PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17881 |
Resumo: | Este estudo enfoca o Programa Especial de Graduação, da Universidade Federal de Santa Maria. Este programa teve seu início em 2009 com o objetivo de formar professores em nível superior, para a docência na modalidade de Educação Profissional, referendando o protagonismo da universidade. Partiu-se da análise dos documentos que explicitam seus objetivos e matriz curricular voltados à formação pedagógica, para os profissionais com bacharelado que desejam atuar como docentes na Educação Profissional. Examina-se as trans(formações) que vem ocorrendo no contexto da educação técnica e tecnológica, por meio dessa experiência inovadora e sua articulação com a educação básica. Evidenciamos que o desenvolvimento profissional docente não pode prescindir da compreensão das demandas formativas dos profissionais que atuam na educação técnica e tecnológica, caracterizando a emergência desse contexto forjado por tensões entre a tradição acadêmica e as novas exigências da educação na contemporaneidade. |
id |
FC-1_3a401c0000c1a0334182ed78a22413d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17881 |
network_acronym_str |
FC-1 |
network_name_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository_id_str |
|
spelling |
PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docenteeducação profissionalformação pedagógicaprograma especial de graduaçãoeducação técnica e tecnológicaprocessos formativosEste estudo enfoca o Programa Especial de Graduação, da Universidade Federal de Santa Maria. Este programa teve seu início em 2009 com o objetivo de formar professores em nível superior, para a docência na modalidade de Educação Profissional, referendando o protagonismo da universidade. Partiu-se da análise dos documentos que explicitam seus objetivos e matriz curricular voltados à formação pedagógica, para os profissionais com bacharelado que desejam atuar como docentes na Educação Profissional. Examina-se as trans(formações) que vem ocorrendo no contexto da educação técnica e tecnológica, por meio dessa experiência inovadora e sua articulação com a educação básica. Evidenciamos que o desenvolvimento profissional docente não pode prescindir da compreensão das demandas formativas dos profissionais que atuam na educação técnica e tecnológica, caracterizando a emergência desse contexto forjado por tensões entre a tradição acadêmica e as novas exigências da educação na contemporaneidade.Universidade Federal do Maranhão2021-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17881Cadernos Zygmunt Bauman; v. 11 n. 27 (2021): EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO BEM PÚBLICO E SOCIAL: (re) construindo trilhas em contextos emergentes2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17881/9726Copyright (c) 2021 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessBolzan, Dóris Pires VargasPowaczuk, Ana Carla Hollweg2021-11-19T13:01:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17881Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2021-11-19T13:01:14Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente |
title |
PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente |
spellingShingle |
PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente Bolzan, Dóris Pires Vargas educação profissional formação pedagógica programa especial de graduação educação técnica e tecnológica processos formativos |
title_short |
PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente |
title_full |
PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente |
title_fullStr |
PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente |
title_full_unstemmed |
PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente |
title_sort |
PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente |
author |
Bolzan, Dóris Pires Vargas |
author_facet |
Bolzan, Dóris Pires Vargas Powaczuk, Ana Carla Hollweg |
author_role |
author |
author2 |
Powaczuk, Ana Carla Hollweg |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolzan, Dóris Pires Vargas Powaczuk, Ana Carla Hollweg |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação profissional formação pedagógica programa especial de graduação educação técnica e tecnológica processos formativos |
topic |
educação profissional formação pedagógica programa especial de graduação educação técnica e tecnológica processos formativos |
description |
Este estudo enfoca o Programa Especial de Graduação, da Universidade Federal de Santa Maria. Este programa teve seu início em 2009 com o objetivo de formar professores em nível superior, para a docência na modalidade de Educação Profissional, referendando o protagonismo da universidade. Partiu-se da análise dos documentos que explicitam seus objetivos e matriz curricular voltados à formação pedagógica, para os profissionais com bacharelado que desejam atuar como docentes na Educação Profissional. Examina-se as trans(formações) que vem ocorrendo no contexto da educação técnica e tecnológica, por meio dessa experiência inovadora e sua articulação com a educação básica. Evidenciamos que o desenvolvimento profissional docente não pode prescindir da compreensão das demandas formativas dos profissionais que atuam na educação técnica e tecnológica, caracterizando a emergência desse contexto forjado por tensões entre a tradição acadêmica e as novas exigências da educação na contemporaneidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17881 |
url |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17881/9726 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos Zygmunt Bauman info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos Zygmunt Bauman |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman; v. 11 n. 27 (2021): EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO BEM PÚBLICO E SOCIAL: (re) construindo trilhas em contextos emergentes 2236-4099 reponame:Cadernos Zygmunt Bauman instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC) instacron:FC |
instname_str |
FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
instacron_str |
FC |
institution |
FC |
reponame_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
collection |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
repository.mail.fl_str_mv |
wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br |
_version_ |
1798943293674881024 |