Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles, Jerusa Fumagalli de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Parente, Maria Alice Mattos Pimenta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/348
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho em leitura e escrita de palavras e de texto de 110 crianças de 2ª série de escolas públicas e o julgamento do professor sobre tais habilidades. Foram encontradas correlações significativas entre o desempenho dos alunos e a percepção do professor sobre essas habilidades. A avaliação do professor sobre a competência em leitura do aluno ao final do ano letivo mostrou-se um fator sensível na determinação de diferenças de desempenho dos alunos. Apesar das correlações positivas encontradas, houve algumas discrepâncias entre o julgamento do professor e as avaliações. O estudo sugere que o professor tem um conhecimento que o habilita a classificar as habilidades de leitura e escrita de seus alunos de forma relacionada ao desempenho deles, do ponto de vista da avaliação com base na psicologia cognitiva.
id FCC-1_7022204a07d136abd3a4ac3b650b59d4
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/348
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professorAprendizagemLeituraEscritaDesenvolvimento CognitivoEsta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho em leitura e escrita de palavras e de texto de 110 crianças de 2ª série de escolas públicas e o julgamento do professor sobre tais habilidades. Foram encontradas correlações significativas entre o desempenho dos alunos e a percepção do professor sobre essas habilidades. A avaliação do professor sobre a competência em leitura do aluno ao final do ano letivo mostrou-se um fator sensível na determinação de diferenças de desempenho dos alunos. Apesar das correlações positivas encontradas, houve algumas discrepâncias entre o julgamento do professor e as avaliações. O estudo sugere que o professor tem um conhecimento que o habilita a classificar as habilidades de leitura e escrita de seus alunos de forma relacionada ao desempenho deles, do ponto de vista da avaliação com base na psicologia cognitiva.Fundação Carlos Chagas2007-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/348Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 132 (2007); 687-709Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 Núm. 132 (2007); 687-709Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 132 (2007); 687-709Cadernos de Pesquisa; v. 37 n. 132 (2007); 687-7091980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/348/352Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSalles, Jerusa Fumagalli deParente, Maria Alice Mattos Pimenta2023-11-06T14:58:18Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/348Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T14:58:18Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor
title Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor
spellingShingle Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor
Salles, Jerusa Fumagalli de
Aprendizagem
Leitura
Escrita
Desenvolvimento Cognitivo
title_short Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor
title_full Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor
title_fullStr Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor
title_full_unstemmed Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor
title_sort Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor
author Salles, Jerusa Fumagalli de
author_facet Salles, Jerusa Fumagalli de
Parente, Maria Alice Mattos Pimenta
author_role author
author2 Parente, Maria Alice Mattos Pimenta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles, Jerusa Fumagalli de
Parente, Maria Alice Mattos Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Leitura
Escrita
Desenvolvimento Cognitivo
topic Aprendizagem
Leitura
Escrita
Desenvolvimento Cognitivo
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho em leitura e escrita de palavras e de texto de 110 crianças de 2ª série de escolas públicas e o julgamento do professor sobre tais habilidades. Foram encontradas correlações significativas entre o desempenho dos alunos e a percepção do professor sobre essas habilidades. A avaliação do professor sobre a competência em leitura do aluno ao final do ano letivo mostrou-se um fator sensível na determinação de diferenças de desempenho dos alunos. Apesar das correlações positivas encontradas, houve algumas discrepâncias entre o julgamento do professor e as avaliações. O estudo sugere que o professor tem um conhecimento que o habilita a classificar as habilidades de leitura e escrita de seus alunos de forma relacionada ao desempenho deles, do ponto de vista da avaliação com base na psicologia cognitiva.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/348
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/348/352
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 132 (2007); 687-709
Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 Núm. 132 (2007); 687-709
Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 132 (2007); 687-709
Cadernos de Pesquisa; v. 37 n. 132 (2007); 687-709
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308864737280