As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1975 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1842 |
Resumo: | A discussão das contribuições potenciais ou efetivas da ciência ao ensino pode ser feita de uma pluralidade de pontos de vista, conforme a ciência que se pretenda enfocar (economia, psicologia, sociologia etc.) ou conforme se encare o ensino do ponto de vista do processo, do agente, ou da disponibilidade de recursos técnicos. No presente trabalho, vamos colocar-nos na perspectiva daqueles que acreditam que: 1) o ensino, na nossa realidade, é um processo de natureza decisório-executiva, exercido basicamente pelo professor; 2) a qualidade desse processo depende diretamente das contribuições da Psicologia e da Sociologia, enquanto ciências da educação; 3) essas contribuições - para serem efetivas - precisam ser comunicadas ao professor, seja através de programas de treinamento, seja através de publicações técnicas. |
id |
FCC-1_8f7862ef0f80832f9557c0f9f165a308 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1842 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mitoCiênciaFormação de professoresPedagogiaPsicologiaSociologiaEnsino individualizadoA discussão das contribuições potenciais ou efetivas da ciência ao ensino pode ser feita de uma pluralidade de pontos de vista, conforme a ciência que se pretenda enfocar (economia, psicologia, sociologia etc.) ou conforme se encare o ensino do ponto de vista do processo, do agente, ou da disponibilidade de recursos técnicos. No presente trabalho, vamos colocar-nos na perspectiva daqueles que acreditam que: 1) o ensino, na nossa realidade, é um processo de natureza decisório-executiva, exercido basicamente pelo professor; 2) a qualidade desse processo depende diretamente das contribuições da Psicologia e da Sociologia, enquanto ciências da educação; 3) essas contribuições - para serem efetivas - precisam ser comunicadas ao professor, seja através de programas de treinamento, seja através de publicações técnicas.Fundação Carlos Chagas1975-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1842Cadernos de Pesquisa; No. 12 (1975); 55-59Cadernos de Pesquisa; Núm. 12 (1975); 55-59Cadernos de Pesquisa; No. 12 (1975); 55-59Cadernos de Pesquisa; n. 12 (1975); 55-591980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1842/1811Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGoldberg, Maria Amélia Azevêdo2023-04-06T14:02:27Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1842Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-04-06T14:02:27Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito |
title |
As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito |
spellingShingle |
As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito Goldberg, Maria Amélia Azevêdo Ciência Formação de professores Pedagogia Psicologia Sociologia Ensino individualizado |
title_short |
As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito |
title_full |
As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito |
title_fullStr |
As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito |
title_full_unstemmed |
As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito |
title_sort |
As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito |
author |
Goldberg, Maria Amélia Azevêdo |
author_facet |
Goldberg, Maria Amélia Azevêdo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goldberg, Maria Amélia Azevêdo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Formação de professores Pedagogia Psicologia Sociologia Ensino individualizado |
topic |
Ciência Formação de professores Pedagogia Psicologia Sociologia Ensino individualizado |
description |
A discussão das contribuições potenciais ou efetivas da ciência ao ensino pode ser feita de uma pluralidade de pontos de vista, conforme a ciência que se pretenda enfocar (economia, psicologia, sociologia etc.) ou conforme se encare o ensino do ponto de vista do processo, do agente, ou da disponibilidade de recursos técnicos. No presente trabalho, vamos colocar-nos na perspectiva daqueles que acreditam que: 1) o ensino, na nossa realidade, é um processo de natureza decisório-executiva, exercido basicamente pelo professor; 2) a qualidade desse processo depende diretamente das contribuições da Psicologia e da Sociologia, enquanto ciências da educação; 3) essas contribuições - para serem efetivas - precisam ser comunicadas ao professor, seja através de programas de treinamento, seja através de publicações técnicas. |
publishDate |
1975 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1975-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1842 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1842/1811 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 12 (1975); 55-59 Cadernos de Pesquisa; Núm. 12 (1975); 55-59 Cadernos de Pesquisa; No. 12 (1975); 55-59 Cadernos de Pesquisa; n. 12 (1975); 55-59 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330314368712704 |