/BIZZO, Nélio Marco Vicenzo. Metodologia e prática de ensino de ciências: a aproximação do estudante de magistério das aulas de ciências. In: PICONEZ, Stela C. Bertholo et al (org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 1991. Cap. 5. p. 75-87. (Magistério: formação e trabalho pedagógico). /*ref*/CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Habilidades de professores para promover a enculturação científica. Revista Contexto & Educação, Juí, v. 22, n. 77, p. 25-49, 20 maio 2007. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1084/. Acesso em: 20 jan. 2020. /*ref*/CHRISPINO, A. Introdução aos Enfoques CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade - na Educação e no Ensino. 1. ed. Madrid - Espanha: OEI - Organização dos estados Iberoamericanos, 2017. v. 1. 181p. /*ref*/DESGAGNÉ, Serge. O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, p. 7-35, maio 2007. Tradução Adir Luiz Ferreira, Margarete Vale Sousa. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4443/3629. Acesso em: 20 ago. 2019. /*ref*/FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de Conteúdo. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2018. 87 p. (Série Pesquisa). /*ref*/FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa-ação e prática docente: articulações possíveis, volume 1. In: PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro (org.). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas, formativas da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012. Cap. 3. p. 103-138. /*ref*/FRANCO, Maria Amélia Santoro; LISITA, Verbena Moreira Soares de Sousa. Pesquisa-ação: limites e possibilidades na formação docente, volume 2. In: PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro (org.). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas, formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Edições Loyola, 2012. Cap. 2. p. 41-70. /*ref*/FRANCO, Maria Amélia Santoro; SIMÃO, Margarida Veiga. Editorial: Dossiê: Pesquisa-ação em diferentes feições colaborativas. Revista EstreiadiÁlogos: Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa, Braga, v. 3, n. 1, p. 9-14, jul. 2018. Disponível em: https://8835c378-42a1-4ae0-9760-5ce4b8d2d152.filesusr.com/ugd/eb8d33_f68561840cde40d5b0ad8cb6bf70a88. Acesso em: 19 maio 2019. /*ref*/GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa; COMPIANI, Mauricio; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. O ensino de ciências e a formação continuada de professores alfabetizadores: reconhecendo o campo de pesquisa. Actio: Docência em Ciências, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 270-291, 31 dez. 2019. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). http://dx.doi.org/10.3895/actio.v4n3.10507. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10507. Acesso em: 05 mar. 2020. /*ref*/LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 45-61, jun. 2001. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172001030104. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172001000100045&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 05 fev. 2020. /*ref*/LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 1986. /*ref*/PEDRETTI, Erminia; NAZIR, Joanne. Currents in STSE education: mapping a complex field, 40 years on. Science Education, [s.l.], v. 95, n. 4, p. 601-626, 25 jan. 2011. Wiley. http://dx.doi.org/10.1002/sce.20435. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/sce.20435. Acesso em: 05 jan. 2020. /*ref*/PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, dez. 2005. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022005000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022005000300013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 05 jan. 2020. /*ref*/SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Contextualizações no ensino de ciências por meio de temas cts em uma perspectiva crítica. Ciência & Educação, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-12, nov. 2007. Número especial. Disponível em: http://files.gpecea-usp.webnode.com.br/200000358-0e00c0e7d9/AULA%206-%20TEXTO%2014-%20CONTEXTUALIZAC. Acesso em: 05 jan. 2020. /*ref*/SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Significados da educação científica com enfoque cts. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; AULER, Décio. Cts e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011. Cap. 1. p. 21-47. /*ref*/SILVA, Sorái Vaz da; LORENZETTI, Leonir. Formação de conceitos em ciências: as potencialidades de um curso de formação continuada para professores generalistas. Ciências em Foco, Campinas, v. 10, n. 2, p. 74-84, 07 dez. 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9833/5178. Acesso em: 05 jan. 2020. /*ref*/VIEIRA, Rui Marques; TENEIRO-VIEIRA, Celina; MARTINS, Isabel P. A Educação em ciências com orientação cts: atividades para o ensino básico. Porto: Areal Editores, 2012. /*ref*/VILCHES, Amparo; GIL-PÉREZ, Daniel; PRAIA, João. De cts a ctsa: educação por um futuro sustentável. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; AULER, Décio (org.). Cts e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011. Cap. 6. p. 161-184. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 533-545 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321568655343616 |