A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA NA MODERNIDADE LÍQUIDA: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, José Antonio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Locks, Geraldo Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15522
Resumo: Neste artigo destacar-se algumas das características do trabalho docente no sistema neoliberal no contexto paradigmático caracterizado como “modernidade líquida”. A abordagem é qualitativa e se embasada em Bauman, Dowbor,  Dardot e Laval além de trechos da obra de Marx e Engels. Para além, busca-se no livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, uma referência para o trabalho de educadores progressistas visando a compreensão das contradições e a transformação da realidade. Conclui-se que os obstáculos à emancipação do ser humano não se dão, na maioria das vezes, de maneira aparente; a opressão e a alienação se realizam na racionalidade neoliberal. Neste contexto, a sociedade de classes se perpetua sustentada pela narrativa da liberdade democrática, mas sob o controle do mercado neoliberal. Assim, a educação e o educador tem um lugar proeminente, potencializar a insatisfação dos indivíduos, estimular a reflexão crítica e reinventar a utopia por meio de uma pedagogia libertadora.
id FC-1_9b3ee2c1cc8663aab6a491a4dcd46297
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15522
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA NA MODERNIDADE LÍQUIDA: desafios e possibilidadesNeoliberalismo. Modernidade Líquida. Educação. Pedagogia da Autonomia.Neste artigo destacar-se algumas das características do trabalho docente no sistema neoliberal no contexto paradigmático caracterizado como “modernidade líquida”. A abordagem é qualitativa e se embasada em Bauman, Dowbor,  Dardot e Laval além de trechos da obra de Marx e Engels. Para além, busca-se no livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, uma referência para o trabalho de educadores progressistas visando a compreensão das contradições e a transformação da realidade. Conclui-se que os obstáculos à emancipação do ser humano não se dão, na maioria das vezes, de maneira aparente; a opressão e a alienação se realizam na racionalidade neoliberal. Neste contexto, a sociedade de classes se perpetua sustentada pela narrativa da liberdade democrática, mas sob o controle do mercado neoliberal. Assim, a educação e o educador tem um lugar proeminente, potencializar a insatisfação dos indivíduos, estimular a reflexão crítica e reinventar a utopia por meio de uma pedagogia libertadora.Universidade Federal do Maranhão2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15522Cadernos Zygmunt Bauman; v. 10 n. 24 (2020): PERSPECTIVAS: Nietzsche, Foucault e Heidegger2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15522/8298Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, José AntonioLocks, Geraldo Augusto2020-12-22T16:51:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15522Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2020-12-22T16:51:44Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA NA MODERNIDADE LÍQUIDA: desafios e possibilidades
title A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA NA MODERNIDADE LÍQUIDA: desafios e possibilidades
spellingShingle A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA NA MODERNIDADE LÍQUIDA: desafios e possibilidades
Dias, José Antonio
Neoliberalismo. Modernidade Líquida. Educação. Pedagogia da Autonomia.
title_short A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA NA MODERNIDADE LÍQUIDA: desafios e possibilidades
title_full A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA NA MODERNIDADE LÍQUIDA: desafios e possibilidades
title_fullStr A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA NA MODERNIDADE LÍQUIDA: desafios e possibilidades
title_full_unstemmed A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA NA MODERNIDADE LÍQUIDA: desafios e possibilidades
title_sort A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA NA MODERNIDADE LÍQUIDA: desafios e possibilidades
author Dias, José Antonio
author_facet Dias, José Antonio
Locks, Geraldo Augusto
author_role author
author2 Locks, Geraldo Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, José Antonio
Locks, Geraldo Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Neoliberalismo. Modernidade Líquida. Educação. Pedagogia da Autonomia.
topic Neoliberalismo. Modernidade Líquida. Educação. Pedagogia da Autonomia.
description Neste artigo destacar-se algumas das características do trabalho docente no sistema neoliberal no contexto paradigmático caracterizado como “modernidade líquida”. A abordagem é qualitativa e se embasada em Bauman, Dowbor,  Dardot e Laval além de trechos da obra de Marx e Engels. Para além, busca-se no livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, uma referência para o trabalho de educadores progressistas visando a compreensão das contradições e a transformação da realidade. Conclui-se que os obstáculos à emancipação do ser humano não se dão, na maioria das vezes, de maneira aparente; a opressão e a alienação se realizam na racionalidade neoliberal. Neste contexto, a sociedade de classes se perpetua sustentada pela narrativa da liberdade democrática, mas sob o controle do mercado neoliberal. Assim, a educação e o educador tem um lugar proeminente, potencializar a insatisfação dos indivíduos, estimular a reflexão crítica e reinventar a utopia por meio de uma pedagogia libertadora.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15522
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15522/8298
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Bauman
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Bauman
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 10 n. 24 (2020): PERSPECTIVAS: Nietzsche, Foucault e Heidegger
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943293419028480