Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/380 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho foi avaliar se a participação de professores de redes municipais do Estado de São Paulo em um programa de licenciatura em nível superior, oferecido por duas renomadas universidades paulistas, ocasionava alteração nas posturas docentes dos alunos-professores. Os dados - respostas de 1.272 participantes a 17 simulações de situações problemas apresentadas no início e no final do programa - foram analisadas por meio de procedimentos estatísticos. Os resultados mostraram que 30% dos alunos-professores sofreram modificações de perfil nas posturas estudadas no sentido esperado. Isso parece indicar que os participantes apresentaram, ao final do Programa, maior tendência para dominar e planejar situações didáticas que envolviam os conteúdos básicos das áreas de conhecimento; reconhecer e empregar adequadamente os recursos e tecnologias disponíveis no processo de ensino-aprendizagem; e valer-se da teoria para orientar a prática docente e a avaliação. |
id |
FCC-1_15aa268204fb643918852cc2cbbbe6b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/380 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamentalAvaliação do ProgramaPerfil Profissional do ProfessorPrática de EnsinoPsicologia da EducaçãoO objetivo desse trabalho foi avaliar se a participação de professores de redes municipais do Estado de São Paulo em um programa de licenciatura em nível superior, oferecido por duas renomadas universidades paulistas, ocasionava alteração nas posturas docentes dos alunos-professores. Os dados - respostas de 1.272 participantes a 17 simulações de situações problemas apresentadas no início e no final do programa - foram analisadas por meio de procedimentos estatísticos. Os resultados mostraram que 30% dos alunos-professores sofreram modificações de perfil nas posturas estudadas no sentido esperado. Isso parece indicar que os participantes apresentaram, ao final do Programa, maior tendência para dominar e planejar situações didáticas que envolviam os conteúdos básicos das áreas de conhecimento; reconhecer e empregar adequadamente os recursos e tecnologias disponíveis no processo de ensino-aprendizagem; e valer-se da teoria para orientar a prática docente e a avaliação.Fundação Carlos Chagas2007-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/380Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 130 (2007); 227-245Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 Núm. 130 (2007); 227-245Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 130 (2007); 227-245Cadernos de Pesquisa; v. 37 n. 130 (2007); 227-2451980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/380/384Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDavis, ClaudiaEsposito, Yara LúciaNunes, Marina M. R.Nunes, Cesar A. A.Bizzocchi, Miriam2023-11-06T14:09:35Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/380Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T14:09:35Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental |
title |
Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental |
spellingShingle |
Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental Davis, Claudia Avaliação do Programa Perfil Profissional do Professor Prática de Ensino Psicologia da Educação |
title_short |
Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental |
title_full |
Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental |
title_fullStr |
Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental |
title_sort |
Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental |
author |
Davis, Claudia |
author_facet |
Davis, Claudia Esposito, Yara Lúcia Nunes, Marina M. R. Nunes, Cesar A. A. Bizzocchi, Miriam |
author_role |
author |
author2 |
Esposito, Yara Lúcia Nunes, Marina M. R. Nunes, Cesar A. A. Bizzocchi, Miriam |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Davis, Claudia Esposito, Yara Lúcia Nunes, Marina M. R. Nunes, Cesar A. A. Bizzocchi, Miriam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação do Programa Perfil Profissional do Professor Prática de Ensino Psicologia da Educação |
topic |
Avaliação do Programa Perfil Profissional do Professor Prática de Ensino Psicologia da Educação |
description |
O objetivo desse trabalho foi avaliar se a participação de professores de redes municipais do Estado de São Paulo em um programa de licenciatura em nível superior, oferecido por duas renomadas universidades paulistas, ocasionava alteração nas posturas docentes dos alunos-professores. Os dados - respostas de 1.272 participantes a 17 simulações de situações problemas apresentadas no início e no final do programa - foram analisadas por meio de procedimentos estatísticos. Os resultados mostraram que 30% dos alunos-professores sofreram modificações de perfil nas posturas estudadas no sentido esperado. Isso parece indicar que os participantes apresentaram, ao final do Programa, maior tendência para dominar e planejar situações didáticas que envolviam os conteúdos básicos das áreas de conhecimento; reconhecer e empregar adequadamente os recursos e tecnologias disponíveis no processo de ensino-aprendizagem; e valer-se da teoria para orientar a prática docente e a avaliação. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/380 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/380/384 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 130 (2007); 227-245 Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 Núm. 130 (2007); 227-245 Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 130 (2007); 227-245 Cadernos de Pesquisa; v. 37 n. 130 (2007); 227-245 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330309197135872 |