A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria da Conceição Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1137
Resumo: O presente estudo enquadra-se na temática da supervisão pedagógica e visa retratar uma situação particular que diz respeito às perceções de um grupo de docentes de educação especial, relativamente à importância da supervisão colaborativa no seu desenvolvimento profissional. Ancorado num referencial teórico sustentado pretendeu-se, conhecer, analisar e interpretar o modo como estes docentes percecionam a prática da supervisão colaborativa identificando fatores de constrangimento e de facilitação que possam estar subjacentes a este modelo de prática supervisiva. Considerando o estudo como um todo, a metodologia utilizada enquadra-se no contexto de uma investigação de natureza descritiva/interpretativa, numa abordagem predominantemente qualitativa, utilizando o estudo de caso como suporte metodológico. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário e entrevista semiestruturada. A informação obtida foi sujeita a análise estatística e análise de conteúdo resultante dos instrumentos de recolha de dados acima referidos. Os resultados auferidos indicam que os sujeitos inquiridos têm presente que a supervisão colaborativa é importante no seu desenvolvimento profissional e que esta prática supervisiva deve assentar, sobretudo, num clima de abertura, diálogo, reflexão e partilha. Como fatores de constrangimento apontam, entre outros, a incompatibilidade de horários e a personalidade dos docentes. As limitações de um estudo desta natureza resultam do número limitado de sujeitos, não permitindo quaisquer generalizações, para além do grupo em estudo, uma vez que se reporta a um grupo restrito de professores de educação especial, que embora não pertençam a um mesmo agrupamento vivenciam a mesma realidade.
id RCAP_7bc72e33e701b293c89add3d1013089f
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1137
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especialDesenvolvimento profissionalEducação especialSupervisão pedagógicaO presente estudo enquadra-se na temática da supervisão pedagógica e visa retratar uma situação particular que diz respeito às perceções de um grupo de docentes de educação especial, relativamente à importância da supervisão colaborativa no seu desenvolvimento profissional. Ancorado num referencial teórico sustentado pretendeu-se, conhecer, analisar e interpretar o modo como estes docentes percecionam a prática da supervisão colaborativa identificando fatores de constrangimento e de facilitação que possam estar subjacentes a este modelo de prática supervisiva. Considerando o estudo como um todo, a metodologia utilizada enquadra-se no contexto de uma investigação de natureza descritiva/interpretativa, numa abordagem predominantemente qualitativa, utilizando o estudo de caso como suporte metodológico. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário e entrevista semiestruturada. A informação obtida foi sujeita a análise estatística e análise de conteúdo resultante dos instrumentos de recolha de dados acima referidos. Os resultados auferidos indicam que os sujeitos inquiridos têm presente que a supervisão colaborativa é importante no seu desenvolvimento profissional e que esta prática supervisiva deve assentar, sobretudo, num clima de abertura, diálogo, reflexão e partilha. Como fatores de constrangimento apontam, entre outros, a incompatibilidade de horários e a personalidade dos docentes. As limitações de um estudo desta natureza resultam do número limitado de sujeitos, não permitindo quaisquer generalizações, para além do grupo em estudo, uma vez que se reporta a um grupo restrito de professores de educação especial, que embora não pertençam a um mesmo agrupamento vivenciam a mesma realidade.This study fits into the theme of pedagogic supervision and aims to describe a particular situation with regard to the perceptions of a group of special education teachers, regarding the importance of collaborative supervision in its professional development. Anchored in a theoretical sustained reference was intended to, understand, analyze and interpret how the subject understands the collaborative supervision practice identifying constraining and facilitation factors that may be underlying to this supervision practice. Considering the study as a whole, the methodology used fits in the context of a descriptive/interpretive investigation, in a predominantly qualitative approach, using the case study as methodological support. The data was collected through a questionnaire survey and a semi-structured interview. The obtained information was subject to statistical and content analysis resulting from the data collection instruments mentioned above. The obtained results indicate that the respondents know that collaborative supervision is important in its professional development and that this supervision practice should be based especially in an open environment, dialogue, reflection and sharing. As constraining factors the respondents point out the schedules incompatibility and the teacher personality, among others. The limitations of such study results from the limited number of subjects, not allowing any generalizations, beyond the study group, since it refers to a restrict group of special education teachers, that although they do not belong to the same school group experience the same reality.2013-01-23T11:02:55Z2013-05-20T14:05:29Z2012-09-01T00:00:00Z2012-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1137porVieira, Maria da Conceição Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:38Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:39.341849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especial
title A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especial
spellingShingle A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especial
Vieira, Maria da Conceição Martins
Desenvolvimento profissional
Educação especial
Supervisão pedagógica
title_short A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especial
title_full A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especial
title_fullStr A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especial
title_full_unstemmed A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especial
title_sort A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especial
author Vieira, Maria da Conceição Martins
author_facet Vieira, Maria da Conceição Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria da Conceição Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Educação especial
Supervisão pedagógica
topic Desenvolvimento profissional
Educação especial
Supervisão pedagógica
description O presente estudo enquadra-se na temática da supervisão pedagógica e visa retratar uma situação particular que diz respeito às perceções de um grupo de docentes de educação especial, relativamente à importância da supervisão colaborativa no seu desenvolvimento profissional. Ancorado num referencial teórico sustentado pretendeu-se, conhecer, analisar e interpretar o modo como estes docentes percecionam a prática da supervisão colaborativa identificando fatores de constrangimento e de facilitação que possam estar subjacentes a este modelo de prática supervisiva. Considerando o estudo como um todo, a metodologia utilizada enquadra-se no contexto de uma investigação de natureza descritiva/interpretativa, numa abordagem predominantemente qualitativa, utilizando o estudo de caso como suporte metodológico. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário e entrevista semiestruturada. A informação obtida foi sujeita a análise estatística e análise de conteúdo resultante dos instrumentos de recolha de dados acima referidos. Os resultados auferidos indicam que os sujeitos inquiridos têm presente que a supervisão colaborativa é importante no seu desenvolvimento profissional e que esta prática supervisiva deve assentar, sobretudo, num clima de abertura, diálogo, reflexão e partilha. Como fatores de constrangimento apontam, entre outros, a incompatibilidade de horários e a personalidade dos docentes. As limitações de um estudo desta natureza resultam do número limitado de sujeitos, não permitindo quaisquer generalizações, para além do grupo em estudo, uma vez que se reporta a um grupo restrito de professores de educação especial, que embora não pertençam a um mesmo agrupamento vivenciam a mesma realidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01T00:00:00Z
2012-09
2013-01-23T11:02:55Z
2013-05-20T14:05:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1137
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620004855808