A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Krüger, Frederico Marcos, Silva, Leonilda do Nascimento da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/888
Resumo: Este trabalho analisa a visão sobre o conceito de ciências dos estudantes da graduação de físicade instituições daEducação a Distância EaD do Brasil . Eles estavam matriculados em disciplinas especificas que foram ministradas emlaboratório didático experimental em ambientes virtuais AVA. A metodologia seguiu os procedimentos de naturezaqualitativa e quantitativa com base de dados empíricos ao referencial teórico diante das análises. Como resultado ,observamos que os estudante s obtém um conhecimento essencial sobre a ciência, entretanto, em termos gerais, osconteúdos que abordam sobre ciências ou respectivamente a respeito da física experimental nos cursos de graduação emfísica na EaD, não trata a relação do que seria a ciênc ia e suas especificidades nestas disciplinas de laboratório.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Ensino de Física. EaD.
id FASF_e1ae5ac4760a1da86aa63e79885dd7e2
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/888
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIAEste trabalho analisa a visão sobre o conceito de ciências dos estudantes da graduação de físicade instituições daEducação a Distância EaD do Brasil . Eles estavam matriculados em disciplinas especificas que foram ministradas emlaboratório didático experimental em ambientes virtuais AVA. A metodologia seguiu os procedimentos de naturezaqualitativa e quantitativa com base de dados empíricos ao referencial teórico diante das análises. Como resultado ,observamos que os estudante s obtém um conhecimento essencial sobre a ciência, entretanto, em termos gerais, osconteúdos que abordam sobre ciências ou respectivamente a respeito da física experimental nos cursos de graduação emfísica na EaD, não trata a relação do que seria a ciênc ia e suas especificidades nestas disciplinas de laboratório.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Ensino de Física. EaD.FaSFVeloso, Maria Sônia Silva de OliveiraKrüger, Frederico MarcosSilva, Leonilda do Nascimento da2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/88810.22408/reva6020218881321-1337Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1321-13372526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/888/664/*ref*/CHALMERS, A. F./*ref*/O que é ciência afinal? Tradução/*ref*/de Raul Filker. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993./*ref*/DARRAH, M.; HUMBERT, R.; FINSTEIN, J.; SIMON,/*ref*/M.; HOPKINS, J. Are Virtual Labs as Effective as/*ref*/Hands on Labs for Undergraduate Physics? A/*ref*/Compar ative Study at Two Major Universities ./*ref*/Journal of Science Education and Technology, v. 23,/*ref*/814, DOI 10.1007/s10956 014 9513 9. 2014./*ref*/DEMO, P./*ref*/Metodologia do conhecimento científico ./*ref*/São Paulo: Atlas, 2013./*ref*/FERREIRA, C/*ref*/A L. Pesquisa quantitativa e/*ref*/qua litativa: perspectivas para o campo da educação ./*ref*/Revista Mosaico, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 173 182, jul./dez./*ref*/Disponível em: Acesso em: 30 janeiro ./*ref*/HESTENES, D.; WELLS, M./*ref*/M., A mechanics baseline/*ref*/test , Phys. Teach. 30 159, 1992./*ref*/HODSON, D./*ref*/Hacia u n enfoque más crítico del/*ref*/trabajo de laboratório. Ensenãnza de las Ciências ./*ref*/v.12, n.3, p. 299 313 1994./*ref*/HOHENFELD, D. P.; PENIDO, M. C/*ref*/. Laboratórios/*ref*/Convencionais e Virtuais no Ensino de Física VII/*ref*/Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências/*ref*/Enp ec, 2009./*ref*/KRUGER, F. M./*ref*/A Racionalidade Jurídica entre o/*ref*/arcaico e o Contemporâneo: Uma Investigação sobre/*ref*/a gênese do Direito nas Relações Sociais Primitivas e/*ref*/sua Transposição para uma era Cibernética . Tese de/*ref*/Doutorado pela Faculdade Autônoma de Direito de São/*ref*/Paulo, FADISP 2017./*ref*/MARQUES, T. C. de F.; FILHO, A. L.; BARBOSA, C./*ref*/D. Mídias para EaD: Simuladores e suas/*ref*/Contribuições para o Ensino de Física em Tópicos de/*ref*/Cinemática . In: Simpósio Internacional de Educação a/*ref*/Distância SIED, Encontro de Pesqui sadores de/*ref*/Educação a Distância EnPED. São Carlos SP. Anais./*ref*//*ref*/MACÊDO, R. S. de./*ref*/O Laboratório Didático de/*ref*/Ensino de Física Investigativo e a Formação de/*ref*/Professores no IF UFBA , 2010. 143 f. Mestrado em/*ref*/Ensino, Filosofia e História das Ciências Ins tituição de/*ref*/Ensino, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010./*ref*/MORAN, J. M./*ref*/Novos desafios na educação a/*ref*/Internet na educação presencial e virtual . Editora da/*ref*/UFPel, Pelotas, p. 19 44, 2005./*ref*/OVIGLI, D/*ref*/F B ..; BERTUCCI, M C S. O Ensino de/*ref*/Ciências na s séries iniciais e a Formação do Professor/*ref*/nas Instituições Públicas Paulistas . In: Simpósio/*ref*/Nacional d e Ensino d e Ciência e Tecnologia., Ponta/*ref*/Grossa. Anais. 2009./*ref*/RUFATTO, C. A.; CARNEIRO, M. C.,/*ref*/A Concepção de/*ref*/Ciência de Popper e o Ensino de Ciências Revista/*ref*/Ciência e Educação, v. 15, n. 2, p.69 89, 2009./*ref*/SILVA, S. S./*ref*/A R elação entre C iência e S enso C omum/*ref*/Acesso : em 08 março 2020./*ref*/URL:http://journals.openedition.org/pontourbe/359; DOI:/*ref*/https://doi. org/10.4000/pontourbe.359 2011./*ref*/SILVA, T. S. G.; ZARA, R. A./*ref*/As Ciências da Natureza/*ref*/no Currículo AMOP e sua R elação com a Teoria da/*ref*/Aprendizagem Significativa . Revista Valore, v.3 , 201 8./*ref*/II SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a/*ref*/Ciência DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018 ./*ref*/Caderno temático do II SIPEC Simpósio de Pesquisa em/*ref*/Educação para a Ciência 2018./*ref*/SILVA, H .; WEISS, K COSTA, D .; VIEGAS, G .,/*ref*/Produção de conhecimentos sobre ensi no de Física na/*ref*/modalidade a distância: tendências, lacunas,perspectivas e relações com a produção do ensino. Cad./*ref*/Bras. Ens. Fís., v. 29, n. Especial 2: p. 708 728, 2012/*ref*/TEIXEIRA, E. S.; FREIRE Jr., O.; EL/*ref*/HANI, C. N. A/*ref*/Influência de uma Abordagem Cont extual sobre as/*ref*/Concepções acerca da Natureza da Ciência de/*ref*/Estudantes de Física . Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p./*ref*/556, 2009./*ref*/TRIVELATO, F. S; SILVA, R. L.F; CARVALHO,/*ref*/PESSOA, A. M. ( Ensino de ciências, Idéias em/*ref*/Ação , Cengage Learning,2011.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:37Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/888Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:37Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
title A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
spellingShingle A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
title_short A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
title_full A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
title_fullStr A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
title_sort A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
author Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
author_facet Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
Krüger, Frederico Marcos
Silva, Leonilda do Nascimento da
author_role author
author2 Krüger, Frederico Marcos
Silva, Leonilda do Nascimento da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
Krüger, Frederico Marcos
Silva, Leonilda do Nascimento da
description Este trabalho analisa a visão sobre o conceito de ciências dos estudantes da graduação de físicade instituições daEducação a Distância EaD do Brasil . Eles estavam matriculados em disciplinas especificas que foram ministradas emlaboratório didático experimental em ambientes virtuais AVA. A metodologia seguiu os procedimentos de naturezaqualitativa e quantitativa com base de dados empíricos ao referencial teórico diante das análises. Como resultado ,observamos que os estudante s obtém um conhecimento essencial sobre a ciência, entretanto, em termos gerais, osconteúdos que abordam sobre ciências ou respectivamente a respeito da física experimental nos cursos de graduação emfísica na EaD, não trata a relação do que seria a ciênc ia e suas especificidades nestas disciplinas de laboratório.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Ensino de Física. EaD.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/888
10.22408/reva6020218881321-1337
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/888
identifier_str_mv 10.22408/reva6020218881321-1337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/888/664
/*ref*/CHALMERS, A. F.
/*ref*/O que é ciência afinal? Tradução
/*ref*/de Raul Filker. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
/*ref*/DARRAH, M.; HUMBERT, R.; FINSTEIN, J.; SIMON,
/*ref*/M.; HOPKINS, J. Are Virtual Labs as Effective as
/*ref*/Hands on Labs for Undergraduate Physics? A
/*ref*/Compar ative Study at Two Major Universities .
/*ref*/Journal of Science Education and Technology, v. 23,
/*ref*/814, DOI 10.1007/s10956 014 9513 9. 2014.
/*ref*/DEMO, P.
/*ref*/Metodologia do conhecimento científico .
/*ref*/São Paulo: Atlas, 2013.
/*ref*/FERREIRA, C
/*ref*/A L. Pesquisa quantitativa e
/*ref*/qua litativa: perspectivas para o campo da educação .
/*ref*/Revista Mosaico, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 173 182, jul./dez.
/*ref*/Disponível em: Acesso em: 30 janeiro .
/*ref*/HESTENES, D.; WELLS, M.
/*ref*/M., A mechanics baseline
/*ref*/test , Phys. Teach. 30 159, 1992.
/*ref*/HODSON, D.
/*ref*/Hacia u n enfoque más crítico del
/*ref*/trabajo de laboratório. Ensenãnza de las Ciências .
/*ref*/v.12, n.3, p. 299 313 1994.
/*ref*/HOHENFELD, D. P.; PENIDO, M. C
/*ref*/. Laboratórios
/*ref*/Convencionais e Virtuais no Ensino de Física VII
/*ref*/Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências
/*ref*/Enp ec, 2009.
/*ref*/KRUGER, F. M.
/*ref*/A Racionalidade Jurídica entre o
/*ref*/arcaico e o Contemporâneo: Uma Investigação sobre
/*ref*/a gênese do Direito nas Relações Sociais Primitivas e
/*ref*/sua Transposição para uma era Cibernética . Tese de
/*ref*/Doutorado pela Faculdade Autônoma de Direito de São
/*ref*/Paulo, FADISP 2017.
/*ref*/MARQUES, T. C. de F.; FILHO, A. L.; BARBOSA, C.
/*ref*/D. Mídias para EaD: Simuladores e suas
/*ref*/Contribuições para o Ensino de Física em Tópicos de
/*ref*/Cinemática . In: Simpósio Internacional de Educação a
/*ref*/Distância SIED, Encontro de Pesqui sadores de
/*ref*/Educação a Distância EnPED. São Carlos SP. Anais.
/*ref*/
/*ref*/MACÊDO, R. S. de.
/*ref*/O Laboratório Didático de
/*ref*/Ensino de Física Investigativo e a Formação de
/*ref*/Professores no IF UFBA , 2010. 143 f. Mestrado em
/*ref*/Ensino, Filosofia e História das Ciências Ins tituição de
/*ref*/Ensino, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.
/*ref*/MORAN, J. M.
/*ref*/Novos desafios na educação a
/*ref*/Internet na educação presencial e virtual . Editora da
/*ref*/UFPel, Pelotas, p. 19 44, 2005.
/*ref*/OVIGLI, D
/*ref*/F B ..; BERTUCCI, M C S. O Ensino de
/*ref*/Ciências na s séries iniciais e a Formação do Professor
/*ref*/nas Instituições Públicas Paulistas . In: Simpósio
/*ref*/Nacional d e Ensino d e Ciência e Tecnologia., Ponta
/*ref*/Grossa. Anais. 2009.
/*ref*/RUFATTO, C. A.; CARNEIRO, M. C.,
/*ref*/A Concepção de
/*ref*/Ciência de Popper e o Ensino de Ciências Revista
/*ref*/Ciência e Educação, v. 15, n. 2, p.69 89, 2009.
/*ref*/SILVA, S. S.
/*ref*/A R elação entre C iência e S enso C omum
/*ref*/Acesso : em 08 março 2020.
/*ref*/URL:http://journals.openedition.org/pontourbe/359; DOI:
/*ref*/https://doi. org/10.4000/pontourbe.359 2011.
/*ref*/SILVA, T. S. G.; ZARA, R. A.
/*ref*/As Ciências da Natureza
/*ref*/no Currículo AMOP e sua R elação com a Teoria da
/*ref*/Aprendizagem Significativa . Revista Valore, v.3 , 201 8.
/*ref*/II SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a
/*ref*/Ciência DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018 .
/*ref*/Caderno temático do II SIPEC Simpósio de Pesquisa em
/*ref*/Educação para a Ciência 2018.
/*ref*/SILVA, H .; WEISS, K COSTA, D .; VIEGAS, G .,
/*ref*/Produção de conhecimentos sobre ensi no de Física na
/*ref*/modalidade a distância: tendências, lacunas,perspectivas e relações com a produção do ensino. Cad.
/*ref*/Bras. Ens. Fís., v. 29, n. Especial 2: p. 708 728, 2012
/*ref*/TEIXEIRA, E. S.; FREIRE Jr., O.; EL
/*ref*/HANI, C. N. A
/*ref*/Influência de uma Abordagem Cont extual sobre as
/*ref*/Concepções acerca da Natureza da Ciência de
/*ref*/Estudantes de Física . Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p.
/*ref*/556, 2009.
/*ref*/TRIVELATO, F. S; SILVA, R. L.F; CARVALHO,
/*ref*/PESSOA, A. M. ( Ensino de ciências, Idéias em
/*ref*/Ação , Cengage Learning,2011.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1321-1337
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321575003422720