As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goldberg, Maria Amélia Azevêdo
Data de Publicação: 1975
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1842
Resumo: A discussão das contribuições potenciais ou efetivas da ciência ao ensino pode ser feita de uma pluralidade de pontos de vista, conforme a ciência que se pretenda enfocar (economia, psicologia, sociologia etc.) ou conforme se encare o ensino do ponto de vista do processo, do agente, ou da disponibilidade de recursos técnicos. No presente trabalho, vamos colocar-nos na perspectiva daqueles que acreditam que: 1) o ensino, na nossa realidade, é um processo de natureza decisório-executiva, exercido basicamente pelo professor; 2) a qualidade desse processo depende diretamente das contribuições da Psicologia e da Sociologia, enquanto ciências da educação; 3) essas contribuições - para serem efetivas - precisam ser comunicadas ao professor, seja através de programas de treinamento, seja através de publicações técnicas.
id FCC-1_8f7862ef0f80832f9557c0f9f165a308
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1842
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mitoCiênciaFormação de professoresPedagogiaPsicologiaSociologiaEnsino individualizadoA discussão das contribuições potenciais ou efetivas da ciência ao ensino pode ser feita de uma pluralidade de pontos de vista, conforme a ciência que se pretenda enfocar (economia, psicologia, sociologia etc.) ou conforme se encare o ensino do ponto de vista do processo, do agente, ou da disponibilidade de recursos técnicos. No presente trabalho, vamos colocar-nos na perspectiva daqueles que acreditam que: 1) o ensino, na nossa realidade, é um processo de natureza decisório-executiva, exercido basicamente pelo professor; 2) a qualidade desse processo depende diretamente das contribuições da Psicologia e da Sociologia, enquanto ciências da educação; 3) essas contribuições - para serem efetivas - precisam ser comunicadas ao professor, seja através de programas de treinamento, seja através de publicações técnicas.Fundação Carlos Chagas1975-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1842Cadernos de Pesquisa; No. 12 (1975); 55-59Cadernos de Pesquisa; Núm. 12 (1975); 55-59Cadernos de Pesquisa; No. 12 (1975); 55-59Cadernos de Pesquisa; n. 12 (1975); 55-591980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1842/1811Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGoldberg, Maria Amélia Azevêdo2023-04-06T14:02:27Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1842Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-04-06T14:02:27Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito
title As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito
spellingShingle As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito
Goldberg, Maria Amélia Azevêdo
Ciência
Formação de professores
Pedagogia
Psicologia
Sociologia
Ensino individualizado
title_short As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito
title_full As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito
title_fullStr As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito
title_full_unstemmed As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito
title_sort As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito
author Goldberg, Maria Amélia Azevêdo
author_facet Goldberg, Maria Amélia Azevêdo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goldberg, Maria Amélia Azevêdo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Formação de professores
Pedagogia
Psicologia
Sociologia
Ensino individualizado
topic Ciência
Formação de professores
Pedagogia
Psicologia
Sociologia
Ensino individualizado
description A discussão das contribuições potenciais ou efetivas da ciência ao ensino pode ser feita de uma pluralidade de pontos de vista, conforme a ciência que se pretenda enfocar (economia, psicologia, sociologia etc.) ou conforme se encare o ensino do ponto de vista do processo, do agente, ou da disponibilidade de recursos técnicos. No presente trabalho, vamos colocar-nos na perspectiva daqueles que acreditam que: 1) o ensino, na nossa realidade, é um processo de natureza decisório-executiva, exercido basicamente pelo professor; 2) a qualidade desse processo depende diretamente das contribuições da Psicologia e da Sociologia, enquanto ciências da educação; 3) essas contribuições - para serem efetivas - precisam ser comunicadas ao professor, seja através de programas de treinamento, seja através de publicações técnicas.
publishDate 1975
dc.date.none.fl_str_mv 1975-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1842
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1842/1811
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 12 (1975); 55-59
Cadernos de Pesquisa; Núm. 12 (1975); 55-59
Cadernos de Pesquisa; No. 12 (1975); 55-59
Cadernos de Pesquisa; n. 12 (1975); 55-59
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330314368712704