MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19528 |
Resumo: | Este texto discute as possibilidades de existência de uma pedagogia crítica emancipatória em um tempo histórico que busca romper qualquer relação como passado e fechar qualquer possibilidade de transformação social, anulando o sentido próprio de uma pedagogia crítica. A modernidade foi construída sobre a crítica imanente, razão pela qual as vozes daqueles que, sendo modernos, ao não renunciar à utopia de um mundojusto, criticamos desvios de uma humanidade que se afasta de sua melhor forma. Antes de fechar o ciclo da modernidade, discutiremos as grandes pendências da educação, sua natureza política, sua complexa relação com a democracia e a conciliação da educação pública e popular. |
id |
FC-1_9ac3c3263e3f86e75e9acede7b8161d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19528 |
network_acronym_str |
FC-1 |
network_name_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository_id_str |
|
spelling |
MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessárioModernidad-PosmodernidadEducación-DemocraciaEducación popular y públicaModernidade-Pós-modernidadeEducação-DemocraciaEducação popular e públicaModernity-PostmodernityEducation-DemocracyPopular and public educationEste texto discute as possibilidades de existência de uma pedagogia crítica emancipatória em um tempo histórico que busca romper qualquer relação como passado e fechar qualquer possibilidade de transformação social, anulando o sentido próprio de uma pedagogia crítica. A modernidade foi construída sobre a crítica imanente, razão pela qual as vozes daqueles que, sendo modernos, ao não renunciar à utopia de um mundojusto, criticamos desvios de uma humanidade que se afasta de sua melhor forma. Antes de fechar o ciclo da modernidade, discutiremos as grandes pendências da educação, sua natureza política, sua complexa relação com a democracia e a conciliação da educação pública e popular.Universidade Federal do Maranhão2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1952810.18764/2236-4099v12n29.2022.24Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 29 (2022): DOSSIÊ: A pós-modernidade e as incertezas educacionais2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCspahttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19528/11274Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Baumanhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOlivera, María AlejandraSgró, Margarita Rosa2022-08-18T16:36:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19528Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2022-08-18T16:36:08Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário |
title |
MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário |
spellingShingle |
MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário Olivera, María Alejandra Modernidad-Posmodernidad Educación-Democracia Educación popular y pública Modernidade-Pós-modernidade Educação-Democracia Educação popular e pública Modernity-Postmodernity Education-Democracy Popular and public education |
title_short |
MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário |
title_full |
MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário |
title_fullStr |
MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário |
title_full_unstemmed |
MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário |
title_sort |
MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE: um debate aberto e necessário |
author |
Olivera, María Alejandra |
author_facet |
Olivera, María Alejandra Sgró, Margarita Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Sgró, Margarita Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Olivera, María Alejandra Sgró, Margarita Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modernidad-Posmodernidad Educación-Democracia Educación popular y pública Modernidade-Pós-modernidade Educação-Democracia Educação popular e pública Modernity-Postmodernity Education-Democracy Popular and public education |
topic |
Modernidad-Posmodernidad Educación-Democracia Educación popular y pública Modernidade-Pós-modernidade Educação-Democracia Educação popular e pública Modernity-Postmodernity Education-Democracy Popular and public education |
description |
Este texto discute as possibilidades de existência de uma pedagogia crítica emancipatória em um tempo histórico que busca romper qualquer relação como passado e fechar qualquer possibilidade de transformação social, anulando o sentido próprio de uma pedagogia crítica. A modernidade foi construída sobre a crítica imanente, razão pela qual as vozes daqueles que, sendo modernos, ao não renunciar à utopia de um mundojusto, criticamos desvios de uma humanidade que se afasta de sua melhor forma. Antes de fechar o ciclo da modernidade, discutiremos as grandes pendências da educação, sua natureza política, sua complexa relação com a democracia e a conciliação da educação pública e popular. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19528 10.18764/2236-4099v12n29.2022.24 |
url |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19528 |
identifier_str_mv |
10.18764/2236-4099v12n29.2022.24 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19528/11274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 29 (2022): DOSSIÊ: A pós-modernidade e as incertezas educacionais 2236-4099 reponame:Cadernos Zygmunt Bauman instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC) instacron:FC |
instname_str |
FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
instacron_str |
FC |
institution |
FC |
reponame_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
collection |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
repository.mail.fl_str_mv |
wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br |
_version_ |
1798943293728358400 |