Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/22736 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho em leitura e escrita de palavras e de texto de 110 crianças de 2ª série de escolas públicas e o julgamento do professor sobre tais habilidades. Foram encontradas correlações significativas entre o desempenho dos alunos e a percepção do professor sobre essas habilidades. A avaliação do professor sobre a competência em leitura do aluno ao final do ano letivo mostrou-se um fator sensível na determinação de diferenças de desempenho dos alunos. Apesar das correlações positivas encontradas, houve algumas discrepâncias entre o julgamento do professor e as avaliações. O estudo sugere que o professor tem um conhecimento que o habilita a classificar as habilidades de leitura e escrita de seus alunos de forma relacionada ao desempenho deles, do ponto de vista da avaliação com base na psicologia cognitiva. |
id |
UFRGS-2_b87898c8a2e9cfd55c970e06ba4e5557 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22736 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Salles, Jerusa Fumagalli dePimenta, Maria Alice de Mattos2010-05-22T04:17:07Z20070100-1574http://hdl.handle.net/10183/22736000618327Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho em leitura e escrita de palavras e de texto de 110 crianças de 2ª série de escolas públicas e o julgamento do professor sobre tais habilidades. Foram encontradas correlações significativas entre o desempenho dos alunos e a percepção do professor sobre essas habilidades. A avaliação do professor sobre a competência em leitura do aluno ao final do ano letivo mostrou-se um fator sensível na determinação de diferenças de desempenho dos alunos. Apesar das correlações positivas encontradas, houve algumas discrepâncias entre o julgamento do professor e as avaliações. O estudo sugere que o professor tem um conhecimento que o habilita a classificar as habilidades de leitura e escrita de seus alunos de forma relacionada ao desempenho deles, do ponto de vista da avaliação com base na psicologia cognitiva.The aim of this study is to investigate the relationship between the performance of 110 second-grade public school children in reading and writing words and texts and the teacher’s judgement of such skills. Significant correlations between students’ performance and teachers’ perception of these skills were found. The teacher’s assessment of students’ reading competence at the end of the academic year proved to be a crucial factor in establishing the differences of students’ performance. Although some positive correlations were found, there were some discrepancies between the teacher’s judgement and the evaluations. The study suggests that the teacher has the knowledge that enables him/her to rate the reading and writing skills of his/her students in a way that is related to students’ performance, from the point of view of an evaluation based on cognitive psychology.application/pdfporCadernos de pesquisa. São Paulo. Vol. 37, n. 132 (set./dez. 2007), p. 687-709Escola públicaAvaliaçãoProfessoresLeituraEscritaAvaliação da aprendizagemEnsino fundamentalDesenvolvimento cognitivoCriançaPesquisa educacionalLearningReadingWritingCognitive developmentRelação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professorChildren’s performance in written language and teacher’s perception info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000618327.pdf000618327.pdfTexto completoapplication/pdf160971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22736/1/000618327.pdf62997c8b991e78713c1a766c39ec49deMD51TEXT000618327.pdf.txt000618327.pdf.txtExtracted Texttext/plain52004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22736/2/000618327.pdf.txtfcbfdae6c152099cd96acb64546ca746MD52THUMBNAIL000618327.pdf.jpg000618327.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22736/3/000618327.pdf.jpg3abe50d8b6f167e02eee68403f3496ddMD5310183/227362018-11-29 02:46:32.438039oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22736Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-29T04:46:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Children’s performance in written language and teacher’s perception |
title |
Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor |
spellingShingle |
Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor Salles, Jerusa Fumagalli de Escola pública Avaliação Professores Leitura Escrita Avaliação da aprendizagem Ensino fundamental Desenvolvimento cognitivo Criança Pesquisa educacional Learning Reading Writing Cognitive development |
title_short |
Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor |
title_full |
Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor |
title_fullStr |
Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor |
title_full_unstemmed |
Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor |
title_sort |
Relação entre o desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor |
author |
Salles, Jerusa Fumagalli de |
author_facet |
Salles, Jerusa Fumagalli de Pimenta, Maria Alice de Mattos |
author_role |
author |
author2 |
Pimenta, Maria Alice de Mattos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salles, Jerusa Fumagalli de Pimenta, Maria Alice de Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola pública Avaliação Professores Leitura Escrita Avaliação da aprendizagem Ensino fundamental Desenvolvimento cognitivo Criança Pesquisa educacional |
topic |
Escola pública Avaliação Professores Leitura Escrita Avaliação da aprendizagem Ensino fundamental Desenvolvimento cognitivo Criança Pesquisa educacional Learning Reading Writing Cognitive development |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Reading Writing Cognitive development |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho em leitura e escrita de palavras e de texto de 110 crianças de 2ª série de escolas públicas e o julgamento do professor sobre tais habilidades. Foram encontradas correlações significativas entre o desempenho dos alunos e a percepção do professor sobre essas habilidades. A avaliação do professor sobre a competência em leitura do aluno ao final do ano letivo mostrou-se um fator sensível na determinação de diferenças de desempenho dos alunos. Apesar das correlações positivas encontradas, houve algumas discrepâncias entre o julgamento do professor e as avaliações. O estudo sugere que o professor tem um conhecimento que o habilita a classificar as habilidades de leitura e escrita de seus alunos de forma relacionada ao desempenho deles, do ponto de vista da avaliação com base na psicologia cognitiva. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-05-22T04:17:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/22736 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-1574 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000618327 |
identifier_str_mv |
0100-1574 000618327 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/22736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos de pesquisa. São Paulo. Vol. 37, n. 132 (set./dez. 2007), p. 687-709 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22736/1/000618327.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22736/2/000618327.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22736/3/000618327.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62997c8b991e78713c1a766c39ec49de fcbfdae6c152099cd96acb64546ca746 3abe50d8b6f167e02eee68403f3496dd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447412812021760 |