A orientação sexual e a educação física: sobre a prática pedagógica do professor na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/96093 |
Resumo: | De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais a Orientação Sexual é um tema transversal que deve ser tratado por todas as áreas do currículo escolar. Logo, a Educação Física, ao conceber as práticas da cultura corporal e, como componente curricular integrado à proposta pedagógica da escola, também tem responsabilidade em trabalhar com a Orientação Sexual. Entretanto, as perguntas que surgem são: De que maneira os professores de Educação Física têm lidado com a Orientação Sexual em suas aulas? Como reconhecem a importância da escola e, em especial, das aulas de Educação Física, frente à sexualidade dos adolescentes? Assim sendo, o objetivo desta pesquisa foi investigar como a Orientação Sexual integra a prática pedagógica de professores de Educação Física na escola. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, tendo como instrumento de investigação a entrevista semi-estruturada. Participaram deste estudo 5 professores de Educação Física da Rede Pública de São Paulo, que acumulam, no mínimo, 5 anos de experiência docente ministrando aulas nos “anos finais” do Ensino Fundamental. Além disso, optou-se pela escolha de professores titulados mestres ou mestrandos na área da Educação Física e que, atualmente, encontram-se vinculados a grupos de pesquisa. Partindo desses critérios, procurou-se registrar, descrever, analisar e interpretar os discursos dos professores entrevistados. Os resultados indicaram que, as manifestações da sexualidade nas aulas de Educação Física, relacionam-se principalmente, aos preconceitos e às necessidades sexuais próprias da adolescência, sendo o papel da Educação Física no trabalho com a Orientação Sexual estudar o corpo e suas “marcas” históricas, bem como, permitir o reconhecimento desse corpo e de suas potencialidades – limites, prazeres e desejos. Embora todos... |
id |
UNSP_56633206d6046460f4c6236c4e9960f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/96093 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A orientação sexual e a educação física: sobre a prática pedagógica do professor na escolaEducação física - Estudo e ensinoEnsino fundamentalSexoSexualidadeEducação física escolarPrática pedagógicaSchool physical educationSexualityDe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais a Orientação Sexual é um tema transversal que deve ser tratado por todas as áreas do currículo escolar. Logo, a Educação Física, ao conceber as práticas da cultura corporal e, como componente curricular integrado à proposta pedagógica da escola, também tem responsabilidade em trabalhar com a Orientação Sexual. Entretanto, as perguntas que surgem são: De que maneira os professores de Educação Física têm lidado com a Orientação Sexual em suas aulas? Como reconhecem a importância da escola e, em especial, das aulas de Educação Física, frente à sexualidade dos adolescentes? Assim sendo, o objetivo desta pesquisa foi investigar como a Orientação Sexual integra a prática pedagógica de professores de Educação Física na escola. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, tendo como instrumento de investigação a entrevista semi-estruturada. Participaram deste estudo 5 professores de Educação Física da Rede Pública de São Paulo, que acumulam, no mínimo, 5 anos de experiência docente ministrando aulas nos “anos finais” do Ensino Fundamental. Além disso, optou-se pela escolha de professores titulados mestres ou mestrandos na área da Educação Física e que, atualmente, encontram-se vinculados a grupos de pesquisa. Partindo desses critérios, procurou-se registrar, descrever, analisar e interpretar os discursos dos professores entrevistados. Os resultados indicaram que, as manifestações da sexualidade nas aulas de Educação Física, relacionam-se principalmente, aos preconceitos e às necessidades sexuais próprias da adolescência, sendo o papel da Educação Física no trabalho com a Orientação Sexual estudar o corpo e suas “marcas” históricas, bem como, permitir o reconhecimento desse corpo e de suas potencialidades – limites, prazeres e desejos. Embora todos...According to National Curriculum Parameters, the Sexual Guidance is a transversal topic that should be treated by all the areas from the curriculum in the school. So, the Physical Education, conceiving the practice of body culture and, as a component inserted in the pedagogical proposal of the school, has also the responsibility to work with the Sexual Guidance. However, the commonly questions are: How can the Physical Education Teachers work with the Sexual Guidance in their classes? How do they recognize the importance of the school and, specially, the Physical Education classes facing the adolescents´ sexuality? Considering this, the objective of this research was to investigate how the Sexual Guidance has integrated the pedagogical practice of the Physical Education Teachers in the school. The method used was of the qualitative nature, having a semi-structured interview as an instrument. Five teachers from a Public School in Sao Paulo took part in this study, that together have at least five years of experience, giving classes to the “last years” of Ensino Fundamental. Besides, we decided to choose Professors who are masters at the Physical Education area and that nowadays are connected to groups of research. Leaving from this criterions, was registered, described, analyzed and interpreted the teachers´ speeches. The results indicated that the manifestations of sexuality in the Physical Education classes are related to, mainly, prejudice and the adolescents´ necessities, at this the role of the Physical Education with the Sexual Guidance is to study the body and its historical marks, as well as, to permit the recognition of the body and its potential – limits, pleasure and wishes. Although the interviewed teachers have admitted working with the Sexual Guidance in their classes, they don’t feel prepared enough to deal with the topic... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Ivan Luis dos [UNESP]2014-06-11T19:28:00Z2014-06-11T19:28:00Z2009-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii, 173 f. : il., tabs.application/pdfSANTOS, Ivan Luis dos. A orientação sexual e a educação física: sobre a prática pedagógica do professor na escola. 2009. xiii, 173 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.http://hdl.handle.net/11449/96093000588461santos_il_me_rcla.pdf33004137062P07067580329376825Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-29T06:06:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96093Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-29T06:06:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A orientação sexual e a educação física: sobre a prática pedagógica do professor na escola |
title |
A orientação sexual e a educação física: sobre a prática pedagógica do professor na escola |
spellingShingle |
A orientação sexual e a educação física: sobre a prática pedagógica do professor na escola Santos, Ivan Luis dos [UNESP] Educação física - Estudo e ensino Ensino fundamental Sexo Sexualidade Educação física escolar Prática pedagógica School physical education Sexuality |
title_short |
A orientação sexual e a educação física: sobre a prática pedagógica do professor na escola |
title_full |
A orientação sexual e a educação física: sobre a prática pedagógica do professor na escola |
title_fullStr |
A orientação sexual e a educação física: sobre a prática pedagógica do professor na escola |
title_full_unstemmed |
A orientação sexual e a educação física: sobre a prática pedagógica do professor na escola |
title_sort |
A orientação sexual e a educação física: sobre a prática pedagógica do professor na escola |
author |
Santos, Ivan Luis dos [UNESP] |
author_facet |
Santos, Ivan Luis dos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ivan Luis dos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Estudo e ensino Ensino fundamental Sexo Sexualidade Educação física escolar Prática pedagógica School physical education Sexuality |
topic |
Educação física - Estudo e ensino Ensino fundamental Sexo Sexualidade Educação física escolar Prática pedagógica School physical education Sexuality |
description |
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais a Orientação Sexual é um tema transversal que deve ser tratado por todas as áreas do currículo escolar. Logo, a Educação Física, ao conceber as práticas da cultura corporal e, como componente curricular integrado à proposta pedagógica da escola, também tem responsabilidade em trabalhar com a Orientação Sexual. Entretanto, as perguntas que surgem são: De que maneira os professores de Educação Física têm lidado com a Orientação Sexual em suas aulas? Como reconhecem a importância da escola e, em especial, das aulas de Educação Física, frente à sexualidade dos adolescentes? Assim sendo, o objetivo desta pesquisa foi investigar como a Orientação Sexual integra a prática pedagógica de professores de Educação Física na escola. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, tendo como instrumento de investigação a entrevista semi-estruturada. Participaram deste estudo 5 professores de Educação Física da Rede Pública de São Paulo, que acumulam, no mínimo, 5 anos de experiência docente ministrando aulas nos “anos finais” do Ensino Fundamental. Além disso, optou-se pela escolha de professores titulados mestres ou mestrandos na área da Educação Física e que, atualmente, encontram-se vinculados a grupos de pesquisa. Partindo desses critérios, procurou-se registrar, descrever, analisar e interpretar os discursos dos professores entrevistados. Os resultados indicaram que, as manifestações da sexualidade nas aulas de Educação Física, relacionam-se principalmente, aos preconceitos e às necessidades sexuais próprias da adolescência, sendo o papel da Educação Física no trabalho com a Orientação Sexual estudar o corpo e suas “marcas” históricas, bem como, permitir o reconhecimento desse corpo e de suas potencialidades – limites, prazeres e desejos. Embora todos... |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-24 2014-06-11T19:28:00Z 2014-06-11T19:28:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Ivan Luis dos. A orientação sexual e a educação física: sobre a prática pedagógica do professor na escola. 2009. xiii, 173 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009. http://hdl.handle.net/11449/96093 000588461 santos_il_me_rcla.pdf 33004137062P0 7067580329376825 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Ivan Luis dos. A orientação sexual e a educação física: sobre a prática pedagógica do professor na escola. 2009. xiii, 173 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009. 000588461 santos_il_me_rcla.pdf 33004137062P0 7067580329376825 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/96093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xiii, 173 f. : il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803649556678705152 |