Ensino remoto e o processo de avaliação da aprendizagem no curso de ciências contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Mariana Joyce dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Araújo, Aneide Oliveira, Lima, Diogo Henrique Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FATEC Zona Sul
Texto Completo: https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/697
Resumo: Em consequência a pandemia da Covid-19, as instituições de ensino tiveram suas aulas presenciais suspensas, em concordância com a Portaria n° 343/2020, na qual substituiu as aulas presenciais por remotas. Dessa forma, o estudo sobre a avaliação da aprendizagem, que já vinha sendo discutido aos longos dos anos pela área da contabilidade, tornou-se fundamental, haja vista que os métodos avaliativos utilizados podem impactar negativamente o aprendizado dos estudantes, podendo comprometer o processo de ensino aprendizagem. À vista disso, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN elaborou dois cadernos com orientações para a realização das atividades educacionais no ensino remoto, bem como sobre a avaliação da aprendizagem. Assim, o estudo tem por objetivo é investigar a percepção dos estudantes a respeito dos métodos de avaliação adotados pelos docentes do curso de contabilidade da UFRN, durante o ensino remoto. Para esse fim, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e qualitativa, e a coleta de dados se deu por meio de revisão bibliográfica, survey e entrevista semiestruturada com os docentes e discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFRN. O tratamento dos dados foi realizado por meio da técnica análise de conteúdo, com auxílio do software ATLAS.ti®. e Microsoft Excel. No que diz respeito as práticas avaliativas no ensino remoto, os resultados evidenciaram que os professores não alteraram suas formas de avaliar, apenas readaptaram. Quanto aos métodos mais utilizados a prova ainda continua sendo o principal instrumento, mesmo os docentes não a julgando a mais importante, sendo a avaliação formativa considerada a mais importante. No tocante as perspectivas dos discentes, ficou evidenciado a rejeição pelos trabalhos em grupo e as provas, haja vista a dificuldade de encontros presenciais e falta de comprometimento de todos, bem como o nível de exigência por parte dos professores.
id FATEC-2_5fea64e9c0a225ec1eaae6035c07bf0c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/697
network_acronym_str FATEC-2
network_name_str Revista FATEC Zona Sul
repository_id_str
spelling Ensino remoto e o processo de avaliação da aprendizagem no curso de ciências contábeisAvaliação de AprendizagemEnsino RemotoCiências ContábeisEm consequência a pandemia da Covid-19, as instituições de ensino tiveram suas aulas presenciais suspensas, em concordância com a Portaria n° 343/2020, na qual substituiu as aulas presenciais por remotas. Dessa forma, o estudo sobre a avaliação da aprendizagem, que já vinha sendo discutido aos longos dos anos pela área da contabilidade, tornou-se fundamental, haja vista que os métodos avaliativos utilizados podem impactar negativamente o aprendizado dos estudantes, podendo comprometer o processo de ensino aprendizagem. À vista disso, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN elaborou dois cadernos com orientações para a realização das atividades educacionais no ensino remoto, bem como sobre a avaliação da aprendizagem. Assim, o estudo tem por objetivo é investigar a percepção dos estudantes a respeito dos métodos de avaliação adotados pelos docentes do curso de contabilidade da UFRN, durante o ensino remoto. Para esse fim, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e qualitativa, e a coleta de dados se deu por meio de revisão bibliográfica, survey e entrevista semiestruturada com os docentes e discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFRN. O tratamento dos dados foi realizado por meio da técnica análise de conteúdo, com auxílio do software ATLAS.ti®. e Microsoft Excel. No que diz respeito as práticas avaliativas no ensino remoto, os resultados evidenciaram que os professores não alteraram suas formas de avaliar, apenas readaptaram. Quanto aos métodos mais utilizados a prova ainda continua sendo o principal instrumento, mesmo os docentes não a julgando a mais importante, sendo a avaliação formativa considerada a mais importante. No tocante as perspectivas dos discentes, ficou evidenciado a rejeição pelos trabalhos em grupo e as provas, haja vista a dificuldade de encontros presenciais e falta de comprometimento de todos, bem como o nível de exigência por parte dos professores.Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2023-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/69710.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n02_07Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 10 n. 2 (2023); 1-21Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 10 No. 2 (2023); 1-21Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 10 Núm. 2 (2023); 1-212359-182X10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n02_00reponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/697/479Copyright (c) 2023 Refas - Revista Fatec Zona Sulhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Mariana Joyce dos SantosAraújo, Aneide OliveiraLima, Diogo Henrique Silva de2024-01-04T17:55:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/697Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2024-01-04T17:55:59Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto e o processo de avaliação da aprendizagem no curso de ciências contábeis
title Ensino remoto e o processo de avaliação da aprendizagem no curso de ciências contábeis
spellingShingle Ensino remoto e o processo de avaliação da aprendizagem no curso de ciências contábeis
Nascimento, Mariana Joyce dos Santos
Avaliação de Aprendizagem
Ensino Remoto
Ciências Contábeis
title_short Ensino remoto e o processo de avaliação da aprendizagem no curso de ciências contábeis
title_full Ensino remoto e o processo de avaliação da aprendizagem no curso de ciências contábeis
title_fullStr Ensino remoto e o processo de avaliação da aprendizagem no curso de ciências contábeis
title_full_unstemmed Ensino remoto e o processo de avaliação da aprendizagem no curso de ciências contábeis
title_sort Ensino remoto e o processo de avaliação da aprendizagem no curso de ciências contábeis
author Nascimento, Mariana Joyce dos Santos
author_facet Nascimento, Mariana Joyce dos Santos
Araújo, Aneide Oliveira
Lima, Diogo Henrique Silva de
author_role author
author2 Araújo, Aneide Oliveira
Lima, Diogo Henrique Silva de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Mariana Joyce dos Santos
Araújo, Aneide Oliveira
Lima, Diogo Henrique Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de Aprendizagem
Ensino Remoto
Ciências Contábeis
topic Avaliação de Aprendizagem
Ensino Remoto
Ciências Contábeis
description Em consequência a pandemia da Covid-19, as instituições de ensino tiveram suas aulas presenciais suspensas, em concordância com a Portaria n° 343/2020, na qual substituiu as aulas presenciais por remotas. Dessa forma, o estudo sobre a avaliação da aprendizagem, que já vinha sendo discutido aos longos dos anos pela área da contabilidade, tornou-se fundamental, haja vista que os métodos avaliativos utilizados podem impactar negativamente o aprendizado dos estudantes, podendo comprometer o processo de ensino aprendizagem. À vista disso, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN elaborou dois cadernos com orientações para a realização das atividades educacionais no ensino remoto, bem como sobre a avaliação da aprendizagem. Assim, o estudo tem por objetivo é investigar a percepção dos estudantes a respeito dos métodos de avaliação adotados pelos docentes do curso de contabilidade da UFRN, durante o ensino remoto. Para esse fim, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e qualitativa, e a coleta de dados se deu por meio de revisão bibliográfica, survey e entrevista semiestruturada com os docentes e discentes do curso de graduação em ciências contábeis da UFRN. O tratamento dos dados foi realizado por meio da técnica análise de conteúdo, com auxílio do software ATLAS.ti®. e Microsoft Excel. No que diz respeito as práticas avaliativas no ensino remoto, os resultados evidenciaram que os professores não alteraram suas formas de avaliar, apenas readaptaram. Quanto aos métodos mais utilizados a prova ainda continua sendo o principal instrumento, mesmo os docentes não a julgando a mais importante, sendo a avaliação formativa considerada a mais importante. No tocante as perspectivas dos discentes, ficou evidenciado a rejeição pelos trabalhos em grupo e as provas, haja vista a dificuldade de encontros presenciais e falta de comprometimento de todos, bem como o nível de exigência por parte dos professores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/697
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n02_07
url https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/697
identifier_str_mv 10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n02_07
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/697/479
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Refas - Revista Fatec Zona Sul
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Refas - Revista Fatec Zona Sul
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
dc.source.none.fl_str_mv Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 10 n. 2 (2023); 1-21
Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 10 No. 2 (2023); 1-21
Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 10 Núm. 2 (2023); 1-21
2359-182X
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n02_00
reponame:Revista FATEC Zona Sul
instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron:FATEC
instname_str Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron_str FATEC
institution FATEC
reponame_str Revista FATEC Zona Sul
collection Revista FATEC Zona Sul
repository.name.fl_str_mv Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
repository.mail.fl_str_mv revistarefas@gmail.com
_version_ 1797052948961820672