A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/888 |
Resumo: | Este trabalho analisa a visão sobre o conceito de ciências dos estudantes da graduação de físicade instituições daEducação a Distância EaD do Brasil . Eles estavam matriculados em disciplinas especificas que foram ministradas emlaboratório didático experimental em ambientes virtuais AVA. A metodologia seguiu os procedimentos de naturezaqualitativa e quantitativa com base de dados empíricos ao referencial teórico diante das análises. Como resultado ,observamos que os estudante s obtém um conhecimento essencial sobre a ciência, entretanto, em termos gerais, osconteúdos que abordam sobre ciências ou respectivamente a respeito da física experimental nos cursos de graduação emfísica na EaD, não trata a relação do que seria a ciênc ia e suas especificidades nestas disciplinas de laboratório.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Ensino de Física. EaD. |
id |
FASF_e1ae5ac4760a1da86aa63e79885dd7e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/888 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIAEste trabalho analisa a visão sobre o conceito de ciências dos estudantes da graduação de físicade instituições daEducação a Distância EaD do Brasil . Eles estavam matriculados em disciplinas especificas que foram ministradas emlaboratório didático experimental em ambientes virtuais AVA. A metodologia seguiu os procedimentos de naturezaqualitativa e quantitativa com base de dados empíricos ao referencial teórico diante das análises. Como resultado ,observamos que os estudante s obtém um conhecimento essencial sobre a ciência, entretanto, em termos gerais, osconteúdos que abordam sobre ciências ou respectivamente a respeito da física experimental nos cursos de graduação emfísica na EaD, não trata a relação do que seria a ciênc ia e suas especificidades nestas disciplinas de laboratório.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Ensino de Física. EaD.FaSFVeloso, Maria Sônia Silva de OliveiraKrüger, Frederico MarcosSilva, Leonilda do Nascimento da2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/88810.22408/reva6020218881321-1337Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1321-13372526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/888/664/*ref*/CHALMERS, A. F./*ref*/O que é ciência afinal? Tradução/*ref*/de Raul Filker. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993./*ref*/DARRAH, M.; HUMBERT, R.; FINSTEIN, J.; SIMON,/*ref*/M.; HOPKINS, J. Are Virtual Labs as Effective as/*ref*/Hands on Labs for Undergraduate Physics? A/*ref*/Compar ative Study at Two Major Universities ./*ref*/Journal of Science Education and Technology, v. 23,/*ref*/814, DOI 10.1007/s10956 014 9513 9. 2014./*ref*/DEMO, P./*ref*/Metodologia do conhecimento científico ./*ref*/São Paulo: Atlas, 2013./*ref*/FERREIRA, C/*ref*/A L. Pesquisa quantitativa e/*ref*/qua litativa: perspectivas para o campo da educação ./*ref*/Revista Mosaico, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 173 182, jul./dez./*ref*/Disponível em: Acesso em: 30 janeiro ./*ref*/HESTENES, D.; WELLS, M./*ref*/M., A mechanics baseline/*ref*/test , Phys. Teach. 30 159, 1992./*ref*/HODSON, D./*ref*/Hacia u n enfoque más crítico del/*ref*/trabajo de laboratório. Ensenãnza de las Ciências ./*ref*/v.12, n.3, p. 299 313 1994./*ref*/HOHENFELD, D. P.; PENIDO, M. C/*ref*/. Laboratórios/*ref*/Convencionais e Virtuais no Ensino de Física VII/*ref*/Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências/*ref*/Enp ec, 2009./*ref*/KRUGER, F. M./*ref*/A Racionalidade Jurídica entre o/*ref*/arcaico e o Contemporâneo: Uma Investigação sobre/*ref*/a gênese do Direito nas Relações Sociais Primitivas e/*ref*/sua Transposição para uma era Cibernética . Tese de/*ref*/Doutorado pela Faculdade Autônoma de Direito de São/*ref*/Paulo, FADISP 2017./*ref*/MARQUES, T. C. de F.; FILHO, A. L.; BARBOSA, C./*ref*/D. Mídias para EaD: Simuladores e suas/*ref*/Contribuições para o Ensino de Física em Tópicos de/*ref*/Cinemática . In: Simpósio Internacional de Educação a/*ref*/Distância SIED, Encontro de Pesqui sadores de/*ref*/Educação a Distância EnPED. São Carlos SP. Anais./*ref*//*ref*/MACÊDO, R. S. de./*ref*/O Laboratório Didático de/*ref*/Ensino de Física Investigativo e a Formação de/*ref*/Professores no IF UFBA , 2010. 143 f. Mestrado em/*ref*/Ensino, Filosofia e História das Ciências Ins tituição de/*ref*/Ensino, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010./*ref*/MORAN, J. M./*ref*/Novos desafios na educação a/*ref*/Internet na educação presencial e virtual . Editora da/*ref*/UFPel, Pelotas, p. 19 44, 2005./*ref*/OVIGLI, D/*ref*/F B ..; BERTUCCI, M C S. O Ensino de/*ref*/Ciências na s séries iniciais e a Formação do Professor/*ref*/nas Instituições Públicas Paulistas . In: Simpósio/*ref*/Nacional d e Ensino d e Ciência e Tecnologia., Ponta/*ref*/Grossa. Anais. 2009./*ref*/RUFATTO, C. A.; CARNEIRO, M. C.,/*ref*/A Concepção de/*ref*/Ciência de Popper e o Ensino de Ciências Revista/*ref*/Ciência e Educação, v. 15, n. 2, p.69 89, 2009./*ref*/SILVA, S. S./*ref*/A R elação entre C iência e S enso C omum/*ref*/Acesso : em 08 março 2020./*ref*/URL:http://journals.openedition.org/pontourbe/359; DOI:/*ref*/https://doi. org/10.4000/pontourbe.359 2011./*ref*/SILVA, T. S. G.; ZARA, R. A./*ref*/As Ciências da Natureza/*ref*/no Currículo AMOP e sua R elação com a Teoria da/*ref*/Aprendizagem Significativa . Revista Valore, v.3 , 201 8./*ref*/II SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a/*ref*/Ciência DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018 ./*ref*/Caderno temático do II SIPEC Simpósio de Pesquisa em/*ref*/Educação para a Ciência 2018./*ref*/SILVA, H .; WEISS, K COSTA, D .; VIEGAS, G .,/*ref*/Produção de conhecimentos sobre ensi no de Física na/*ref*/modalidade a distância: tendências, lacunas,perspectivas e relações com a produção do ensino. Cad./*ref*/Bras. Ens. Fís., v. 29, n. Especial 2: p. 708 728, 2012/*ref*/TEIXEIRA, E. S.; FREIRE Jr., O.; EL/*ref*/HANI, C. N. A/*ref*/Influência de uma Abordagem Cont extual sobre as/*ref*/Concepções acerca da Natureza da Ciência de/*ref*/Estudantes de Física . Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p./*ref*/556, 2009./*ref*/TRIVELATO, F. S; SILVA, R. L.F; CARVALHO,/*ref*/PESSOA, A. M. ( Ensino de ciências, Idéias em/*ref*/Ação , Cengage Learning,2011.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:37Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/888Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:37Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
title |
A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira |
title_short |
A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
title_full |
A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
title_sort |
A VISÃO PONTUAL SOBRE O CONHECIMENTO DE CIÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES QUE ESTUDAM FÍSICA NO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
author |
Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira |
author_facet |
Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira Krüger, Frederico Marcos Silva, Leonilda do Nascimento da |
author_role |
author |
author2 |
Krüger, Frederico Marcos Silva, Leonilda do Nascimento da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira Krüger, Frederico Marcos Silva, Leonilda do Nascimento da |
description |
Este trabalho analisa a visão sobre o conceito de ciências dos estudantes da graduação de físicade instituições daEducação a Distância EaD do Brasil . Eles estavam matriculados em disciplinas especificas que foram ministradas emlaboratório didático experimental em ambientes virtuais AVA. A metodologia seguiu os procedimentos de naturezaqualitativa e quantitativa com base de dados empíricos ao referencial teórico diante das análises. Como resultado ,observamos que os estudante s obtém um conhecimento essencial sobre a ciência, entretanto, em termos gerais, osconteúdos que abordam sobre ciências ou respectivamente a respeito da física experimental nos cursos de graduação emfísica na EaD, não trata a relação do que seria a ciênc ia e suas especificidades nestas disciplinas de laboratório.Palavras Chave: Ensino de Ciências. Ensino de Física. EaD. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/888 10.22408/reva6020218881321-1337 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/888 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva6020218881321-1337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/888/664 /*ref*/CHALMERS, A. F. /*ref*/O que é ciência afinal? Tradução /*ref*/de Raul Filker. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. /*ref*/DARRAH, M.; HUMBERT, R.; FINSTEIN, J.; SIMON, /*ref*/M.; HOPKINS, J. Are Virtual Labs as Effective as /*ref*/Hands on Labs for Undergraduate Physics? A /*ref*/Compar ative Study at Two Major Universities . /*ref*/Journal of Science Education and Technology, v. 23, /*ref*/814, DOI 10.1007/s10956 014 9513 9. 2014. /*ref*/DEMO, P. /*ref*/Metodologia do conhecimento científico . /*ref*/São Paulo: Atlas, 2013. /*ref*/FERREIRA, C /*ref*/A L. Pesquisa quantitativa e /*ref*/qua litativa: perspectivas para o campo da educação . /*ref*/Revista Mosaico, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 173 182, jul./dez. /*ref*/Disponível em: Acesso em: 30 janeiro . /*ref*/HESTENES, D.; WELLS, M. /*ref*/M., A mechanics baseline /*ref*/test , Phys. Teach. 30 159, 1992. /*ref*/HODSON, D. /*ref*/Hacia u n enfoque más crítico del /*ref*/trabajo de laboratório. Ensenãnza de las Ciências . /*ref*/v.12, n.3, p. 299 313 1994. /*ref*/HOHENFELD, D. P.; PENIDO, M. C /*ref*/. Laboratórios /*ref*/Convencionais e Virtuais no Ensino de Física VII /*ref*/Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências /*ref*/Enp ec, 2009. /*ref*/KRUGER, F. M. /*ref*/A Racionalidade Jurídica entre o /*ref*/arcaico e o Contemporâneo: Uma Investigação sobre /*ref*/a gênese do Direito nas Relações Sociais Primitivas e /*ref*/sua Transposição para uma era Cibernética . Tese de /*ref*/Doutorado pela Faculdade Autônoma de Direito de São /*ref*/Paulo, FADISP 2017. /*ref*/MARQUES, T. C. de F.; FILHO, A. L.; BARBOSA, C. /*ref*/D. Mídias para EaD: Simuladores e suas /*ref*/Contribuições para o Ensino de Física em Tópicos de /*ref*/Cinemática . In: Simpósio Internacional de Educação a /*ref*/Distância SIED, Encontro de Pesqui sadores de /*ref*/Educação a Distância EnPED. São Carlos SP. Anais. /*ref*/ /*ref*/MACÊDO, R. S. de. /*ref*/O Laboratório Didático de /*ref*/Ensino de Física Investigativo e a Formação de /*ref*/Professores no IF UFBA , 2010. 143 f. Mestrado em /*ref*/Ensino, Filosofia e História das Ciências Ins tituição de /*ref*/Ensino, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010. /*ref*/MORAN, J. M. /*ref*/Novos desafios na educação a /*ref*/Internet na educação presencial e virtual . Editora da /*ref*/UFPel, Pelotas, p. 19 44, 2005. /*ref*/OVIGLI, D /*ref*/F B ..; BERTUCCI, M C S. O Ensino de /*ref*/Ciências na s séries iniciais e a Formação do Professor /*ref*/nas Instituições Públicas Paulistas . In: Simpósio /*ref*/Nacional d e Ensino d e Ciência e Tecnologia., Ponta /*ref*/Grossa. Anais. 2009. /*ref*/RUFATTO, C. A.; CARNEIRO, M. C., /*ref*/A Concepção de /*ref*/Ciência de Popper e o Ensino de Ciências Revista /*ref*/Ciência e Educação, v. 15, n. 2, p.69 89, 2009. /*ref*/SILVA, S. S. /*ref*/A R elação entre C iência e S enso C omum /*ref*/Acesso : em 08 março 2020. /*ref*/URL:http://journals.openedition.org/pontourbe/359; DOI: /*ref*/https://doi. org/10.4000/pontourbe.359 2011. /*ref*/SILVA, T. S. G.; ZARA, R. A. /*ref*/As Ciências da Natureza /*ref*/no Currículo AMOP e sua R elação com a Teoria da /*ref*/Aprendizagem Significativa . Revista Valore, v.3 , 201 8. /*ref*/II SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a /*ref*/Ciência DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018 . /*ref*/Caderno temático do II SIPEC Simpósio de Pesquisa em /*ref*/Educação para a Ciência 2018. /*ref*/SILVA, H .; WEISS, K COSTA, D .; VIEGAS, G ., /*ref*/Produção de conhecimentos sobre ensi no de Física na /*ref*/modalidade a distância: tendências, lacunas,perspectivas e relações com a produção do ensino. Cad. /*ref*/Bras. Ens. Fís., v. 29, n. Especial 2: p. 708 728, 2012 /*ref*/TEIXEIRA, E. S.; FREIRE Jr., O.; EL /*ref*/HANI, C. N. A /*ref*/Influência de uma Abordagem Cont extual sobre as /*ref*/Concepções acerca da Natureza da Ciência de /*ref*/Estudantes de Física . Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p. /*ref*/556, 2009. /*ref*/TRIVELATO, F. S; SILVA, R. L.F; CARVALHO, /*ref*/PESSOA, A. M. ( Ensino de ciências, Idéias em /*ref*/Ação , Cengage Learning,2011. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1321-1337 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321575003422720 |