SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15532 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo integra um estudo teórico sobre medicalização da educação e da sociedade. Tem como objetivo refletir, a partir de algumas construções teóricas de Michel Foucault, o avanço contemporâneo de práticas medicalizantes, no contexto escolar, sustentadas por um discurso biologizante para explicações referentes a problemas de escolarização. Problematiza-se o processo pelo qual o saber médico perde suas fronteiras e é incorporado no âmbito escolar como único discurso possível de explicação para o não aprender. Enfatiza-se a escola, o diagnóstico e a medicação como dispositivos de captura da infância no jogo do poder disciplinar. A infância é aqui entendida na perspectiva de Philippe Ariés como uma construção social.Palavras-chave: Medicalização. Infância. Foucault. |
id |
FC-1_c825ce6c33574c9d341e7f0aab6c7d6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15532 |
network_acronym_str |
FC-1 |
network_name_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository_id_str |
|
spelling |
SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturadaMedicalização. Infância. Foucault.RESUMO: Este artigo integra um estudo teórico sobre medicalização da educação e da sociedade. Tem como objetivo refletir, a partir de algumas construções teóricas de Michel Foucault, o avanço contemporâneo de práticas medicalizantes, no contexto escolar, sustentadas por um discurso biologizante para explicações referentes a problemas de escolarização. Problematiza-se o processo pelo qual o saber médico perde suas fronteiras e é incorporado no âmbito escolar como único discurso possível de explicação para o não aprender. Enfatiza-se a escola, o diagnóstico e a medicação como dispositivos de captura da infância no jogo do poder disciplinar. A infância é aqui entendida na perspectiva de Philippe Ariés como uma construção social.Palavras-chave: Medicalização. Infância. Foucault.Universidade Federal do Maranhão2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15532Cadernos Zygmunt Bauman; v. 10 n. 24 (2020): PERSPECTIVAS: Nietzsche, Foucault e Heidegger2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15532/8291Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Selma Regina2020-12-22T16:51:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15532Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2020-12-22T16:51:44Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada |
title |
SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada |
spellingShingle |
SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada Gomes, Selma Regina Medicalização. Infância. Foucault. |
title_short |
SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada |
title_full |
SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada |
title_fullStr |
SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada |
title_full_unstemmed |
SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada |
title_sort |
SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada |
author |
Gomes, Selma Regina |
author_facet |
Gomes, Selma Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Selma Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Medicalização. Infância. Foucault. |
topic |
Medicalização. Infância. Foucault. |
description |
RESUMO: Este artigo integra um estudo teórico sobre medicalização da educação e da sociedade. Tem como objetivo refletir, a partir de algumas construções teóricas de Michel Foucault, o avanço contemporâneo de práticas medicalizantes, no contexto escolar, sustentadas por um discurso biologizante para explicações referentes a problemas de escolarização. Problematiza-se o processo pelo qual o saber médico perde suas fronteiras e é incorporado no âmbito escolar como único discurso possível de explicação para o não aprender. Enfatiza-se a escola, o diagnóstico e a medicação como dispositivos de captura da infância no jogo do poder disciplinar. A infância é aqui entendida na perspectiva de Philippe Ariés como uma construção social.Palavras-chave: Medicalização. Infância. Foucault. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15532 |
url |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15532/8291 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Bauman info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Bauman |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman; v. 10 n. 24 (2020): PERSPECTIVAS: Nietzsche, Foucault e Heidegger 2236-4099 reponame:Cadernos Zygmunt Bauman instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC) instacron:FC |
instname_str |
FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
instacron_str |
FC |
institution |
FC |
reponame_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
collection |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
repository.mail.fl_str_mv |
wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br |
_version_ |
1798943293422174208 |