Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colello, Silvia M. Gasparian
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/927
Resumo: A partir da constatação do plano secundário que a atividade física ocupa nas escolas tradicionais, o artigo pretende resgatar o significado do fazer corporal no desenvolvimento infantil. Se ao lado do treinamento motor, o movimento humano for considerado como uma forma de linguagem, de manifestação afetiva e cognitiva, torna-se possível reintegrar o corpo no processo de aprendizagem e, particularmente, na apropriação da língua escrita. Mais do que garantir a sua dimensão figurativa (registro legível dos caracteres gráficos), a vivência motora assegura a formação do interlocutor, que é indispensável na expressão da escrita.
id FCC-1_b5516f6a06defb843ed0c08f6ad865a0
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/927
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceriaDesenvolvimento Motor da CriançaConstrutivismoA partir da constatação do plano secundário que a atividade física ocupa nas escolas tradicionais, o artigo pretende resgatar o significado do fazer corporal no desenvolvimento infantil. Se ao lado do treinamento motor, o movimento humano for considerado como uma forma de linguagem, de manifestação afetiva e cognitiva, torna-se possível reintegrar o corpo no processo de aprendizagem e, particularmente, na apropriação da língua escrita. Mais do que garantir a sua dimensão figurativa (registro legível dos caracteres gráficos), a vivência motora assegura a formação do interlocutor, que é indispensável na expressão da escrita.Fundação Carlos Chagas1993-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/927Cadernos de Pesquisa; No. 87 (1993); 58-61Cadernos de Pesquisa; Núm. 87 (1993); 58-61Cadernos de Pesquisa; No. 87 (1993); 58-61Cadernos de Pesquisa; n. 87 (1993); 58-611980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/927/932Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColello, Silvia M. Gasparian2023-10-19T15:39:00Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/927Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-19T15:39Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria
title Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria
spellingShingle Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria
Colello, Silvia M. Gasparian
Desenvolvimento Motor da Criança
Construtivismo
title_short Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria
title_full Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria
title_fullStr Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria
title_full_unstemmed Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria
title_sort Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria
author Colello, Silvia M. Gasparian
author_facet Colello, Silvia M. Gasparian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colello, Silvia M. Gasparian
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Motor da Criança
Construtivismo
topic Desenvolvimento Motor da Criança
Construtivismo
description A partir da constatação do plano secundário que a atividade física ocupa nas escolas tradicionais, o artigo pretende resgatar o significado do fazer corporal no desenvolvimento infantil. Se ao lado do treinamento motor, o movimento humano for considerado como uma forma de linguagem, de manifestação afetiva e cognitiva, torna-se possível reintegrar o corpo no processo de aprendizagem e, particularmente, na apropriação da língua escrita. Mais do que garantir a sua dimensão figurativa (registro legível dos caracteres gráficos), a vivência motora assegura a formação do interlocutor, que é indispensável na expressão da escrita.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/927
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/927/932
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 87 (1993); 58-61
Cadernos de Pesquisa; Núm. 87 (1993); 58-61
Cadernos de Pesquisa; No. 87 (1993); 58-61
Cadernos de Pesquisa; n. 87 (1993); 58-61
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330311173701632