As novas propostas curriculares e a prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tura, Maria de Lourdes Rangel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2027
Resumo: O artigo focaliza propostas curriculares em processo de implantação em uma escola da rede pública do município do Rio de Janeiro, à luz das novas políticas curriculares que transitam nos contextos mais amplos do campo educacional e que se apoiam em discursos em torno do significante desempenho escolar, retratado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Analisa também os discursos de produção da performatividade e dos novos modelos de gerência da vida escolar e do trabalho docente.
id FCC-1_74632ea5a8b526c36f14849d8a9e0208
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2027
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling As novas propostas curriculares e a prática pedagógicaPolíticas EducacionaisCurrículoAvaliaçãoPráticas EscolaresO artigo focaliza propostas curriculares em processo de implantação em uma escola da rede pública do município do Rio de Janeiro, à luz das novas políticas curriculares que transitam nos contextos mais amplos do campo educacional e que se apoiam em discursos em torno do significante desempenho escolar, retratado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Analisa também os discursos de produção da performatividade e dos novos modelos de gerência da vida escolar e do trabalho docente.Fundação Carlos Chagas2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2027Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 790-805Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 147 (2012); 790-805Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 790-805Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 147 (2012); 790-8051980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2027/1986Copyright (c) 2012 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTura, Maria de Lourdes Rangel2023-11-13T12:23:55Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2027Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-13T12:23:55Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv As novas propostas curriculares e a prática pedagógica
title As novas propostas curriculares e a prática pedagógica
spellingShingle As novas propostas curriculares e a prática pedagógica
Tura, Maria de Lourdes Rangel
Políticas Educacionais
Currículo
Avaliação
Práticas Escolares
title_short As novas propostas curriculares e a prática pedagógica
title_full As novas propostas curriculares e a prática pedagógica
title_fullStr As novas propostas curriculares e a prática pedagógica
title_full_unstemmed As novas propostas curriculares e a prática pedagógica
title_sort As novas propostas curriculares e a prática pedagógica
author Tura, Maria de Lourdes Rangel
author_facet Tura, Maria de Lourdes Rangel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tura, Maria de Lourdes Rangel
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Educacionais
Currículo
Avaliação
Práticas Escolares
topic Políticas Educacionais
Currículo
Avaliação
Práticas Escolares
description O artigo focaliza propostas curriculares em processo de implantação em uma escola da rede pública do município do Rio de Janeiro, à luz das novas políticas curriculares que transitam nos contextos mais amplos do campo educacional e que se apoiam em discursos em torno do significante desempenho escolar, retratado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Analisa também os discursos de produção da performatividade e dos novos modelos de gerência da vida escolar e do trabalho docente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2027
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2027/1986
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 790-805
Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 147 (2012); 790-805
Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 790-805
Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 147 (2012); 790-805
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330314428481536