INVARIANTES FUNCIONAIS PIAGETIANOS NA EDUCAÇÃO DO ALUNO EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM CAMINHAR ENTRE PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS
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Data de Publicação: | 2022 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1324 |
Resumo: | Este artigo retoma conceitos centrais da teoria piagetiana, e propõe-se a articula-los aplicados à prática educacional junto ao aluno com deficiência intelectual. A pesquisa teórica, com destaques da obra de Piaget, articula-se à exemplos retirados do cotidiano, enaltecendo a atividade no processo de construção do conhecimento. A mediação educacional impacta positiva ou negativamente, dependendo da tomada de consciência do professor. Com os argumentos apresentados, espera-se contribuir com o fortalecimento da ação docente que impulsiona o aprender a aprender de todos os alunos, inclusive os alunos com deficiência intelectual. |
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INVARIANTES FUNCIONAIS PIAGETIANOS NA EDUCAÇÃO DO ALUNO EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM CAMINHAR ENTRE PERMANÊNCIAS E MUDANÇASEste artigo retoma conceitos centrais da teoria piagetiana, e propõe-se a articula-los aplicados à prática educacional junto ao aluno com deficiência intelectual. A pesquisa teórica, com destaques da obra de Piaget, articula-se à exemplos retirados do cotidiano, enaltecendo a atividade no processo de construção do conhecimento. A mediação educacional impacta positiva ou negativamente, dependendo da tomada de consciência do professor. Com os argumentos apresentados, espera-se contribuir com o fortalecimento da ação docente que impulsiona o aprender a aprender de todos os alunos, inclusive os alunos com deficiência intelectual.FaSFMarques, ValériaKulina Simon Esteves Sampaio, Ana Alice2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/132410.22408/reva7020221324e-7061Revista Valore; v. 7 (2022): Revista Valore; e-70612526-043X2525-900810.22408/reva702022reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1324/997/*ref*/BEYER, H. O. O fazer psicopedagógico: a abordagem de Reuven Feurstein a partir de Piaget e Vygotsky. Posto Alegre: Mediação, 1996./*ref*/CAMPOS, J. L. De Francastel a Piaget: em torno do conceito de espaço. Parte I: O elemento genético. In Espéculo. Revista de estudios literarios. Universidad Complutense de Madrid, 2005. Disponivel em http://www.ucm.es/info/especulo/ numero30/francast.html. Acessível em junho de 2009./*ref*/CUNHA, G. F. Homeostase e homeorrese na relação genoma/meio. Publicado em: 11/10/2007. Disponível em http://diversae.blogspot.com/2007/10/homeostase-e-homeorrese-na-relao.html; Acessado em junho de 2009./*ref*/GIUSTA, A. S. Epistemologia genética e psicogênese: noções fundamentais para a sua compreensão e uso. In: Em Aberto, Brasília, ano 9, n. 48, out. dez 1990, p. 25-38./*ref*/MARQUES, V. A produção da notação numérica na pessoa com deficiência mental. Mestrado em educação. Dissertação. Rio de Janeiro: UERJ, agosto, 1996./*ref*/__________. Rupturas epistemólogicas e psicologia: a importância do olhar fluido. Doutorado em Psicologia. Tese. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005./*ref*/MALUF, U. M. M. Epistemologias não ordinárias: paradigmas alternativos nas ciências humanas e sociais. v.1 e v.2. Rio de Janeiro: Booklink, 2003./*ref*/__________ Cultura e mosaico: introdução à Teoria das Estranhezas. Rio de Janeiro: Booklink, 2002./*ref*/MORENO, M. et al. Conhecimento e mudança: os modelos organizados na construção do conhecimento. São Paulo: Unicamp/Moderna, 2000./*ref*/PIAGET, J. Biologia e conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1973./*ref*/__________. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976./*ref*/__________. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1979./*ref*/__________. O Nascimento da Inteligência na Criança. Rio de Janeiro: Editora Guanabara. 1987/*ref*/__________, INHELDER, B. Memória e inteligência. Rio de Janeiro: Artenova, 1979./*ref*/SALADINI, A. C. Da ação à reflexão: o processo de tomada de consciência. In Schème. Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Volume I nº 2 – Jul-Dez/2008. Disponível em <http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/ Scheme/Vol01Num02Art02.pdf>. Acesso em Junho de 2009./*ref*/SEMINERIO, F.L.P. Piaget: o construtivismo na psicologia e na educação. Rio de Janeiro: Imago, 1996a./*ref*/__________. A metacognição e seus usos. Arquivos Brasileiros de Psicologia. Rio de Janeiro, v. 47, n. 3, p. 3-30, 1996b./*ref*/__________. ANSELME, C. R.; CHAHON, M. Novos rumos na psicologia e na pedagogia: Metacognição, uma nova opção. Arquivos Brasileiros de Psicologia. Rio de Janeiro, v. 49, n. 3, p. 5-22, 1998./*ref*/__________. ANSELME, C. R.; CHAHON, M. Metacognição: um novo paradigma. Arquivos Brasileiros de Psicologia. Rio de Janeiro,v. 51, n. 1, p. 110-126, 1999/*ref*/STERNBERG, R. Psicologia Cognitiva. São Paulo: Cengage Leraning, 2000./*ref*/TRAN-THONG. Estádios e conceito de estádio de desenvolvimento da criança na psicologia contemporânea. Volume I. Porto: Afrontamento, 1987.Direitos autorais 2022 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-10T14:21:49Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1324Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-10-10T14:21:49Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
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