Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charlot, Bernard
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/803
Resumo: Neste artigo comparo uma pesquisa feita numa escola secundária de periferia com outra realizada com bons alunos de uma escola de clientela "mais favorecida". Como pensar, ao mesmo tempo, a singularidade das histórias escolares e a correlação estatística entre fracasso escolar e origem social? A pesquisa se concentra no significado que a escola tem para os alunos e no próprio fato de aprender. Tenta identificar os processos que estruturam a história escolar dos jovens: mobilização na escola e em relação à escola, processos "epistêmicos". Mostra que uma história escolar nunca é vivida por antecipação, que os jovens dos meios populares pensam a escola em termos de futuro mais do que de saber e que aprender não apresenta um sentido unívoco.
id FCC-1_4841cfa20d905b6084c44856d331f668
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/803
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferiaRelação com o SaberRelação com a EscolaEstudantes CarentesNeste artigo comparo uma pesquisa feita numa escola secundária de periferia com outra realizada com bons alunos de uma escola de clientela "mais favorecida". Como pensar, ao mesmo tempo, a singularidade das histórias escolares e a correlação estatística entre fracasso escolar e origem social? A pesquisa se concentra no significado que a escola tem para os alunos e no próprio fato de aprender. Tenta identificar os processos que estruturam a história escolar dos jovens: mobilização na escola e em relação à escola, processos "epistêmicos". Mostra que uma história escolar nunca é vivida por antecipação, que os jovens dos meios populares pensam a escola em termos de futuro mais do que de saber e que aprender não apresenta um sentido unívoco. Fundação Carlos Chagas1996-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/803Cadernos de Pesquisa; No. 97 (1996); 47-63Cadernos de Pesquisa; Núm. 97 (1996); 47-63Cadernos de Pesquisa; No. 97 (1996); 47-63Cadernos de Pesquisa; n. 97 (1996); 47-631980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/803/814Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCharlot, Bernard2023-10-24T15:43:57Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/803Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-24T15:43:57Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia
title Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia
spellingShingle Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia
Charlot, Bernard
Relação com o Saber
Relação com a Escola
Estudantes Carentes
title_short Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia
title_full Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia
title_fullStr Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia
title_full_unstemmed Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia
title_sort Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia
author Charlot, Bernard
author_facet Charlot, Bernard
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Charlot, Bernard
dc.subject.por.fl_str_mv Relação com o Saber
Relação com a Escola
Estudantes Carentes
topic Relação com o Saber
Relação com a Escola
Estudantes Carentes
description Neste artigo comparo uma pesquisa feita numa escola secundária de periferia com outra realizada com bons alunos de uma escola de clientela "mais favorecida". Como pensar, ao mesmo tempo, a singularidade das histórias escolares e a correlação estatística entre fracasso escolar e origem social? A pesquisa se concentra no significado que a escola tem para os alunos e no próprio fato de aprender. Tenta identificar os processos que estruturam a história escolar dos jovens: mobilização na escola e em relação à escola, processos "epistêmicos". Mostra que uma história escolar nunca é vivida por antecipação, que os jovens dos meios populares pensam a escola em termos de futuro mais do que de saber e que aprender não apresenta um sentido unívoco.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/803
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/803/814
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 97 (1996); 47-63
Cadernos de Pesquisa; Núm. 97 (1996); 47-63
Cadernos de Pesquisa; No. 97 (1996); 47-63
Cadernos de Pesquisa; n. 97 (1996); 47-63
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431066472251392