Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles, Jerusa Fumagalli de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pimenta, Maria Alice de Mattos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/22736
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho em leitura e escrita de palavras e de texto de 110 crianças de 2ª série de escolas públicas e o julgamento do professor sobre tais habilidades. Foram encontradas correlações significativas entre o desempenho dos alunos e a percepção do professor sobre essas habilidades. A avaliação do professor sobre a competência em leitura do aluno ao final do ano letivo mostrou-se um fator sensível na determinação de diferenças de desempenho dos alunos. Apesar das correlações positivas encontradas, houve algumas discrepâncias entre o julgamento do professor e as avaliações. O estudo sugere que o professor tem um conhecimento que o habilita a classificar as habilidades de leitura e escrita de seus alunos de forma relacionada ao desempenho deles, do ponto de vista da avaliação com base na psicologia cognitiva.
id UFRGS-2_b87898c8a2e9cfd55c970e06ba4e5557
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22736
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Salles, Jerusa Fumagalli dePimenta, Maria Alice de Mattos2010-05-22T04:17:07Z20070100-1574http://hdl.handle.net/10183/22736000618327Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho em leitura e escrita de palavras e de texto de 110 crianças de 2ª série de escolas públicas e o julgamento do professor sobre tais habilidades. Foram encontradas correlações significativas entre o desempenho dos alunos e a percepção do professor sobre essas habilidades. A avaliação do professor sobre a competência em leitura do aluno ao final do ano letivo mostrou-se um fator sensível na determinação de diferenças de desempenho dos alunos. Apesar das correlações positivas encontradas, houve algumas discrepâncias entre o julgamento do professor e as avaliações. O estudo sugere que o professor tem um conhecimento que o habilita a classificar as habilidades de leitura e escrita de seus alunos de forma relacionada ao desempenho deles, do ponto de vista da avaliação com base na psicologia cognitiva.The aim of this study is to investigate the relationship between the performance of 110 second-grade public school children in reading and writing words and texts and the teacher’s judgement of such skills. Significant correlations between students’ performance and teachers’ perception of these skills were found. The teacher’s assessment of students’ reading competence at the end of the academic year proved to be a crucial factor in establishing the differences of students’ performance. Although some positive correlations were found, there were some discrepancies between the teacher’s judgement and the evaluations. The study suggests that the teacher has the knowledge that enables him/her to rate the reading and writing skills of his/her students in a way that is related to students’ performance, from the point of view of an evaluation based on cognitive psychology.application/pdfporCadernos de pesquisa. São Paulo. Vol. 37, n. 132 (set./dez. 2007), p. 687-709Escola públicaAvaliaçãoProfessoresLeituraEscritaAvaliação da aprendizagemEnsino fundamentalDesenvolvimento cognitivoCriançaPesquisa educacionalLearningReadingWritingCognitive developmentRelação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professorChildren’s performance in written language and teacher’s perception info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000618327.pdf000618327.pdfTexto completoapplication/pdf160971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22736/1/000618327.pdf62997c8b991e78713c1a766c39ec49deMD51TEXT000618327.pdf.txt000618327.pdf.txtExtracted Texttext/plain52004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22736/2/000618327.pdf.txtfcbfdae6c152099cd96acb64546ca746MD52THUMBNAIL000618327.pdf.jpg000618327.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22736/3/000618327.pdf.jpg3abe50d8b6f167e02eee68403f3496ddMD5310183/227362018-11-29 02:46:32.438039oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22736Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-29T04:46:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Children’s performance in written language and teacher’s perception
title Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor
spellingShingle Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor
Salles, Jerusa Fumagalli de
Escola pública
Avaliação
Professores
Leitura
Escrita
Avaliação da aprendizagem
Ensino fundamental
Desenvolvimento cognitivo
Criança
Pesquisa educacional
Learning
Reading
Writing
Cognitive development
title_short Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor
title_full Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor
title_fullStr Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor
title_full_unstemmed Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor
title_sort Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor
author Salles, Jerusa Fumagalli de
author_facet Salles, Jerusa Fumagalli de
Pimenta, Maria Alice de Mattos
author_role author
author2 Pimenta, Maria Alice de Mattos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles, Jerusa Fumagalli de
Pimenta, Maria Alice de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Escola pública
Avaliação
Professores
Leitura
Escrita
Avaliação da aprendizagem
Ensino fundamental
Desenvolvimento cognitivo
Criança
Pesquisa educacional
topic Escola pública
Avaliação
Professores
Leitura
Escrita
Avaliação da aprendizagem
Ensino fundamental
Desenvolvimento cognitivo
Criança
Pesquisa educacional
Learning
Reading
Writing
Cognitive development
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Reading
Writing
Cognitive development
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho em leitura e escrita de palavras e de texto de 110 crianças de 2ª série de escolas públicas e o julgamento do professor sobre tais habilidades. Foram encontradas correlações significativas entre o desempenho dos alunos e a percepção do professor sobre essas habilidades. A avaliação do professor sobre a competência em leitura do aluno ao final do ano letivo mostrou-se um fator sensível na determinação de diferenças de desempenho dos alunos. Apesar das correlações positivas encontradas, houve algumas discrepâncias entre o julgamento do professor e as avaliações. O estudo sugere que o professor tem um conhecimento que o habilita a classificar as habilidades de leitura e escrita de seus alunos de forma relacionada ao desempenho deles, do ponto de vista da avaliação com base na psicologia cognitiva.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-22T04:17:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/22736
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-1574
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000618327
identifier_str_mv 0100-1574
000618327
url http://hdl.handle.net/10183/22736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de pesquisa. São Paulo. Vol. 37, n. 132 (set./dez. 2007), p. 687-709
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22736/1/000618327.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22736/2/000618327.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22736/3/000618327.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 62997c8b991e78713c1a766c39ec49de
fcbfdae6c152099cd96acb64546ca746
3abe50d8b6f167e02eee68403f3496dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447412812021760