As novas propostas curriculares e a prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2027 |
Resumo: | O artigo focaliza propostas curriculares em processo de implantação em uma escola da rede pública do município do Rio de Janeiro, à luz das novas políticas curriculares que transitam nos contextos mais amplos do campo educacional e que se apoiam em discursos em torno do significante desempenho escolar, retratado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Analisa também os discursos de produção da performatividade e dos novos modelos de gerência da vida escolar e do trabalho docente. |
id |
FCC-1_74632ea5a8b526c36f14849d8a9e0208 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2027 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As novas propostas curriculares e a prática pedagógicaPolíticas EducacionaisCurrículoAvaliaçãoPráticas EscolaresO artigo focaliza propostas curriculares em processo de implantação em uma escola da rede pública do município do Rio de Janeiro, à luz das novas políticas curriculares que transitam nos contextos mais amplos do campo educacional e que se apoiam em discursos em torno do significante desempenho escolar, retratado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Analisa também os discursos de produção da performatividade e dos novos modelos de gerência da vida escolar e do trabalho docente.Fundação Carlos Chagas2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2027Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 790-805Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 147 (2012); 790-805Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 790-805Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 147 (2012); 790-8051980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2027/1986Copyright (c) 2012 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTura, Maria de Lourdes Rangel2023-11-13T12:23:55Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2027Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-13T12:23:55Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As novas propostas curriculares e a prática pedagógica |
title |
As novas propostas curriculares e a prática pedagógica |
spellingShingle |
As novas propostas curriculares e a prática pedagógica Tura, Maria de Lourdes Rangel Políticas Educacionais Currículo Avaliação Práticas Escolares |
title_short |
As novas propostas curriculares e a prática pedagógica |
title_full |
As novas propostas curriculares e a prática pedagógica |
title_fullStr |
As novas propostas curriculares e a prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
As novas propostas curriculares e a prática pedagógica |
title_sort |
As novas propostas curriculares e a prática pedagógica |
author |
Tura, Maria de Lourdes Rangel |
author_facet |
Tura, Maria de Lourdes Rangel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tura, Maria de Lourdes Rangel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Educacionais Currículo Avaliação Práticas Escolares |
topic |
Políticas Educacionais Currículo Avaliação Práticas Escolares |
description |
O artigo focaliza propostas curriculares em processo de implantação em uma escola da rede pública do município do Rio de Janeiro, à luz das novas políticas curriculares que transitam nos contextos mais amplos do campo educacional e que se apoiam em discursos em torno do significante desempenho escolar, retratado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Analisa também os discursos de produção da performatividade e dos novos modelos de gerência da vida escolar e do trabalho docente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2027 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2027/1986 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 790-805 Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 147 (2012); 790-805 Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 790-805 Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 147 (2012); 790-805 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330314428481536 |