Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Davis, Claudia
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Esposito, Yara Lúcia, Nunes, Marina M. R., Nunes, Cesar A. A., Bizzocchi, Miriam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/380
Resumo: O objetivo desse trabalho foi avaliar se a participação de professores de redes municipais do Estado de São Paulo em um programa de licenciatura em nível superior, oferecido por duas renomadas universidades paulistas, ocasionava alteração nas posturas docentes dos alunos-professores. Os dados - respostas de 1.272 participantes a 17 simulações de situações problemas apresentadas no início e no final do programa - foram analisadas por meio de procedimentos estatísticos. Os resultados mostraram que 30% dos alunos-professores sofreram modificações de perfil nas posturas estudadas no sentido esperado. Isso parece indicar que os participantes apresentaram, ao final do Programa, maior tendência para dominar e planejar situações didáticas que envolviam os conteúdos básicos das áreas de conhecimento; reconhecer e empregar adequadamente os recursos e tecnologias disponíveis no processo de ensino-aprendizagem; e valer-se da teoria para orientar a prática docente e a avaliação.
id FCC-1_15aa268204fb643918852cc2cbbbe6b8
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/380
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamentalAvaliação do ProgramaPerfil Profissional do ProfessorPrática de EnsinoPsicologia da EducaçãoO objetivo desse trabalho foi avaliar se a participação de professores de redes municipais do Estado de São Paulo em um programa de licenciatura em nível superior, oferecido por duas renomadas universidades paulistas, ocasionava alteração nas posturas docentes dos alunos-professores. Os dados - respostas de 1.272 participantes a 17 simulações de situações problemas apresentadas no início e no final do programa - foram analisadas por meio de procedimentos estatísticos. Os resultados mostraram que 30% dos alunos-professores sofreram modificações de perfil nas posturas estudadas no sentido esperado. Isso parece indicar que os participantes apresentaram, ao final do Programa, maior tendência para dominar e planejar situações didáticas que envolviam os conteúdos básicos das áreas de conhecimento; reconhecer e empregar adequadamente os recursos e tecnologias disponíveis no processo de ensino-aprendizagem; e valer-se da teoria para orientar a prática docente e a avaliação.Fundação Carlos Chagas2007-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/380Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 130 (2007); 227-245Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 Núm. 130 (2007); 227-245Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 130 (2007); 227-245Cadernos de Pesquisa; v. 37 n. 130 (2007); 227-2451980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/380/384Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDavis, ClaudiaEsposito, Yara LúciaNunes, Marina M. R.Nunes, Cesar A. A.Bizzocchi, Miriam2023-11-06T14:09:35Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/380Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T14:09:35Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental
title Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental
spellingShingle Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental
Davis, Claudia
Avaliação do Programa
Perfil Profissional do Professor
Prática de Ensino
Psicologia da Educação
title_short Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental
title_full Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental
title_fullStr Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental
title_full_unstemmed Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental
title_sort Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental
author Davis, Claudia
author_facet Davis, Claudia
Esposito, Yara Lúcia
Nunes, Marina M. R.
Nunes, Cesar A. A.
Bizzocchi, Miriam
author_role author
author2 Esposito, Yara Lúcia
Nunes, Marina M. R.
Nunes, Cesar A. A.
Bizzocchi, Miriam
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Davis, Claudia
Esposito, Yara Lúcia
Nunes, Marina M. R.
Nunes, Cesar A. A.
Bizzocchi, Miriam
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação do Programa
Perfil Profissional do Professor
Prática de Ensino
Psicologia da Educação
topic Avaliação do Programa
Perfil Profissional do Professor
Prática de Ensino
Psicologia da Educação
description O objetivo desse trabalho foi avaliar se a participação de professores de redes municipais do Estado de São Paulo em um programa de licenciatura em nível superior, oferecido por duas renomadas universidades paulistas, ocasionava alteração nas posturas docentes dos alunos-professores. Os dados - respostas de 1.272 participantes a 17 simulações de situações problemas apresentadas no início e no final do programa - foram analisadas por meio de procedimentos estatísticos. Os resultados mostraram que 30% dos alunos-professores sofreram modificações de perfil nas posturas estudadas no sentido esperado. Isso parece indicar que os participantes apresentaram, ao final do Programa, maior tendência para dominar e planejar situações didáticas que envolviam os conteúdos básicos das áreas de conhecimento; reconhecer e empregar adequadamente os recursos e tecnologias disponíveis no processo de ensino-aprendizagem; e valer-se da teoria para orientar a prática docente e a avaliação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/380
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/380/384
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 130 (2007); 227-245
Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 Núm. 130 (2007); 227-245
Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 130 (2007); 227-245
Cadernos de Pesquisa; v. 37 n. 130 (2007); 227-245
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309197135872