VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leprique, Kayanne Lia Prado Angelo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Alisson Henrique, Gomes, Luciano Carvalhais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/168
Resumo: Partindo do pressuposto que o Ensino encontrado nas salas de aula não mais sustenta seu papel, buscamos nesse trabalho apresentar uma possível alternativa em busca da melhora dessa situação. Uma solução vista por nós pode ser por meio da correlação entre a Teoria Sócio-Histórica-Cultural e a Argumentação. Durante o trabalho apresentamos os principais pilares teóricos de ambas teorias e as possíveis conversas que podem ocorrer entre elas. Essa abordagem como um todo é focada na criação de diversas atividades acadêmicas que visam um Ensino de Física mais eficaz e, consequentemente, apresente resultados mais satisfatórios.
id FASF_fe5a33f8f9f7291db70cf74b04318033
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/168
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICAPartindo do pressuposto que o Ensino encontrado nas salas de aula não mais sustenta seu papel, buscamos nesse trabalho apresentar uma possível alternativa em busca da melhora dessa situação. Uma solução vista por nós pode ser por meio da correlação entre a Teoria Sócio-Histórica-Cultural e a Argumentação. Durante o trabalho apresentamos os principais pilares teóricos de ambas teorias e as possíveis conversas que podem ocorrer entre elas. Essa abordagem como um todo é focada na criação de diversas atividades acadêmicas que visam um Ensino de Física mais eficaz e, consequentemente, apresente resultados mais satisfatórios.FaSFLeprique, Kayanne Lia Prado AngeloSilva, Alisson HenriqueGomes, Luciano Carvalhais2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/16810.22408/reva302018168608-618Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 608-6182526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/168/178/*ref*/BOZZO, Marcel Valentino. Identificação dos perfis das pesquisas em argumentação no ensino de Ciências no período de 1988 a 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências - Ensino de Biologia) - Instituto de Biologia, Faculdade de educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. 159 p./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio) – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000./*ref*/CAPECCHI, Maria Candida Varone de Morais; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Argumentação em uma aula de conhecimento físico com crianças na faixa de oito a dez anos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n.3, p. 171-189, 2000./*ref*/ERDURAN, Sibel; SIMON, Shirley; OSBORNE, Jonathan. TAPping into argumentation: Developments in the application of Toulmin's argument pattern for studying science discourse. Science education, v. 88, n. 6, p. 915-933, 2004./*ref*/JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, María Pilar; BUSTAMANTE, Joaquín Díaz. Discurso de aula y argumentación en la clase de ciencias: cuestiones teóricas y metodológicas. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, v. 21, n. 3, p. 359, 2003./*ref*/LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. An anthropologist visits the laboratory. In:/*ref*/LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. (Org.). Laboratory Life: The construction of scientific facts. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1986./*ref*/MUNFORD, Danusa; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 9, n. 1, p. 89-111, 2007./*ref*/OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993./*ref*/SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ações e indicadores da construção do Argumento em Aula de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n 2, p. 169-189, 2013./*ref*/SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. A construção de argumentos em aulas de ciências: o papel dos dados, evidências e variáveis no estabelecimento de justificativas. Ciência & Educação, v.20, n. 2, p. 393-410, 2014./*ref*/VIEIRA, Rodrigo Drumond. Discursos em Salas de Aula de Ciências: uma estrutura de análise baseada na teoria da atividade, sociolinguística e linguística textual. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, 2011. 139 p./*ref*/VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Sousa do; VILLANI, Carlos Eduardo Porto. Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 2, p.72-94, 2008./*ref*/VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Souza do. Uma proposta de critérios marcadores para identificação de situações argumentativas em sala de aula de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, p. 81-102, 2009./*ref*/VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Argumentação no Ensino de Ciências: tendências, práticas e metodologia de análise. 1 ed. – Curitiba: Appris, 2013./*ref*/VILLANI, Carlos Eduardo Porto; NASCIMENTO, Silvania Sousa do. A argumentação e o ensino de ciências: uma atividade experimental no laboratório didático de física do ensino médio. Investigações em ensino de Ciências, v. 8, n. 3, p. 187-209, 2003./*ref*/VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987./*ref*/VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente. 7ª ed. Brasileira. São Paulo. Martins Fontes, 2007./*ref*/YORE, Larry; BIZANS, Gay.; HAND, Brain. Examining the literacy component of science literacy: 25 years of language arts and science research. Internacional Journal of Science Education, v. 25, n.6, p. 689-725, 2003.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/168Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA
title VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA
spellingShingle VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Leprique, Kayanne Lia Prado Angelo
title_short VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA
title_full VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA
title_fullStr VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA
title_full_unstemmed VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA
title_sort VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA
author Leprique, Kayanne Lia Prado Angelo
author_facet Leprique, Kayanne Lia Prado Angelo
Silva, Alisson Henrique
Gomes, Luciano Carvalhais
author_role author
author2 Silva, Alisson Henrique
Gomes, Luciano Carvalhais
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Leprique, Kayanne Lia Prado Angelo
Silva, Alisson Henrique
Gomes, Luciano Carvalhais
description Partindo do pressuposto que o Ensino encontrado nas salas de aula não mais sustenta seu papel, buscamos nesse trabalho apresentar uma possível alternativa em busca da melhora dessa situação. Uma solução vista por nós pode ser por meio da correlação entre a Teoria Sócio-Histórica-Cultural e a Argumentação. Durante o trabalho apresentamos os principais pilares teóricos de ambas teorias e as possíveis conversas que podem ocorrer entre elas. Essa abordagem como um todo é focada na criação de diversas atividades acadêmicas que visam um Ensino de Física mais eficaz e, consequentemente, apresente resultados mais satisfatórios.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/168
10.22408/reva302018168608-618
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/168
identifier_str_mv 10.22408/reva302018168608-618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/168/178
/*ref*/BOZZO, Marcel Valentino. Identificação dos perfis das pesquisas em argumentação no ensino de Ciências no período de 1988 a 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências - Ensino de Biologia) - Instituto de Biologia, Faculdade de educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. 159 p.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio) – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000.
/*ref*/CAPECCHI, Maria Candida Varone de Morais; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Argumentação em uma aula de conhecimento físico com crianças na faixa de oito a dez anos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n.3, p. 171-189, 2000.
/*ref*/ERDURAN, Sibel; SIMON, Shirley; OSBORNE, Jonathan. TAPping into argumentation: Developments in the application of Toulmin's argument pattern for studying science discourse. Science education, v. 88, n. 6, p. 915-933, 2004.
/*ref*/JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, María Pilar; BUSTAMANTE, Joaquín Díaz. Discurso de aula y argumentación en la clase de ciencias: cuestiones teóricas y metodológicas. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, v. 21, n. 3, p. 359, 2003.
/*ref*/LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. An anthropologist visits the laboratory. In:
/*ref*/LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. (Org.). Laboratory Life: The construction of scientific facts. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1986.
/*ref*/MUNFORD, Danusa; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 9, n. 1, p. 89-111, 2007.
/*ref*/OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
/*ref*/SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ações e indicadores da construção do Argumento em Aula de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n 2, p. 169-189, 2013.
/*ref*/SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. A construção de argumentos em aulas de ciências: o papel dos dados, evidências e variáveis no estabelecimento de justificativas. Ciência & Educação, v.20, n. 2, p. 393-410, 2014.
/*ref*/VIEIRA, Rodrigo Drumond. Discursos em Salas de Aula de Ciências: uma estrutura de análise baseada na teoria da atividade, sociolinguística e linguística textual. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, 2011. 139 p.
/*ref*/VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Sousa do; VILLANI, Carlos Eduardo Porto. Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 2, p.72-94, 2008.
/*ref*/VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Souza do. Uma proposta de critérios marcadores para identificação de situações argumentativas em sala de aula de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, p. 81-102, 2009.
/*ref*/VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Argumentação no Ensino de Ciências: tendências, práticas e metodologia de análise. 1 ed. – Curitiba: Appris, 2013.
/*ref*/VILLANI, Carlos Eduardo Porto; NASCIMENTO, Silvania Sousa do. A argumentação e o ensino de ciências: uma atividade experimental no laboratório didático de física do ensino médio. Investigações em ensino de Ciências, v. 8, n. 3, p. 187-209, 2003.
/*ref*/VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
/*ref*/VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente. 7ª ed. Brasileira. São Paulo. Martins Fontes, 2007.
/*ref*/YORE, Larry; BIZANS, Gay.; HAND, Brain. Examining the literacy component of science literacy: 25 years of language arts and science research. Internacional Journal of Science Education, v. 25, n.6, p. 689-725, 2003.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 608-618
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva302018
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321569318043648