PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolzan, Dóris Pires Vargas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17881
Resumo: Este estudo enfoca o Programa Especial de Graduação, da Universidade Federal de Santa Maria. Este programa teve seu início em 2009 com o objetivo de formar professores em nível superior, para a docência na modalidade de Educação Profissional, referendando o protagonismo da universidade. Partiu-se da análise dos documentos que explicitam seus objetivos e matriz curricular voltados à formação pedagógica, para os profissionais com bacharelado que desejam atuar como docentes na Educação Profissional. Examina-se as trans(formações) que vem ocorrendo no contexto da educação técnica e tecnológica, por meio dessa experiência inovadora e sua articulação com a educação básica. Evidenciamos que o desenvolvimento profissional docente não pode prescindir da compreensão das demandas formativas dos profissionais que atuam na educação técnica e tecnológica, caracterizando a emergência desse contexto forjado por tensões entre a tradição acadêmica e as novas exigências da educação na contemporaneidade.
id FC-1_3a401c0000c1a0334182ed78a22413d7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17881
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docenteeducação profissionalformação pedagógicaprograma especial de graduaçãoeducação técnica e tecnológicaprocessos formativosEste estudo enfoca o Programa Especial de Graduação, da Universidade Federal de Santa Maria. Este programa teve seu início em 2009 com o objetivo de formar professores em nível superior, para a docência na modalidade de Educação Profissional, referendando o protagonismo da universidade. Partiu-se da análise dos documentos que explicitam seus objetivos e matriz curricular voltados à formação pedagógica, para os profissionais com bacharelado que desejam atuar como docentes na Educação Profissional. Examina-se as trans(formações) que vem ocorrendo no contexto da educação técnica e tecnológica, por meio dessa experiência inovadora e sua articulação com a educação básica. Evidenciamos que o desenvolvimento profissional docente não pode prescindir da compreensão das demandas formativas dos profissionais que atuam na educação técnica e tecnológica, caracterizando a emergência desse contexto forjado por tensões entre a tradição acadêmica e as novas exigências da educação na contemporaneidade.Universidade Federal do Maranhão2021-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17881Cadernos Zygmunt Bauman; v. 11 n. 27 (2021): EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO BEM PÚBLICO E SOCIAL: (re) construindo trilhas em contextos emergentes2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17881/9726Copyright (c) 2021 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessBolzan, Dóris Pires VargasPowaczuk, Ana Carla Hollweg2021-11-19T13:01:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17881Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2021-11-19T13:01:14Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente
title PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente
spellingShingle PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente
Bolzan, Dóris Pires Vargas
educação profissional
formação pedagógica
programa especial de graduação
educação técnica e tecnológica
processos formativos
title_short PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente
title_full PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente
title_fullStr PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente
title_full_unstemmed PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente
title_sort PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente
author Bolzan, Dóris Pires Vargas
author_facet Bolzan, Dóris Pires Vargas
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
author_role author
author2 Powaczuk, Ana Carla Hollweg
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolzan, Dóris Pires Vargas
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
dc.subject.por.fl_str_mv educação profissional
formação pedagógica
programa especial de graduação
educação técnica e tecnológica
processos formativos
topic educação profissional
formação pedagógica
programa especial de graduação
educação técnica e tecnológica
processos formativos
description Este estudo enfoca o Programa Especial de Graduação, da Universidade Federal de Santa Maria. Este programa teve seu início em 2009 com o objetivo de formar professores em nível superior, para a docência na modalidade de Educação Profissional, referendando o protagonismo da universidade. Partiu-se da análise dos documentos que explicitam seus objetivos e matriz curricular voltados à formação pedagógica, para os profissionais com bacharelado que desejam atuar como docentes na Educação Profissional. Examina-se as trans(formações) que vem ocorrendo no contexto da educação técnica e tecnológica, por meio dessa experiência inovadora e sua articulação com a educação básica. Evidenciamos que o desenvolvimento profissional docente não pode prescindir da compreensão das demandas formativas dos profissionais que atuam na educação técnica e tecnológica, caracterizando a emergência desse contexto forjado por tensões entre a tradição acadêmica e as novas exigências da educação na contemporaneidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17881
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17881/9726
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos Zygmunt Bauman
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos Zygmunt Bauman
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 11 n. 27 (2021): EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO BEM PÚBLICO E SOCIAL: (re) construindo trilhas em contextos emergentes
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943293674881024