PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sombra, Fernanda Leocadio Bitencourt
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins, Cassio, Leite, Cassiane Nunes, Alves, Marcelo Paraiso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/996
Resumo: A educação física escolar (EFE) historicamente privilegiou os esportes de quadra (Handebol, Voleibol, Futsal, Basquetebol), reduzindo as experiências dos(as) estudantes da Educação Básica aos esportes com bola. Assim, ao priorizar o uso da Orientação como um conteúdo para as aulas de EFE nos deparamos com inúmeras terminologias para a referida cultura corporal de movimento. Desse modo, o trabalho objetiva investigar as noções ou terminologias vinculadas a Corrida de Orientação, Esporte Orientação e Orientação, bem como as suas especificidades e o modo como são utilizadas. No intuito de atingir o objetivo da pesquisa optamos pela revisão integrativa e, respectivamente, para a produção de dados optamos pelas seguintes bases: Banco de Teses e Dissertações da CAPES; ScIELO; LILACS, e, por fim, os anais do CBAA, devido à sua relevância nacional e internacional no âmbito das Atividades de Aventura. Como resultante da análise e discussão dos dados da pesquisa optamos por problematizar a noção de Práticas de Orientação como uma proposição para a Educação Física Escolar.
id FASF_e26d0029a12fb51111a08193043a3a44
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/996
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃOA educação física escolar (EFE) historicamente privilegiou os esportes de quadra (Handebol, Voleibol, Futsal, Basquetebol), reduzindo as experiências dos(as) estudantes da Educação Básica aos esportes com bola. Assim, ao priorizar o uso da Orientação como um conteúdo para as aulas de EFE nos deparamos com inúmeras terminologias para a referida cultura corporal de movimento. Desse modo, o trabalho objetiva investigar as noções ou terminologias vinculadas a Corrida de Orientação, Esporte Orientação e Orientação, bem como as suas especificidades e o modo como são utilizadas. No intuito de atingir o objetivo da pesquisa optamos pela revisão integrativa e, respectivamente, para a produção de dados optamos pelas seguintes bases: Banco de Teses e Dissertações da CAPES; ScIELO; LILACS, e, por fim, os anais do CBAA, devido à sua relevância nacional e internacional no âmbito das Atividades de Aventura. Como resultante da análise e discussão dos dados da pesquisa optamos por problematizar a noção de Práticas de Orientação como uma proposição para a Educação Física Escolar.FaSFSombra, Fernanda Leocadio BitencourtMartins, CassioLeite, Cassiane NunesAlves, Marcelo Paraiso2022-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/99610.22408/reva702022996e-7005Revista Valore; v. 7 (2022): Revista Valore; e-70052526-043X2525-900810.22408/reva702022reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/996/938https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/downloadSuppFile/996/94/*ref*/BEZERRA, Kleiton Ramires Pires. Alfabetização cartográfica a partir do esporte de orientação. 2018, 151f. Dissertação (Educação). Universidade Estadual do Mato Grosso. Campo Grande-MS, 2018./*ref*/CAUPER, Dayse Alisson Camara. O ensino do Esporte Orientação na escola: possibilidades e limites de uma proposta à luz da metodologia crítico superadora. 2018, 390f. Dissertação (Ensino na Educação Básica). Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2018./*ref*/CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1996. v. 1./*ref*/FERRAÇO, Carlos Eduardo; SOARES, Maria da Conceição Silva; ALVES, Nilda. Michel de Certeau e as pesquisas nos, dos, com os cotidianos em educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018. p. 108./*ref*/GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002./*ref*/GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, Emblemas e Sinais. São Paulo: CIA das Letras, 1989. p. 143-275./*ref*/HARTMANN, Adriana. O Desporto Orientação como ferramenta para o ensino da Matemática. 2014. 106f. Dissertação (Educação). Universidade de Brasília. Brásilia, 2014./*ref*/LACERDA, Mitsi Pinheiro. Em práticas pedagógicas e investigativas... a surpresa. Revista Entreideias. Acesso em: fev. 2021./*ref*/LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, [s.l.], jan./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: fev. 2021./*ref*/MAFFESOLI, Michel. A terra fértil do cotidiano. Revista FAMECOS: mídia, cultura e gtecnologia, Porto Alegre: Ed. PUCRS, v. 2, n. 36, ago. 2008./*ref*/MINAYO, Maria Cecília de Sousa; COSTA, P.A. Fundamentos teóricos das técnicas de investigação qualitativa. Revista Lusófona de Educação, [S.l.: s.n, s/d]. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/ index.php/rleducacao/article/view/6439. Acesso em: mar. 2021./*ref*/PAIS, José Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Editora Cortez, 2003. p. 272./*ref*/SENNET, Richard. O Artífice. 5. ed. São Paulo: Record, 2009. 362p./*ref*/SHERMA, Elka Paccelli. Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da cartografia. Tese (Doutorado em Geociências e Ciências exatas). 2010, 202f. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2010./*ref*/SILVA, Arcênio Meneses da. Esporte orientação e formação de professores de Geografia: uma experiência com cartografia escolar. 2012. 210 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012./*ref*/SILVA, Flávia Heloisa. Corrida de Orientação: estratégia pedagógica, para Educação Física na Educação Profissional e Tecnológica. Dissertação (Educação Profissional e Tecnológica). 2019, 196 f. Instituto Federal do Paraná. Curitiba, 2019./*ref*/SILVA, Marion Costa. Aplicabilidade da Prática Corporal “Esporte de orientação” no espaço escolar. 2020. 236 f. Dissertação (Educação) – Faculdade de Ciência e Tecnologia Campus de Presidente Prudente Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2020./*ref*/SOUSA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Revista Einstein, [s.l.], v. 8, p.102-106, 2010./*ref*/TEIXEIRA, Kelly Silva.; FIGUEIRÓ, Ronaldo Portela.; NASCIMENTO, M. S.; PARAISO ALVES, Marcelo. Socialidade, Tribos Urbanas e o cotidiano dos(as) ciclistas de Volta Redonda. Colóquio técnico-científico do UniFOA. In: COLÓQUIO TÉCNICO-CIENTÍFICO DO UNIFOA, 8, 2019. Anais [...] Resumos: Humanas e Sociais Aplicadas, Ensino e Metodologias Ativas. Volta Redonda: Centro Universitário de Volta Redonda – FOA, out. 2019./*ref*/UVINHA, Ricardo Ricci. Esportes radicais nas aulas de educação física do ensino fundamental. In: UVINHA, Ricardo Ricci; MOREIRA, Evando Carlos. (org.). Educação Física escolar: desafios e propostas. Jundiaí, SP: Fontoura, 2004. p. 99-111.Direitos autorais 2022 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-10T14:21:43Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/996Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-10-10T14:21:43Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
title PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
spellingShingle PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
Sombra, Fernanda Leocadio Bitencourt
title_short PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
title_full PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
title_fullStr PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
title_sort PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
author Sombra, Fernanda Leocadio Bitencourt
author_facet Sombra, Fernanda Leocadio Bitencourt
Martins, Cassio
Leite, Cassiane Nunes
Alves, Marcelo Paraiso
author_role author
author2 Martins, Cassio
Leite, Cassiane Nunes
Alves, Marcelo Paraiso
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sombra, Fernanda Leocadio Bitencourt
Martins, Cassio
Leite, Cassiane Nunes
Alves, Marcelo Paraiso
description A educação física escolar (EFE) historicamente privilegiou os esportes de quadra (Handebol, Voleibol, Futsal, Basquetebol), reduzindo as experiências dos(as) estudantes da Educação Básica aos esportes com bola. Assim, ao priorizar o uso da Orientação como um conteúdo para as aulas de EFE nos deparamos com inúmeras terminologias para a referida cultura corporal de movimento. Desse modo, o trabalho objetiva investigar as noções ou terminologias vinculadas a Corrida de Orientação, Esporte Orientação e Orientação, bem como as suas especificidades e o modo como são utilizadas. No intuito de atingir o objetivo da pesquisa optamos pela revisão integrativa e, respectivamente, para a produção de dados optamos pelas seguintes bases: Banco de Teses e Dissertações da CAPES; ScIELO; LILACS, e, por fim, os anais do CBAA, devido à sua relevância nacional e internacional no âmbito das Atividades de Aventura. Como resultante da análise e discussão dos dados da pesquisa optamos por problematizar a noção de Práticas de Orientação como uma proposição para a Educação Física Escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/996
10.22408/reva702022996e-7005
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/996
identifier_str_mv 10.22408/reva702022996e-7005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/996/938
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/downloadSuppFile/996/94
/*ref*/BEZERRA, Kleiton Ramires Pires. Alfabetização cartográfica a partir do esporte de orientação. 2018, 151f. Dissertação (Educação). Universidade Estadual do Mato Grosso. Campo Grande-MS, 2018.
/*ref*/CAUPER, Dayse Alisson Camara. O ensino do Esporte Orientação na escola: possibilidades e limites de uma proposta à luz da metodologia crítico superadora. 2018, 390f. Dissertação (Ensino na Educação Básica). Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2018.
/*ref*/CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1996. v. 1.
/*ref*/FERRAÇO, Carlos Eduardo; SOARES, Maria da Conceição Silva; ALVES, Nilda. Michel de Certeau e as pesquisas nos, dos, com os cotidianos em educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018. p. 108.
/*ref*/GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
/*ref*/GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, Emblemas e Sinais. São Paulo: CIA das Letras, 1989. p. 143-275.
/*ref*/HARTMANN, Adriana. O Desporto Orientação como ferramenta para o ensino da Matemática. 2014. 106f. Dissertação (Educação). Universidade de Brasília. Brásilia, 2014.
/*ref*/LACERDA, Mitsi Pinheiro. Em práticas pedagógicas e investigativas... a surpresa. Revista Entreideias. Acesso em: fev. 2021.
/*ref*/LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, [s.l.], jan./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: fev. 2021.
/*ref*/MAFFESOLI, Michel. A terra fértil do cotidiano. Revista FAMECOS: mídia, cultura e gtecnologia, Porto Alegre: Ed. PUCRS, v. 2, n. 36, ago. 2008.
/*ref*/MINAYO, Maria Cecília de Sousa; COSTA, P.A. Fundamentos teóricos das técnicas de investigação qualitativa. Revista Lusófona de Educação, [S.l.: s.n, s/d]. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/ index.php/rleducacao/article/view/6439. Acesso em: mar. 2021.
/*ref*/PAIS, José Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Editora Cortez, 2003. p. 272.
/*ref*/SENNET, Richard. O Artífice. 5. ed. São Paulo: Record, 2009. 362p.
/*ref*/SHERMA, Elka Paccelli. Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da cartografia. Tese (Doutorado em Geociências e Ciências exatas). 2010, 202f. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2010.
/*ref*/SILVA, Arcênio Meneses da. Esporte orientação e formação de professores de Geografia: uma experiência com cartografia escolar. 2012. 210 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.
/*ref*/SILVA, Flávia Heloisa. Corrida de Orientação: estratégia pedagógica, para Educação Física na Educação Profissional e Tecnológica. Dissertação (Educação Profissional e Tecnológica). 2019, 196 f. Instituto Federal do Paraná. Curitiba, 2019.
/*ref*/SILVA, Marion Costa. Aplicabilidade da Prática Corporal “Esporte de orientação” no espaço escolar. 2020. 236 f. Dissertação (Educação) – Faculdade de Ciência e Tecnologia Campus de Presidente Prudente Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2020.
/*ref*/SOUSA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Revista Einstein, [s.l.], v. 8, p.102-106, 2010.
/*ref*/TEIXEIRA, Kelly Silva.; FIGUEIRÓ, Ronaldo Portela.; NASCIMENTO, M. S.; PARAISO ALVES, Marcelo. Socialidade, Tribos Urbanas e o cotidiano dos(as) ciclistas de Volta Redonda. Colóquio técnico-científico do UniFOA. In: COLÓQUIO TÉCNICO-CIENTÍFICO DO UNIFOA, 8, 2019. Anais [...] Resumos: Humanas e Sociais Aplicadas, Ensino e Metodologias Ativas. Volta Redonda: Centro Universitário de Volta Redonda – FOA, out. 2019.
/*ref*/UVINHA, Ricardo Ricci. Esportes radicais nas aulas de educação física do ensino fundamental. In: UVINHA, Ricardo Ricci; MOREIRA, Evando Carlos. (org.). Educação Física escolar: desafios e propostas. Jundiaí, SP: Fontoura, 2004. p. 99-111.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 7 (2022): Revista Valore; e-7005
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva702022
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321572963942400