Processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto: Uma análise da percepção de discentes do curso de ciências contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Amanda Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34742
Resumo: The present study aimed to investigate the perception of students of the Accounting Science course at the Universidade Federal de Uberlândia, Pontal campus, regarding the impacts caused by the COVID-19 pandemic in the teaching-learning process during remote teaching. This is exploratory research with a quantitative approach. The data were collected by means of an online questionnaire to the students, which yielded 34 valid answers. The data obtained were analyzed using descriptive statistics. Among the main results it was observed that the COVID-19 pandemic contributed both positively and negatively to the students' teaching- learning process. Regarding the positive contributions, the possibility of flexible schedules and study routines stand out, while the lack of interaction with teachers and students of the course and the absence of a favorable environment for study were the aspects considered negative in relation to the teaching-learning process of the students. Overall, it is noteworthy that the students consider the remote teaching-learning process as good and regular, considering that they had difficulties in adaptation which made the process challenging and at the same time enriching.
id UFU_3d96dc69bae3025ec174a90e4e0cfff5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/34742
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto: Uma análise da percepção de discentes do curso de ciências contábeisProcesso ensino-aprendizagemEnsino remotoCiências contábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISThe present study aimed to investigate the perception of students of the Accounting Science course at the Universidade Federal de Uberlândia, Pontal campus, regarding the impacts caused by the COVID-19 pandemic in the teaching-learning process during remote teaching. This is exploratory research with a quantitative approach. The data were collected by means of an online questionnaire to the students, which yielded 34 valid answers. The data obtained were analyzed using descriptive statistics. Among the main results it was observed that the COVID-19 pandemic contributed both positively and negatively to the students' teaching- learning process. Regarding the positive contributions, the possibility of flexible schedules and study routines stand out, while the lack of interaction with teachers and students of the course and the absence of a favorable environment for study were the aspects considered negative in relation to the teaching-learning process of the students. Overall, it is noteworthy that the students consider the remote teaching-learning process as good and regular, considering that they had difficulties in adaptation which made the process challenging and at the same time enriching.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente estudo teve por objetivo investigar a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, em relação aos impactos causados pela pandemia de COVID-19 no processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de aplicação online de questionário aos discentes, que permitiu a obtenção de 34 respostas validas. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva. Dentre os principais resultados observou-se que a pandemia de COVID-19 contribuiu tanto positivamente quanto negativamente no processo de ensino-aprendizagem dos discentes. No que se refere-se as contribuições positivas destaca-se a possibilidade da flexibilidade de horários e rotina de estudo, já a falta de interação com os docentes e discentes do curso e a ausência de um ambiente propício para estudo foram os aspectos considerados como negativos em relação ao processo de ensino-aprendizagem dos discentes. No geral, destaca-se que os discentes classificaram o processo de ensino-aprendizagem remoto como bom e regular, considerando que eles tiveram dificuldades na adaptação o que tornou o processo desafiador e ao mesmo tempo enriquecedor.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisOliveira, Renata Mendes dehttp://lattes.cnpq.br/5124448021356548Silva, Marli Auxiliadora dahttp://lattes.cnpq.br/6389622020342036Dias, Erika Monteiro de Souza Alveshttp://lattes.cnpq.br/3699642304818050Alves, Amanda Rodrigues2022-04-13T18:58:16Z2022-04-13T18:58:16Z2022-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVES, Amanda Rodrigues. Processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto: Uma análise da percepção de discentes do curso de ciências contábeis. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Ciências Contábeis) Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34742porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-04-14T06:27:35Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/34742Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-04-14T06:27:35Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto: Uma análise da percepção de discentes do curso de ciências contábeis
title Processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto: Uma análise da percepção de discentes do curso de ciências contábeis
spellingShingle Processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto: Uma análise da percepção de discentes do curso de ciências contábeis
Alves, Amanda Rodrigues
Processo ensino-aprendizagem
Ensino remoto
Ciências contábeis
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto: Uma análise da percepção de discentes do curso de ciências contábeis
title_full Processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto: Uma análise da percepção de discentes do curso de ciências contábeis
title_fullStr Processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto: Uma análise da percepção de discentes do curso de ciências contábeis
title_full_unstemmed Processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto: Uma análise da percepção de discentes do curso de ciências contábeis
title_sort Processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto: Uma análise da percepção de discentes do curso de ciências contábeis
author Alves, Amanda Rodrigues
author_facet Alves, Amanda Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Renata Mendes de
http://lattes.cnpq.br/5124448021356548
Silva, Marli Auxiliadora da
http://lattes.cnpq.br/6389622020342036
Dias, Erika Monteiro de Souza Alves
http://lattes.cnpq.br/3699642304818050
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Amanda Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Processo ensino-aprendizagem
Ensino remoto
Ciências contábeis
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Processo ensino-aprendizagem
Ensino remoto
Ciências contábeis
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description The present study aimed to investigate the perception of students of the Accounting Science course at the Universidade Federal de Uberlândia, Pontal campus, regarding the impacts caused by the COVID-19 pandemic in the teaching-learning process during remote teaching. This is exploratory research with a quantitative approach. The data were collected by means of an online questionnaire to the students, which yielded 34 valid answers. The data obtained were analyzed using descriptive statistics. Among the main results it was observed that the COVID-19 pandemic contributed both positively and negatively to the students' teaching- learning process. Regarding the positive contributions, the possibility of flexible schedules and study routines stand out, while the lack of interaction with teachers and students of the course and the absence of a favorable environment for study were the aspects considered negative in relation to the teaching-learning process of the students. Overall, it is noteworthy that the students consider the remote teaching-learning process as good and regular, considering that they had difficulties in adaptation which made the process challenging and at the same time enriching.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-13T18:58:16Z
2022-04-13T18:58:16Z
2022-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Amanda Rodrigues. Processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto: Uma análise da percepção de discentes do curso de ciências contábeis. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Ciências Contábeis) Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34742
identifier_str_mv ALVES, Amanda Rodrigues. Processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto: Uma análise da percepção de discentes do curso de ciências contábeis. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Ciências Contábeis) Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569649092329472