Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fritsch, Rosangela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Leite, Carlinda, Vitelli, Ricardo Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9903
Resumo: Este artigo, situado no campo teórico dos estudos curriculares e das políticas educacionais, tem como foco práticas curriculares de ensino-aprendizagem e de avaliação concretizadas por docentes no contexto de uma rede municipal de educação. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário online, respondido por adesão dos professores da rede, que se posicionaram sobre as práticas mais utilizadas por eles, as mais apreciadas pelos estudantes e as que geram mais aprendizagens. A análise dos dados evidencia tensões entre a política curricular orientadora do município, que prevê uma educação libertadora e cidadã preconizada no documento norteador do currículo, e as práticas concretizadas em sala de aula pelos docentes, em que são recorrentes estratégias e processos de ensino-aprendizagem centrados nos professores e uso de instrumentos e procedimentos de avaliação focados em resultados.
id UNILASALLE-2_4dd8a770d175a09038b02e1f447e69d0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/9903
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educaçãoPráticas curricularesPolíticas educacionaisEstudos curricularesEste artigo, situado no campo teórico dos estudos curriculares e das políticas educacionais, tem como foco práticas curriculares de ensino-aprendizagem e de avaliação concretizadas por docentes no contexto de uma rede municipal de educação. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário online, respondido por adesão dos professores da rede, que se posicionaram sobre as práticas mais utilizadas por eles, as mais apreciadas pelos estudantes e as que geram mais aprendizagens. A análise dos dados evidencia tensões entre a política curricular orientadora do município, que prevê uma educação libertadora e cidadã preconizada no documento norteador do currículo, e as práticas concretizadas em sala de aula pelos docentes, em que são recorrentes estratégias e processos de ensino-aprendizagem centrados nos professores e uso de instrumentos e procedimentos de avaliação focados em resultados.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/990310.18316/recc.v27i3.9903Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 3 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9903/pdfCopyright (c) 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessFritsch, RosangelaLeite, CarlindaVitelli, Ricardo Ferreira2023-01-31T13:59:26Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/9903Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-01-31T13:59:26Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação
title Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação
spellingShingle Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação
Fritsch, Rosangela
Práticas curriculares
Políticas educacionais
Estudos curriculares
title_short Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação
title_full Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação
title_fullStr Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação
title_full_unstemmed Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação
title_sort Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação
author Fritsch, Rosangela
author_facet Fritsch, Rosangela
Leite, Carlinda
Vitelli, Ricardo Ferreira
author_role author
author2 Leite, Carlinda
Vitelli, Ricardo Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fritsch, Rosangela
Leite, Carlinda
Vitelli, Ricardo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas curriculares
Políticas educacionais
Estudos curriculares
topic Práticas curriculares
Políticas educacionais
Estudos curriculares
description Este artigo, situado no campo teórico dos estudos curriculares e das políticas educacionais, tem como foco práticas curriculares de ensino-aprendizagem e de avaliação concretizadas por docentes no contexto de uma rede municipal de educação. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário online, respondido por adesão dos professores da rede, que se posicionaram sobre as práticas mais utilizadas por eles, as mais apreciadas pelos estudantes e as que geram mais aprendizagens. A análise dos dados evidencia tensões entre a política curricular orientadora do município, que prevê uma educação libertadora e cidadã preconizada no documento norteador do currículo, e as práticas concretizadas em sala de aula pelos docentes, em que são recorrentes estratégias e processos de ensino-aprendizagem centrados nos professores e uso de instrumentos e procedimentos de avaliação focados em resultados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9903
10.18316/recc.v27i3.9903
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9903
identifier_str_mv 10.18316/recc.v27i3.9903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9903/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 3 (2022)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320095744000