PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃO
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/996 |
Resumo: | A educação física escolar (EFE) historicamente privilegiou os esportes de quadra (Handebol, Voleibol, Futsal, Basquetebol), reduzindo as experiências dos(as) estudantes da Educação Básica aos esportes com bola. Assim, ao priorizar o uso da Orientação como um conteúdo para as aulas de EFE nos deparamos com inúmeras terminologias para a referida cultura corporal de movimento. Desse modo, o trabalho objetiva investigar as noções ou terminologias vinculadas a Corrida de Orientação, Esporte Orientação e Orientação, bem como as suas especificidades e o modo como são utilizadas. No intuito de atingir o objetivo da pesquisa optamos pela revisão integrativa e, respectivamente, para a produção de dados optamos pelas seguintes bases: Banco de Teses e Dissertações da CAPES; ScIELO; LILACS, e, por fim, os anais do CBAA, devido à sua relevância nacional e internacional no âmbito das Atividades de Aventura. Como resultante da análise e discussão dos dados da pesquisa optamos por problematizar a noção de Práticas de Orientação como uma proposição para a Educação Física Escolar. |
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PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REVISÃOA educação física escolar (EFE) historicamente privilegiou os esportes de quadra (Handebol, Voleibol, Futsal, Basquetebol), reduzindo as experiências dos(as) estudantes da Educação Básica aos esportes com bola. Assim, ao priorizar o uso da Orientação como um conteúdo para as aulas de EFE nos deparamos com inúmeras terminologias para a referida cultura corporal de movimento. Desse modo, o trabalho objetiva investigar as noções ou terminologias vinculadas a Corrida de Orientação, Esporte Orientação e Orientação, bem como as suas especificidades e o modo como são utilizadas. No intuito de atingir o objetivo da pesquisa optamos pela revisão integrativa e, respectivamente, para a produção de dados optamos pelas seguintes bases: Banco de Teses e Dissertações da CAPES; ScIELO; LILACS, e, por fim, os anais do CBAA, devido à sua relevância nacional e internacional no âmbito das Atividades de Aventura. 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