VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/168 |
Resumo: | Partindo do pressuposto que o Ensino encontrado nas salas de aula não mais sustenta seu papel, buscamos nesse trabalho apresentar uma possível alternativa em busca da melhora dessa situação. Uma solução vista por nós pode ser por meio da correlação entre a Teoria Sócio-Histórica-Cultural e a Argumentação. Durante o trabalho apresentamos os principais pilares teóricos de ambas teorias e as possíveis conversas que podem ocorrer entre elas. Essa abordagem como um todo é focada na criação de diversas atividades acadêmicas que visam um Ensino de Física mais eficaz e, consequentemente, apresente resultados mais satisfatórios. |
id |
FASF_fe5a33f8f9f7291db70cf74b04318033 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/168 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICAPartindo do pressuposto que o Ensino encontrado nas salas de aula não mais sustenta seu papel, buscamos nesse trabalho apresentar uma possível alternativa em busca da melhora dessa situação. Uma solução vista por nós pode ser por meio da correlação entre a Teoria Sócio-Histórica-Cultural e a Argumentação. Durante o trabalho apresentamos os principais pilares teóricos de ambas teorias e as possíveis conversas que podem ocorrer entre elas. Essa abordagem como um todo é focada na criação de diversas atividades acadêmicas que visam um Ensino de Física mais eficaz e, consequentemente, apresente resultados mais satisfatórios.FaSFLeprique, Kayanne Lia Prado AngeloSilva, Alisson HenriqueGomes, Luciano Carvalhais2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/16810.22408/reva302018168608-618Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 608-6182526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/168/178/*ref*/BOZZO, Marcel Valentino. Identificação dos perfis das pesquisas em argumentação no ensino de Ciências no período de 1988 a 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências - Ensino de Biologia) - Instituto de Biologia, Faculdade de educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. 159 p./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio) – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000./*ref*/CAPECCHI, Maria Candida Varone de Morais; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Argumentação em uma aula de conhecimento físico com crianças na faixa de oito a dez anos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n.3, p. 171-189, 2000./*ref*/ERDURAN, Sibel; SIMON, Shirley; OSBORNE, Jonathan. TAPping into argumentation: Developments in the application of Toulmin's argument pattern for studying science discourse. Science education, v. 88, n. 6, p. 915-933, 2004./*ref*/JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, María Pilar; BUSTAMANTE, Joaquín Díaz. Discurso de aula y argumentación en la clase de ciencias: cuestiones teóricas y metodológicas. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, v. 21, n. 3, p. 359, 2003./*ref*/LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. An anthropologist visits the laboratory. In:/*ref*/LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. (Org.). Laboratory Life: The construction of scientific facts. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1986./*ref*/MUNFORD, Danusa; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 9, n. 1, p. 89-111, 2007./*ref*/OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993./*ref*/SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ações e indicadores da construção do Argumento em Aula de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n 2, p. 169-189, 2013./*ref*/SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. A construção de argumentos em aulas de ciências: o papel dos dados, evidências e variáveis no estabelecimento de justificativas. Ciência & Educação, v.20, n. 2, p. 393-410, 2014./*ref*/VIEIRA, Rodrigo Drumond. Discursos em Salas de Aula de Ciências: uma estrutura de análise baseada na teoria da atividade, sociolinguística e linguística textual. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, 2011. 139 p./*ref*/VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Sousa do; VILLANI, Carlos Eduardo Porto. Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 2, p.72-94, 2008./*ref*/VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Souza do. Uma proposta de critérios marcadores para identificação de situações argumentativas em sala de aula de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, p. 81-102, 2009./*ref*/VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Argumentação no Ensino de Ciências: tendências, práticas e metodologia de análise. 1 ed. – Curitiba: Appris, 2013./*ref*/VILLANI, Carlos Eduardo Porto; NASCIMENTO, Silvania Sousa do. A argumentação e o ensino de ciências: uma atividade experimental no laboratório didático de física do ensino médio. Investigações em ensino de Ciências, v. 8, n. 3, p. 187-209, 2003./*ref*/VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987./*ref*/VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente. 7ª ed. Brasileira. São Paulo. Martins Fontes, 2007./*ref*/YORE, Larry; BIZANS, Gay.; HAND, Brain. Examining the literacy component of science literacy: 25 years of language arts and science research. Internacional Journal of Science Education, v. 25, n.6, p. 689-725, 2003.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/168Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA |
title |
VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA |
spellingShingle |
VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA Leprique, Kayanne Lia Prado Angelo |
title_short |
VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA |
title_full |
VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA |
title_fullStr |
VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA |
title_full_unstemmed |
VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA |
title_sort |
VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA |
author |
Leprique, Kayanne Lia Prado Angelo |
author_facet |
Leprique, Kayanne Lia Prado Angelo Silva, Alisson Henrique Gomes, Luciano Carvalhais |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Alisson Henrique Gomes, Luciano Carvalhais |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leprique, Kayanne Lia Prado Angelo Silva, Alisson Henrique Gomes, Luciano Carvalhais |
description |
Partindo do pressuposto que o Ensino encontrado nas salas de aula não mais sustenta seu papel, buscamos nesse trabalho apresentar uma possível alternativa em busca da melhora dessa situação. Uma solução vista por nós pode ser por meio da correlação entre a Teoria Sócio-Histórica-Cultural e a Argumentação. Durante o trabalho apresentamos os principais pilares teóricos de ambas teorias e as possíveis conversas que podem ocorrer entre elas. Essa abordagem como um todo é focada na criação de diversas atividades acadêmicas que visam um Ensino de Física mais eficaz e, consequentemente, apresente resultados mais satisfatórios. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/168 10.22408/reva302018168608-618 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/168 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva302018168608-618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/168/178 /*ref*/BOZZO, Marcel Valentino. Identificação dos perfis das pesquisas em argumentação no ensino de Ciências no período de 1988 a 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências - Ensino de Biologia) - Instituto de Biologia, Faculdade de educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. 159 p. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio) – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000. /*ref*/CAPECCHI, Maria Candida Varone de Morais; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Argumentação em uma aula de conhecimento físico com crianças na faixa de oito a dez anos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n.3, p. 171-189, 2000. /*ref*/ERDURAN, Sibel; SIMON, Shirley; OSBORNE, Jonathan. TAPping into argumentation: Developments in the application of Toulmin's argument pattern for studying science discourse. Science education, v. 88, n. 6, p. 915-933, 2004. /*ref*/JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, María Pilar; BUSTAMANTE, Joaquín Díaz. Discurso de aula y argumentación en la clase de ciencias: cuestiones teóricas y metodológicas. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, v. 21, n. 3, p. 359, 2003. /*ref*/LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. An anthropologist visits the laboratory. In: /*ref*/LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. (Org.). Laboratory Life: The construction of scientific facts. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1986. /*ref*/MUNFORD, Danusa; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 9, n. 1, p. 89-111, 2007. /*ref*/OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993. /*ref*/SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ações e indicadores da construção do Argumento em Aula de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n 2, p. 169-189, 2013. /*ref*/SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. A construção de argumentos em aulas de ciências: o papel dos dados, evidências e variáveis no estabelecimento de justificativas. Ciência & Educação, v.20, n. 2, p. 393-410, 2014. /*ref*/VIEIRA, Rodrigo Drumond. Discursos em Salas de Aula de Ciências: uma estrutura de análise baseada na teoria da atividade, sociolinguística e linguística textual. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, 2011. 139 p. /*ref*/VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Sousa do; VILLANI, Carlos Eduardo Porto. Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 2, p.72-94, 2008. /*ref*/VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Souza do. Uma proposta de critérios marcadores para identificação de situações argumentativas em sala de aula de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, p. 81-102, 2009. /*ref*/VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Argumentação no Ensino de Ciências: tendências, práticas e metodologia de análise. 1 ed. – Curitiba: Appris, 2013. /*ref*/VILLANI, Carlos Eduardo Porto; NASCIMENTO, Silvania Sousa do. A argumentação e o ensino de ciências: uma atividade experimental no laboratório didático de física do ensino médio. Investigações em ensino de Ciências, v. 8, n. 3, p. 187-209, 2003. /*ref*/VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. /*ref*/VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente. 7ª ed. Brasileira. São Paulo. Martins Fontes, 2007. /*ref*/YORE, Larry; BIZANS, Gay.; HAND, Brain. Examining the literacy component of science literacy: 25 years of language arts and science research. Internacional Journal of Science Education, v. 25, n.6, p. 689-725, 2003. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 608-618 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva302018 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321569318043648 |