A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA NA MODERNIDADE LÍQUIDA: desafios e possibilidades
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15522 |
Resumo: | Neste artigo destacar-se algumas das características do trabalho docente no sistema neoliberal no contexto paradigmático caracterizado como “modernidade líquida”. A abordagem é qualitativa e se embasada em Bauman, Dowbor, Dardot e Laval além de trechos da obra de Marx e Engels. Para além, busca-se no livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, uma referência para o trabalho de educadores progressistas visando a compreensão das contradições e a transformação da realidade. Conclui-se que os obstáculos à emancipação do ser humano não se dão, na maioria das vezes, de maneira aparente; a opressão e a alienação se realizam na racionalidade neoliberal. Neste contexto, a sociedade de classes se perpetua sustentada pela narrativa da liberdade democrática, mas sob o controle do mercado neoliberal. Assim, a educação e o educador tem um lugar proeminente, potencializar a insatisfação dos indivíduos, estimular a reflexão crítica e reinventar a utopia por meio de uma pedagogia libertadora. |
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A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA NA MODERNIDADE LÍQUIDA: desafios e possibilidadesNeoliberalismo. Modernidade Líquida. Educação. Pedagogia da Autonomia.Neste artigo destacar-se algumas das características do trabalho docente no sistema neoliberal no contexto paradigmático caracterizado como “modernidade líquida”. A abordagem é qualitativa e se embasada em Bauman, Dowbor, Dardot e Laval além de trechos da obra de Marx e Engels. Para além, busca-se no livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, uma referência para o trabalho de educadores progressistas visando a compreensão das contradições e a transformação da realidade. Conclui-se que os obstáculos à emancipação do ser humano não se dão, na maioria das vezes, de maneira aparente; a opressão e a alienação se realizam na racionalidade neoliberal. Neste contexto, a sociedade de classes se perpetua sustentada pela narrativa da liberdade democrática, mas sob o controle do mercado neoliberal. Assim, a educação e o educador tem um lugar proeminente, potencializar a insatisfação dos indivíduos, estimular a reflexão crítica e reinventar a utopia por meio de uma pedagogia libertadora.Universidade Federal do Maranhão2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15522Cadernos Zygmunt Bauman; v. 10 n. 24 (2020): PERSPECTIVAS: Nietzsche, Foucault e Heidegger2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15522/8298Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, José AntonioLocks, Geraldo Augusto2020-12-22T16:51:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15522Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2020-12-22T16:51:44Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
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