MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olivera, María Alejandra
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sgró, Margarita Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19528
Resumo: Este texto discute as possibilidades de existência de uma pedagogia crítica emancipatória em um tempo histórico que busca romper qualquer relação como passado e fechar qualquer possibilidade de transformação social, anulando o sentido próprio de uma pedagogia crítica. A modernidade foi construída sobre a crítica imanente, razão pela qual as vozes daqueles que, sendo modernos, ao não renunciar à utopia de um mundojusto, criticamos desvios de uma humanidade que se afasta de sua melhor forma. Antes de fechar o ciclo da modernidade, discutiremos as grandes pendências da educação, sua natureza política, sua complexa relação com a democracia e a conciliação da educação pública e popular.
id FC-1_9ac3c3263e3f86e75e9acede7b8161d8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19528
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessárioModernidad-PosmodernidadEducación-DemocraciaEducación popular y públicaModernidade-Pós-modernidadeEducação-DemocraciaEducação popular e públicaModernity-PostmodernityEducation-DemocracyPopular and public educationEste texto discute as possibilidades de existência de uma pedagogia crítica emancipatória em um tempo histórico que busca romper qualquer relação como passado e fechar qualquer possibilidade de transformação social, anulando o sentido próprio de uma pedagogia crítica. A modernidade foi construída sobre a crítica imanente, razão pela qual as vozes daqueles que, sendo modernos, ao não renunciar à utopia de um mundojusto, criticamos desvios de uma humanidade que se afasta de sua melhor forma. Antes de fechar o ciclo da modernidade, discutiremos as grandes pendências da educação, sua natureza política, sua complexa relação com a democracia e a conciliação da educação pública e popular.Universidade Federal do Maranhão2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1952810.18764/2236-4099v12n29.2022.24Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 29 (2022): DOSSIÊ: A pós-modernidade e as incertezas educacionais2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCspahttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19528/11274Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Baumanhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOlivera, María AlejandraSgró, Margarita Rosa2022-08-18T16:36:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19528Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2022-08-18T16:36:08Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário
title MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário
spellingShingle MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário
Olivera, María Alejandra
Modernidad-Posmodernidad
Educación-Democracia
Educación popular y pública
Modernidade-Pós-modernidade
Educação-Democracia
Educação popular e pública
Modernity-Postmodernity
Education-Democracy
Popular and public education
title_short MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário
title_full MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário
title_fullStr MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário
title_full_unstemmed MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário
title_sort MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário
author Olivera, María Alejandra
author_facet Olivera, María Alejandra
Sgró, Margarita Rosa
author_role author
author2 Sgró, Margarita Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Olivera, María Alejandra
Sgró, Margarita Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Modernidad-Posmodernidad
Educación-Democracia
Educación popular y pública
Modernidade-Pós-modernidade
Educação-Democracia
Educação popular e pública
Modernity-Postmodernity
Education-Democracy
Popular and public education
topic Modernidad-Posmodernidad
Educación-Democracia
Educación popular y pública
Modernidade-Pós-modernidade
Educação-Democracia
Educação popular e pública
Modernity-Postmodernity
Education-Democracy
Popular and public education
description Este texto discute as possibilidades de existência de uma pedagogia crítica emancipatória em um tempo histórico que busca romper qualquer relação como passado e fechar qualquer possibilidade de transformação social, anulando o sentido próprio de uma pedagogia crítica. A modernidade foi construída sobre a crítica imanente, razão pela qual as vozes daqueles que, sendo modernos, ao não renunciar à utopia de um mundojusto, criticamos desvios de uma humanidade que se afasta de sua melhor forma. Antes de fechar o ciclo da modernidade, discutiremos as grandes pendências da educação, sua natureza política, sua complexa relação com a democracia e a conciliação da educação pública e popular.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19528
10.18764/2236-4099v12n29.2022.24
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19528
identifier_str_mv 10.18764/2236-4099v12n29.2022.24
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19528/11274
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 29 (2022): DOSSIÊ: A pós-modernidade e as incertezas educacionais
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943293728358400