Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/348 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho em leitura e escrita de palavras e de texto de 110 crianças de 2ª série de escolas públicas e o julgamento do professor sobre tais habilidades. Foram encontradas correlações significativas entre o desempenho dos alunos e a percepção do professor sobre essas habilidades. A avaliação do professor sobre a competência em leitura do aluno ao final do ano letivo mostrou-se um fator sensível na determinação de diferenças de desempenho dos alunos. Apesar das correlações positivas encontradas, houve algumas discrepâncias entre o julgamento do professor e as avaliações. O estudo sugere que o professor tem um conhecimento que o habilita a classificar as habilidades de leitura e escrita de seus alunos de forma relacionada ao desempenho deles, do ponto de vista da avaliação com base na psicologia cognitiva. |
id |
FCC-1_7022204a07d136abd3a4ac3b650b59d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/348 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professorAprendizagemLeituraEscritaDesenvolvimento CognitivoEsta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho em leitura e escrita de palavras e de texto de 110 crianças de 2ª série de escolas públicas e o julgamento do professor sobre tais habilidades. Foram encontradas correlações significativas entre o desempenho dos alunos e a percepção do professor sobre essas habilidades. A avaliação do professor sobre a competência em leitura do aluno ao final do ano letivo mostrou-se um fator sensível na determinação de diferenças de desempenho dos alunos. Apesar das correlações positivas encontradas, houve algumas discrepâncias entre o julgamento do professor e as avaliações. O estudo sugere que o professor tem um conhecimento que o habilita a classificar as habilidades de leitura e escrita de seus alunos de forma relacionada ao desempenho deles, do ponto de vista da avaliação com base na psicologia cognitiva.Fundação Carlos Chagas2007-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/348Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 132 (2007); 687-709Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 Núm. 132 (2007); 687-709Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 132 (2007); 687-709Cadernos de Pesquisa; v. 37 n. 132 (2007); 687-7091980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/348/352Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSalles, Jerusa Fumagalli deParente, Maria Alice Mattos Pimenta2023-11-06T14:58:18Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/348Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T14:58:18Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor |
title |
Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor |
spellingShingle |
Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor Salles, Jerusa Fumagalli de Aprendizagem Leitura Escrita Desenvolvimento Cognitivo |
title_short |
Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor |
title_full |
Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor |
title_fullStr |
Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor |
title_full_unstemmed |
Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor |
title_sort |
Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor |
author |
Salles, Jerusa Fumagalli de |
author_facet |
Salles, Jerusa Fumagalli de Parente, Maria Alice Mattos Pimenta |
author_role |
author |
author2 |
Parente, Maria Alice Mattos Pimenta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salles, Jerusa Fumagalli de Parente, Maria Alice Mattos Pimenta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Leitura Escrita Desenvolvimento Cognitivo |
topic |
Aprendizagem Leitura Escrita Desenvolvimento Cognitivo |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho em leitura e escrita de palavras e de texto de 110 crianças de 2ª série de escolas públicas e o julgamento do professor sobre tais habilidades. Foram encontradas correlações significativas entre o desempenho dos alunos e a percepção do professor sobre essas habilidades. A avaliação do professor sobre a competência em leitura do aluno ao final do ano letivo mostrou-se um fator sensível na determinação de diferenças de desempenho dos alunos. Apesar das correlações positivas encontradas, houve algumas discrepâncias entre o julgamento do professor e as avaliações. O estudo sugere que o professor tem um conhecimento que o habilita a classificar as habilidades de leitura e escrita de seus alunos de forma relacionada ao desempenho deles, do ponto de vista da avaliação com base na psicologia cognitiva. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/348 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/348/352 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 132 (2007); 687-709 Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 Núm. 132 (2007); 687-709 Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 132 (2007); 687-709 Cadernos de Pesquisa; v. 37 n. 132 (2007); 687-709 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330308864737280 |