Inteligência emocional e sua influência em práticas educativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17528 |
Resumo: | A inteligência emocional é um dos temas mais discutidos na contemporaneidade e seus estudos relacionando emoção e educação se destacam, influenciando nas práticas educativas. Este estudo teve como objetivo entender sobre a Inteligência Emocional e a sua influência nas práticas educativas, esclarecendo como ela pode ser uma aliada no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base os estudos publicados no período de janeiro a dezembro do ano de 2019. Foram utilizadas as bases de dados Google Acadêmico e Periódicos Capes, selecionando artigos, teses e dissertações. Para a realização da pesquisa utilizou-se os seguintes descritores: inteligência emocional, BNCC e ensino médio. A Inteligência emocional é destacada no trabalho como processo contínuo para atingir as competências da BNCC. A proposta apresentada pela BNCC é de uma formação geral em oposição à formação específica. É necessário termos investigações futuras e a realização de outros estudos que relacionem as competências emocionais ou socioemocionais como possíveis soluções aos diversos problemas que afetam a escola pública. |
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Inteligência emocional e sua influência em práticas educativasInteligência emocional. Práticas educativas. Ensino Médio. BNCC.A inteligência emocional é um dos temas mais discutidos na contemporaneidade e seus estudos relacionando emoção e educação se destacam, influenciando nas práticas educativas. Este estudo teve como objetivo entender sobre a Inteligência Emocional e a sua influência nas práticas educativas, esclarecendo como ela pode ser uma aliada no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base os estudos publicados no período de janeiro a dezembro do ano de 2019. Foram utilizadas as bases de dados Google Acadêmico e Periódicos Capes, selecionando artigos, teses e dissertações. Para a realização da pesquisa utilizou-se os seguintes descritores: inteligência emocional, BNCC e ensino médio. A Inteligência emocional é destacada no trabalho como processo contínuo para atingir as competências da BNCC. A proposta apresentada pela BNCC é de uma formação geral em oposição à formação específica. É necessário termos investigações futuras e a realização de outros estudos que relacionem as competências emocionais ou socioemocionais como possíveis soluções aos diversos problemas que afetam a escola pública.Universidade Federal do Maranhão2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17528Cadernos Zygmunt Bauman; v. 11 n. 26 (2021): "Tempos sombrios"2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17528/9589Copyright (c) 2021 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira Silva, Estela RossettiSilva, Everaldo da2021-09-20T18:11:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17528Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2021-09-20T18:11:12Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
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