A violência no campo: representações sociais de futuros professores campesinos
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Segurança Pública (Online) |
Texto Completo: | https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/950 |
Resumo: | O presente trabalho analisa as representações sociais sobre a violência de educandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo de uma instituição pública do estado de Minas Gerais. Para tanto foram realizadas 17 entrevistas com alunos desta formação que apresentam vinculação com o campo. Uma análise de conteúdo conjugada com análise léxica com o software IRAMUTEQ ® revelou cinco classes de conteúdo representacional, cada uma delas ligada à um aspecto descritivo ou interventivo sobre a violência no campo. A representação social sobre a violência para o grupo de educandos se organiza em torno da descrição/vivência e da intervenção/ação coletiva que reproduz as tensões entre agronegócio e agricultura e entre os movimentos sociais do campo e latifundiários. Foi possível verificar que trata-se de uma representação social complexa já que envolve outras representações, que ao ancorar em discursos de resistência ou assistencialismo podem representar um avanço ou retrocesso no que diz respeito à Educação do Campo. |
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A violência no campo: representações sociais de futuros professores campesinosViolência nas escolasO presente trabalho analisa as representações sociais sobre a violência de educandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo de uma instituição pública do estado de Minas Gerais. Para tanto foram realizadas 17 entrevistas com alunos desta formação que apresentam vinculação com o campo. Uma análise de conteúdo conjugada com análise léxica com o software IRAMUTEQ ® revelou cinco classes de conteúdo representacional, cada uma delas ligada à um aspecto descritivo ou interventivo sobre a violência no campo. A representação social sobre a violência para o grupo de educandos se organiza em torno da descrição/vivência e da intervenção/ação coletiva que reproduz as tensões entre agronegócio e agricultura e entre os movimentos sociais do campo e latifundiários. Foi possível verificar que trata-se de uma representação social complexa já que envolve outras representações, que ao ancorar em discursos de resistência ou assistencialismo podem representar um avanço ou retrocesso no que diz respeito à Educação do Campo.Fórum Brasileiro de Segurança Pública2019-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/95010.31060/rbsp.2018.v12.n2.950Revista Brasileira de Segurança Pública; v. 12 n. 2 (2018): Revista Brasileira de Segurança Pública 23; 230-249Revista Brasileira de Segurança Pública; Vol. 12 No. 2 (2018): Revista Brasileira de Segurança Pública 23; 230-2492595-02581981-1659reponame:Revista Brasileira de Segurança Pública (Online)instname:Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)instacron:FBSP-1porhttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/950/299Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Segurança Públicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Luiz PauloAntunes-Rocha, Maria Isabel2021-11-11T16:25:50Zoai:ojs.revista.forumseguranca.org.br:article/950Revistahttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/indexONGhttps://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/oairevista@forumseguranca.org.br || suporte+rbsp@openjournalsolutions.com.br2595-02581981-1659opendoar:2021-11-11T16:25:50Revista Brasileira de Segurança Pública (Online) - Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)false |
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